Swift

Resumão. TUDO que sabemos sobre Liga da Justiça


Desde a semana passada, correspondentes de alguns dos mais importantes sites e blogs de entretenimento dos EUA vêm atiçando a internet com a informação de que tinham visitado as filmagens do longa Liga da Justiça, cujas gravações começaram há algumas semanas no Reino Unido. Hoje pela manhã, por fim, as notícias começaram a jorrar e há, de fato, muita coisa nova para saber sobre o filme que continua a saga iniciada por Zack Snyder em 2013, com O Homem de Aço. Listamos aqui as informações mais importantes divulgadas pela mídia norte-americana:

Sinopse oficial divulgadaCom sua fé na humanidade restaurada e inspirado pelo ato de altruísmo do Superman, Bruce Wayne pede a ajuda de sua mais nova aliada, Diana Prince, para enfrentar um inimigo ainda maior. Juntos, Batman e Mulher Maravilha trabalham para encontrar e recrutar uma equipe de meta-humanos que possa combater a ameaça recém-despertada. No entanto, apesar da formação sem precedentes desta liga de heróis (Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Cyborg e Flash), pode já ser tarde demais para salvar o planeta de um ataque de proporções catastróficas.


Segundo o diretor Zack Snyder, Batman vs. Superman tinha que ser um filme mais pesado, um filme de transição e de construção. Liga da Justiça é uma trama mais estabelecida, sobre heróis e heroísmo.

O filme se passará alguns meses após os eventos de Batman vs. Superman e deve mostrar Batman investigando as afirmações finais de Luthor sobre a chegada de um inimigo distante. Além disso, os meses que separam um filme do outro devem ajudar a tornar o retorno do Superman mais crível. Se o Batman de Batman vs. Superman não tinha nada a perder e optava pela violência antes da justiça, em Liga da Justiça, o personagem está buscando também sua própria redenção, em honra ao sacrifício do seu antigo inimigo.

Logo oficial revelada. O título do filme será simplesmente Liga da Justiça, sem subtítulo divulgado, e a logo oficial reflete esse projeto de simplicidade, lembrando bastante as logos das animações de Bruce Timm, bem como a do título da revista Liga da Justiça da América, em sua versão mais clássica.


Vilão principal do filme revelado. Como já vinha se especulando, até pelo final de Batman vs Superman, o grande vilão do filme será o Lobo das Estepes, um dos arautos do vilão Darkseid. O personagem foi criado por Jack Kirby como parte da ampla mitologia dos Novos Deuses.

Existem 3 caixas-maternas na Terra. As amazonas têm posse de uma, os atlantes de outra. E a terceira está com os humanos. O objetivo do Lobo das Estepes na Terra é resgatá-las. Lembrando que em Batman vs. Superman vemos uma dessas caixas sendo usada na criação do Ciborgue.

Gotham-Metropolis. Há um túnel abandonado que conecta as duas cidades que aparentemente será usado como ninho pelos parademônios que virão junto do Lobo das Estepes. 


Atlantis. Embora os boatos exagerados de que Atlantis fosse a grande vilã do filme tenha sido desmentido pelas novas notícias, o reino submerso terá sim bastante participação na história do longa e será mostrada a história da cidade através de várias gerações, reconstruindo sua cultura e sua mitologia.

Mera. Amber Heard continua no papel, desmentindo boatos recentes de que seu processo judicial contra o marido Johnny Depp teria atrapalhado em sua participação no filme. O uniforme de Mera mesclará uma aparência de guerreira com feiticeira.

Willem Dafoe. Personagem misterioso de Dafoe foi revelando também, Vulko, um conselheiro de atlante e um dos personagens mais recorrentes da mitologia do Aquaman. Vulko é uma figura acadêmica, política e científica entre os atlantes, tendo provavelmente alguma relação com a trama da caixa materna no filme.

Descrição dos uniformes. Foi revelado que o próprio Batman terá participação no desenvolvimento dos uniformes de cada membro da Liga. Quando não na criação, pelo menos na implementação de alguns upgrades. De modo que mesmos os uniformes já revelados até aqui, passarão por algumas mudanças, como o da Mulher-maravilha e o do Aquaman. O uniforme da Mulher-maravilha será mais colorido e a capa azul apresentada como arte conceitual de Batman vs. Superman também será aproveitada nesta sequência. O traje do Aquaman será predominantemente verde escuro com detalhes em dourado.


O Ciborgue será em sua maioria feito em CGI, fiel as HQs nos mínimos detalhes, segundo o figurinista. Também foi revelado que o personagem poderá gerar braços metálicos adicionais de seu corpo, contendo diferentes tipos de armas. Assim como em Batman vs. Superman, Batman terá mais de um traje. O Flash também terá um segundo traje, preparado para viagens espaciais. O traje principal de Barry Allen preza pela aerodinâmica, os efeitos visuais atrelados a ele serão compostos de raios e eletricidades liberados com o movimento.

Os trajes serão inspirados no visual proposto por Alex Ross. Ainda não se sabe exatamente como isso irá alterar a roupa do Superman, mas os fãs têm especulado largamente sobre a possibilidade do uniforme negro criado para a saga A morte e o retorno do Superman aparecer aqui. 

Superman. Não foram dados detalhes sobre o retorno do Superman dos mortos. A não ser que seu retorno tem a ver com exposição a luz solar e que o personagem aparecerá com os cabelos longos (uma referência a saga original).

Flying Fox. Batman está colocando o dinheiro para fora e criando apetrechos e trajes para os demais membros da Liga. Flying Fox será o veículo de transporte do grupo.

Trilha sonora. Junkie XL será o responsável, de Batman vs. Superman, pela trilha sonora do filme.

Mais humor. Ben Affleck: “tem mais espaço para humor. Os filmes da DC são mais góticos e míticos por definição, mais que qualquer outro filme de quadrinhos". No entanto, Affleck aponta que Batman vs. Superman era muito mais pesado e sombrio por se tratar de uma versão de Cavaleiro das Trevas, que é um quadrinho pesado e sombrio. Mas este filme, Liga da Justiça, é sobre esperança, tendo muito mais espaço para humor e diversão. "Então de fato é um filme mais divertido, mas ainda são esses personagens e suas histórias, não estamos virando tudo de cabeça pra baixo". Haverá portanto uma evolução no tom, não uma descaracterização dos planos iniciais do diretor, segundo ele.


Tanto Afleck quanto o casal Snyder apontaram Flash e Ciborgue como os grandes responsáveis pelo humor no filme. Barry terá 23 anos no filme, o que ajudará o longa a se relacionar com o público mais jovem, na opinião da produtora Deborah Snyder. 

Alguns veículos descreveram uma cena entre Gordon e os membros da Liga num típico terraço de Gotham. Quando Gordon termina de falar, todos os membros desaparecem imediatamente, numa referência ao relacionamento sorrateiro entre Batman e a polícia de Gotham, mas o Flash decide fazer graça da situação e chama os companheiros de equipe de mal educados.

Ben Affleck descreveu também a cena do primeiro encontro entre Barry Allen e Bruce Wayne, na qual as identidades secretas dos dois são reveladas.  

Outras participações. Kristofer Hivju fará parte do filme e será um atlante. Zeus aparecerá no filme. Liga da justiça terá uma média de 200 personagens com fala.

O discurso agora é bola para frente. O tom mais leve já vinha sendo divulgado desde antes da estreia de Batman vs Superman, e não deve ter chocado ninguém. E para os fãs de Zack Snyder, não há razão para o pânico: #LigadaJustiça está sendo feito para todo mundo amar, mas também não trai a visão de Zack Snyder.

LEIA TAMBÉM