Swift

Animações da sua infância que não são da Disney


Quando criança sempre imaginei que todas as animações fossem da Disney. Até porque muito dos filmes que assistia naquela época eram do estúdio - Mulan, Rei Leão, Bela e Fera, entre outros -. Contudo, mais velha, percebi que parte dos filmes que fizeram parte da minha infância e que adoro até hoje, na verdade não são da Disney. O que me deixou um pouco chocada, para ser sincera.

Por isso, tive a ideia de fazer um post sobre as animações que marcaram a minha infância e de muitos da nossa tripulação - principalmente daqueles que nasceram nos anos 80 e 90 - com objetivo de mostrar que não foi apenas filmes do estúdio do Mickey Mouse que tornou nossa infância memorável. 

Anastasia (1997, FOX)

Muitos acreditam que ela seja uma princesa da Disney, mas na verdade este foi o primeiro filme lançado pela FOX Animation Studios. Com Meg Ryan - a rainha das comédias românticas dos anos 80 - e John Cusack - que teve finalmente sua chance de se tornar um príncipe - interpretando, respectivamente, os protagonistas Anya e Dimitri, a animação é baseada na lenda urbana de que a princesa Anastasia Romanov teria conseguido escapar do assassinato da família real (os Romanov - última dinastia imperial russa até a Revolução de 1917).

Com um vilão tenebroso como Rasputin e uma belíssima trilha sonora (quem nunca cantou "De Volta ao Passado" junto com a Thalia não é verdade ?), o filme recebeu duas indicações indicações ao Oscar, assim como, foi um sucesso de bilheteria.

happy spin spinning twirl anastasia

Em Busca do Vale Encantado (1988, Universal)

A animação ficou conhecida por influenciar uma geração a se tornar paleontólogos - ou como a animação que possui mil (okay, treze) sequências -. "Em Busca do Vale Encantado" sempre passava na TV Globinho e fazia as crianças se debulharem em lágrimas toda a vez que víamos a mãe de Littlefoot morrer.

No entanto, nem tudo eram momentos tristes. As aventuras de Littlefoot, Saura, Espora, Patassaura e Petrúcio sempre ensinavam lições de vida e a importância do trabalho em equipe.

the land before time land before time animation

Chantecler - O Rei do Rock (1992, Samuel Goldwyn Company)

Para muitos esse filme pode parecer estranho, afinal estamos falando de um galo com trejeitos de Elvis Presley que acredita que sua voz é responsável pelo nascer do Sol, sendo seu inimigo uma coruja chamada Grão Duque dos Mochos cujo hálito é mágico. Sim, é bizarro e magnífico ao mesmo tempo.

A história é levemente baseada na fábula "Chanticleer and the Fox", de George Chaucer e extremamente engraçada. Já a trilha sonora tem bastante influencia do rock dos anos 60 e da música country, surgindo dessa mistura composições como "Brilha o Sol". Particularmente, uma das minhas músicas preferidas quando criança.




Um Conto Americano (1986, Amblin Entertainment/Sullivan Bluth Studios)

O filme é impecável, o que não é estranho, já que este é resultado de uma parceira entre Don Bluth - que inclusive é o responsável pela direção de alguns dos filmes aqui mencionados - e Steven Spielberg. Além de ser a primeira tentativa de Spielberg no mundo da animação, o filme foi primeiro a conquistar o título de maior bilheteria de uma animação "non-Disney". 

hat an american tail cartoon mouse fievel

Formigaz (1998, DreamWorks Pictures)

Conhecido como o primo do filme "Vida de Inseto". Nele se conta a história de Z, uma formiga operária, que sonha em roubar o coração da princesa Bala. Para isso, convence seu amigo soldado a trocar de lugar com ele, o que faz com que tenha que enfrentar o impiedoso General Mandíbula, que planeja uma grande ofensiva contra o formigueiro.

O filme conta com um elenco estelar como Woody Allen, Shoren Stone, Sylvester Stallone, Danny Glover, entre outros.


Todos os Cães Merecem o Céu (1989, United Artists)

Esse era o filme que sempre alugava na locadora perto de casa. Caso alguém nunca tenha visto -  se a resposta for sim, depois de ler esse post veja imediatamente -, a história é centrada em Charlie (Burt Reynolds), um pastor alemão, que tenta corrigir seus erros na Terra para conseguir uma vaga no Céu.

Uma das coisas mais legais desse filme - além da cena da pizza que é hilária - é o fato deste ensinar as crianças a noção da mortalidade de nossos animais de estimação e como lidar com isso.


Spirit: O Corcel Indomável (2002, DreamWorks Pictures)

O filme conta a historia de Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua chamada Chuva e se desenvolve uma grande amizade com um jovem índio chamado Pequeno Rio. Juntos, eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.

Foi indicado ao Oscar na categoria "Melhor Animação", assim como, foi  bastante elogiado por trazer a tona questões ambientais como a preservação dos animais selvagens em seus habitats naturais, devastação, etc.

Outro fator bem interessante, é que no Brasil a trilha sonora foi toda composta por Paulo Ricardo e Olavo Bilac, sendo "Meu Lugar é Aqui" uma das músicas mais lindas que já ouvi.

horse dreamworks spirit mine d spirit stallion of the cimarron

Titan A.E. (2000, FOX)

A animação é uma ficção científica/aventura, sendo sua trama focada na procura por uma nave espacial que tem o poder de criar um novo mundo, já que no começo do filme o planeta Terra é destruído. Contudo, o mais interessante deste filme é o seu processo de criação, pois nele foi utilizado desenhos feito a mãe, combinados com o uso de computação gráfica.

Bem diferente dos filmes da Disney, a animação possui muitas cenas de ação, leves cenas de sensualidade e uma linguagem simples.

mrw cake piece colleague

Bem tripulação, esse foram alguns dos filmes que fizeram parte da minha infância e com certeza de muito de vocês. Você tem algum outro filme que não foi mencionado aqui?  Se sim, deixe nos comentários.

LEIA TAMBÉM