Swift

Tudo o que você precisa saber sobre Luke Cage


Olá tripulação!

Finalmente estreia amanhã, dia 30 de setembro, Luke Cage na Netflix. A primeira temporada da série será composta por treze episódios, sendo os dois primeiros dirigidos por Paul McGuigan (“Sherlock”).

Essa será a terceira parceria entre Marvel/Netflix e estamos ansiosos. Caso você queira assistir a série, mas não conheça nada sobre o personagem, não se preocupe, pois preparamos um guia sobre o herói. Gostou? Então confira a matéria!

A influência do movimento Blaxploitation.

Luke Cage foi criado em 1972, sendo sua primeira HQ “Luke Cage: Hero for Hire #1”.

O que muitos não sabem é que sua criação sofreu grande influência de um movimento sociocultural chamado Blaxploitation – junção da palavra black (negro) e exploitation (exploração) - criado nos anos 70, cuja finalidade era  retratar a realidade da comunidade negra nos cinemas.

No entanto, esse subgênero cinematográfico foi muito controverso já que ele dividia opiniões. Para alguns ele representava o empoderamento do público negro e para outros era uma forma de propagar estereótipos, filmes como Shaft e Super Fly são representantes desse movimento.

Aproveitando-se da popularidade do movimento, a Marvel criou Luke Cage.  Tornando-se um dos primeiros super-heróis negros e ter seu nome em uma HQ solo.

Em suas histórias originais o fator político-social era dominante. Você não via o personagem lutar contra supervilões, mas sim gangues, políticos corruptos, policiais autoritários, etc. Ou seja, o objetivo era mostrar a desigualdade entre a comunidade negra e a classe dominante.


Representantes do movimento Blaxploitation
Sua Origem

Seu verdadeiro nome é Carl Lucas, tendo crescido no Harlem. O personagem tinha o sonho de se tornar um poderoso criminoso em Nova York e durante a adolescência participou de uma gangue junto com seu melhor amigo Willis Stryker. Contudo ao perceber que colocava sua família em perigo decidiu abandonar o mundo do crime.

Seu melhor amigo continuou a trilhar o caminho da marginalidade e iniciou um relacionamento amoroso com Reva Connors. O problema é que Reva não apoiava a vida do namorado e resolveu romper o namoro e buscar consolo com o herói. Willis ficou furioso ao saber que ambos estavam juntos e bolou uma armadilha, colocando drogas na casa de Carl e depois alertando a polícia. Sendo o personagem preso por um crime que não cometeu.


A ligação com Capitão América

Na prisão, Carl Lucas foi cobaia de um experimento científico envolvendo células derivadas do soro do super-soldado. No entanto um policial - desafeto do personagem - acabou sabotando o procedimento para que assim morresse. O que ele não sabia é que tinha ampliado o resultado do teste dando ao herói super força, super-resistência e uma pele impenetrável.

Com esses poderes, Carl consegue escapar da prisão, adota o codinome Luke Cage e dá início a sua vingança contra Willis Stryker.

O uniforme original
Um Faz-Tudo de Aluguel

Após a prisão, o personagem precisava ganhar dinheiro e se tornou um “faz-tudo de aluguel”, ou seja, ele ajudava as pessoas por certo preço. O problema é que entre seu clientes estavam inúmeros tipos de criminosos.

Um dos seus “trabalhos” mais conhecidos foi para o Doutor Destino. O vilão contratou o personagem para destruir o Quarteto Fantástico, mas acabou não dando certo uma vez que acabou se tornando amigo da equipe e eventualmente fez parte desta por um certo período quando o Coisa perdeu seus poderes (Fantastic Four #168-170).

Algumas edições da HQ
Seu Melhor Amigo é o Punho de Ferro

Apesar de serem como água e óleo, Luke Cage e Punho de Ferro são melhores amigos. Essa amizade, na verdade, foi uma tentativa da Marvel em salvar os personagens já que suas aventuras solo estavam com baixa popularidade. Assim, decidiram juntar ambos em uma única HQ chamada “Power Man e Iron Fist”.

Outro fator interessante é que sua filha com Jessica Jones se chama Danielle, uma homenagem ao seu melhor amigo, cujo nome verdadeiro é Daniel Rand.


Jessica Jones

Como todos viram em Jessica Jones, ambos os personagens tiveram um affair decorrente de uma noite de bebedeira. Entretanto, Jessica se arrependeu do que fez e simplesmente desaparece da vida do personagem.

Algum tempo depois, eles voltam a se encontrar quando Cage está trabalhando como segurança de Matt Murdock (sim, o Demolidor). Nesse meio tempo, Jessica descobre que está grávida e após o nascimento de Danielle os dois se casam.

Após superarem seus medos e mágoas, os personagens conseguem achar um ponto de equilíbrio, tornando-se um dois casais mais estáveis e queridos do universo das HQs. 


Diversas equipes e Guerra Civil

Luke Cage participou de inúmeras equipes ao longo dos anos como, por exemplo, Defensores, Thunderbolts, Defensores Secretos, etc. Podendo assim, ser considerado um nômade diante de tantas participações.

Outro fator curioso, é que Luke Cage já chegou a lidera equipe dos Vingadores após a morte de Steve Rogers em Guerra Civil. É nesse momento, preocupado com a segurança de sua filha, que Luke e Jessica se unem para protege-lá (New Avengers #22), inclusive, a heroína passa a utilizar o codinome Power Woman em homenagem ao seu marido.

Isso abre, também, uma nova possibilidade de junção entre o MCU e as séries. Quem sabe não vemos os Defensores em “Vingadores: Guerra Infinita”.

            

Agora vocês estão mais do que preparados para assistir a série. Boa maratona!

LEIA TAMBÉM