Swift

Guia para se tornar um mestre Pokémon!


Ainda estamos ansiosamente esperando o lançamento de Pokémon GO aqui no Brasil, mas por que não se preparar antes? Neste post, tentamos reunir todas informações e dicas que você precisa para ser um dos maiores mestres Pokémon!

É possível começar com o Pikachu!

Assim que você iniciar o jogo pela primeira vez você será apresentado ao Prof. Willow e, ao final da introdução, terá de escolher um dentre os 3 pokémons inicias do jogo original. Foi descoberto, no entanto, que além de Bulbassauro, Squirtle e Charmander, também é possível optar pelo Pikachu.

Para conseguir capturar o Pikachu como seu pokémon inicial basta ignorar os outros 3... Mas como?

Se assim que eles surgirem, você começar a andar, movimentando o mapa, os 3 pokémons desaparecerão para aparecer novamente mais perto de você. Repita este processo 3 vezes e, na quarta vez em que eles aparecerem, terá também um Pikachu junto.

Itens iniciais

Agora que você já capturou o seu pokémon inicial é hora de explorar o aplicativo. Você já começa com os seguintes itens: 2 Incense, 1 Lure Module, 1 Camera, 1 Egg Incubator e 50 Pokébolas Standard. Abaixo especificamos para que serve cada um:

Incense: Quando você ativa o Incense, durante 30 minutos, pokémons selvagens serão atraídos para perto de você, aumentando a possibilidade de encontrá-los;

Lure Module: Funciona basicamente como o Incense, porém, você o coloca em uma PokéStop (explicaremos mais adiante o que é um PokéStop) e, também durante 30 minutos, pokémons serão atraídos ao local. A vantagem do Lure é que ele afeta outros jogadores em volta, ou seja, se você estiver com diversos amigos em volta deste PokéStop, os pokémons atraídos também aparecerão para eles;

Câmera: A câmera funciona basicamente como um bônus, você pode capturar as fotos dos pokémons selvagens que encontrar e salvar no celular;

Egg Incubator: Durante o jogo encontramos diferentes tipos de ovos (falamos sobre todos eles mais a frente) e para chocá-los é necessário um Egg Incubator. Você já começa com um, que possui uso ilimitado, diferente dos que você pode comprar ou achar em um PokéStop, que são descartados após 3 usos;

PokéBolas: Bom, não precisa de grandes explicações. As Pokébolas Standard são as menos eficientes do jogo e, embora você comece apenas com 50, durante o jogo é possível adquirir mais, através do mapa e também ao ascender de level.

Conhecendo o mapa


Agora que você está familiarizado com os pokémons iniciais e com seus itens, é hora de entender um pouco mais sobre o mapa do jogo, que é o próprio mundo real refletido.

Os três pontos principais do mapa são as PokéStops, os Ginásios e o Nearby.

PokéStops: Os PokéStops são pontos espalhados pelo mapa todo, onde você pode pegar PokéBolas, ovos e todos os outros itens do jogo, tudo de acordo com seu level.

Ginásios: O acesso aos ginásios só é liberado após o level 5, mas provavelmente, você verá muitos deles desde o início do jogo. Logo mais, explicitaremos para que eles servem e como dominar todos!


Nearby: Do lado direito da tela de seu jogo, há uma pequena faixa branca. Ali você pode ver os pokémons que estão perto de você e o quão perto estão. No inicio do jogo será possível ver apenas a sombra, já que você não capturou nenhum, mas a medida que eles são adicionados a sua Pokédex, o sistema começa a lhe passar maiores informações.

A distância é dividida em 3 níveis, sendo a com 3 patas a mais distante. Se você olhar no mapa, poderá ver que às vezes há folhas voando. Se você estiver se movendo na direção delas e as patas estiverem diminuindo, quer dizer que está no caminho certo.

Capturando os monstrinhos


Você irá perceber que na hora de capturar os pokémons, um círculo aparece e vai diminuindo em direção ao centro. O seu objetivo é acertar com a PokéBola dentro dele, quanto menor o círculo, melhor a chance de captura. 

Também pode-se fazer um lançamento com efeito, o que, além de aumentar as chances de captura, lhe dará EXP. extra. O lançamento com efeito consiste em girar a pokébola antes do lançamento, produzindo uma curva ornamental na hora da captura. O efeito dificulta sua mira em direção o alvo, aumentando o nível da jogada mais alto, bem como das chances de captura.

Ovos

Pokemon Go Starter Guide Egg Incubator

Agora que você já sabe o básico, vamos explorar os extras. Os ovos são uma forma de receber pokémons raros, que não são facilmente vistos na sua região, como o Tauros, por o exemplo, que só pode ser capturado nos Estados Unidos.

Há três tipos de ovos, os de 2,5 Km e os 10 Km, quanto maior a distância, mais raros os pokémons que você poderá receber.

Para chocá-los, você precisa do Egg Incubator. Dá para carregar até nove ovos consigo e a quantidade que poderá chocar depende de quantos Incubators você tem disponíveis.

Loja

Na loja, é possível comprar os itens iniciais que vimos antes e mais alguns. Para isto, você deve utilizar as PokéCoins, que podem ser compradas com dinheiro de verdade, mas também adquiridas como recompensas nos ginásios.

Lucky Egg: Quando você o utilizar durante 30 minutos terá EXP em dobro. Ele também pode ser encontrado em algumas PokéStop;

Egg IncubatorMesma utilidade do item inicial, apenas com uma diferença, ele é descartado após três usos, enquanto o primeiro tem uso ilimitado, como já explicado anteriormente;

Upgrades para Bag e Storage: Há uma quantidade limite para pokémons e itens que você pode carregar consigo, este upgrade aumenta o limite em 50 espaços.

Conhecendo seu Pokémon

Toda vez que você capturar um pokémon ele será adicionado à sua Pokédex. Até agora, foram liberados para todo o mundo 142 pokémons, mas você deve estar pensando: “A primeira geração tem 151!". O motivo disso é que os pokémons lendários, Articuno, Zapdos, Moltres, Mew e Mewtwo, ainda foram liberados. 

A teoria é que sejam disponibilizados apenas em eventos especiais. Mesmo assim, a conta não bate, ainda seriam apenas 147 pokémons, Acontece que 4 pokémons são exclusivos para certas regiões do mundo. Mr. Mime para a Europa, Tauros para a América do Norte, Farfetch’d para a Ásia e Kangaskhan para a Austrália. Assim, se você quiser capturar todos, terá que viajar mundo a fora.

Além disso, o Ditto, o pokémon metamorfo, ainda não foi encontrando em lugar algum!


Todo Pokémon novo que você capturar irá lhe dar uma grande quantidade de Candies. As Candies servem para evolui-los ou aumentar seu poder de combate. Além delas, você também ganhará Stardust, outro elemento necessário para a evolução e para o poder de combate.

Você verá que seu pokémon tem algo chamado CP (Combat Power), trata-se do nível de seu pokémon, ou seja, quanto mais alto, mais forte. Conforme você vai subindo de level, os pokémons selvagens vão apresentando CPs mais altos.

Ginásios


Parabéns! Você basicamente já é um mestre Pokémon! Agora só falta tomar o controle dos ginásios. Para isto, você deve chegar primeiro no level 5. Ao chegar no seu primeiro ginásio (após atingir o level mínimo), você poderá escolher entre um dos 3 times do jogo (você provavelmente já os conhece das diversas piadas na internet agora): Mystic, Valor e Instinct.


Os times servem para não haver uma disputa entre todos os jogadores. Você só irá batalhar contra outros ginásios se eles forem de times opostos ao seu. Caso sejam do mesmo time que você, o ginásio pode receber um pokémon de sua equipe, tornando mais difícil, assim, que ele seja tomado por um membro das equipes adversárias.

A cada ginásio que você tem em seu domínio, você ganha 10 PokéCoins e 100 Stardusts, a cada 24 horas. Assim, economizando em dinheiro de verdade na compra dos itens da loja.

Bônus

Agora você já sabe tudo que precisa para se tornar um mestre pokémon, mas aqui vai mais uma dica valiosa. É possível forçar seu Eevee uma das três formas disponíveis, basta você renomeá-lo, colocando o nome de um dos três irmãos do anime original.

Eevee-Evolution-Pokemon-Go

Sparky = Jolteon
Pyro = Flareon
Rainer = Vaporeon

LEIA TAMBÉM