Swift

Qual será o papel de Hela no MCU?


Thor: Ragnarok estreia este ano e uma das personagens mais comentadas é Hela, a deusa asgardiana da morte, que será interpretada por Cate Blanchett. Contudo, muitos têm se perguntado qual será o papel da rainha dos mortos no Marvel Cinematic Universe. Com isso, decidi desvendar a presença desta figura mítica que pretende trazer o caos à Asgard.

Contudo para você, tripulante, que não conhece nada sobre a personagem, aqui vai um resumo. A personagem foi inspirada na mitologia nórdica, sendo está a personificação da deusa Hel, rainha dos mortos e soberana de Helheim, o submundo nórdico. No entanto, diferentemente da deusa nórdica que era uma força neutra e não se envolvia com os mortais, a personagem criada pela Marvel possui um papel bem mais ativo e constantemente está criando conflitos para conquistar novos reinos.

Tendo feito sua primeira aparição na HQ Journey To The Mistery #102, em 1964, a vilã nasceu em Jotunheim, lar dos Gigantes de Gelo. Sendo está fruto de uma relação entre a gigante e Deusa do Medo, Angrbooda, e do Deus da Trapaça, Loki. Antes que você se confunda, o Loki da qual estou falando não é aquele que conhecemos mas sim uma encarnação anterior do personagem que teria morrido durante um Ragnarok - o apocalipse na mitologia nórdica - anterior.


Nomeada por Odin, quando adulta, Deusa da Morte, foi concedido-lhe o domínio de dois reinos: Niffleheim e Hel. O primeiro, considerado um dos nove reinos ligados a árvore do mundo Yggdrasil, é o local dos que morreram de forma desonrada. Já Hel, é uma região dentro de Niffleheim que abrigas os mortos que não são honrados e nem desonrados. No entanto, não satisfeita com os reinos que possuía, sempre tentou obter o controle de Valhalla, o paraíso nórdico, lugar das almas heroicas.

Detentora de grandes poderes, incluindo seu 'toque da morte', onde a deusa pode roubar almas com um simples toque. A existência de Hela, como advertido pelos Nornes - Deuses Asgardianos do Destino - é a peça fundamental na vinda de um Ragnarok. 

Como já sabemos ao longo de todos as fases do MCU,  cinco jóias do infinito já fizeram aparições: Tesseract (Joia do Espaço)Cetro de Loki/Visão (Joia da Mente)Éter (Joia da Realidade)Orbe (Joia do Poder)Olho de Agamotto (Joia do Tempo). Entretanto, resta a Joia da Alma fazer sua aparição no Universo Marvel e neste momento que se inicia uma teoria.



Considerada uma das jóias mais perigosas, pois permite que o portador roube, altere e manipule a alma dos vivos e dos mortos. Seu guardião foi Adam Warlock, porém ao que tudo indica outro personagem do MCU pode ser o portador.

Muitos têm especulado que Heimdall seja o portador da Joia, pois em "Thor: O Mundo Sombrio" quando questionado pelo filho de Odin sobre como se encontram as estrelas, o personagem diz que estão brilhando e ainda menciona " a partir daqui consigo ver 9 reinos e 10 trilhões de almas".

Essa frase poderia ser uma menção despretensiosa ao alcance de sua visão, como também, pode revelar que este é o guardião do artefato, já vez que a utilização da palavra 'almas' parece um tanto suspeita. Além disso, como já mencionado anteriormente, um dos poderes da Joia é o de conseguir ver e manipular as almas.


Apesar da cena pós-crédito do filme fazer com que essa teoria perca um pouca da credibilidade, pois vemos Thor levando a Joia da Realidade ao Colecionador e pedindo que este guarde o objeto pois "seria imprudente manter duas Joias do Infinito em um só lugar", -fazendo uma clara referência à Joia do Espaço, que se encontra guardada na sala do trono asgardiana. Ainda sim, poderia existir a hipótese do filho de Odin desconhecer a presença da relíquia, podendo está ser um segredo entre Heimdall e seu pai.

Outro ponto importante, é o pesadelo criado pela Feiticeira Escarlate em "Vingadores: Era de Ultron". Na ilusão, Thor  vê Heimdall cego, sendo incapaz de proteger Asgard de possíveis ameaças. Embora seja apenas uma visão falsa criada pela personagem, ao mesmo tempo está pode ser uma pista do que poderá acontecer com Heimdall caso alguém roube a Joia deste.

Mas quem poderia rouba-lá? Bem se formos levar em conta os eventos finais de Mundo Sombrio, onde vemos Loki tomando o controle de Asgard, uma das candidatas seria Hela. Durante o período conflituoso em que Loki está destruindo o reino, a deusa nórdica poderia roubar a Joia de Heimdall e, consequentemente, o deixar cego.

Com o artefato, Hela teria controle não somente sobre a alma dos mortos, como também, a dos vivos. Além disso, finalmente poderia adentrar em Valhalla e possuir as almas dos asgardianos, principalmente de Thor e Odin. Contudo, ainda sim precisaria de um aliado nesta tarefa.

Neste momento, chegamos a uma das partes crucias desta teoria que pode interligar todo o MCU. Além da possibilidade de estar em posse de uma das Joias do Infinito, Hela poderia assumir o papel de Lady Death neste universo. Tirando o fato de que seria extremamente conveniente para a Marvel, evitando complicações na narrativa, Hela é literalmente a "Deusa da Morte", não sendo uma surpresa caso está assuma o papel. Outro ponto, é que a personagem não seria retratada como um interesse amoroso mas assumiria o papel de aliada. 

Como divulgado por Stephen McFeely, roteirista de "Guerra Infinita", o objetivo de Thanos será de "reequilibrar o universo ao seu modo e ao saber que as Joias do Infinito podem fazer isso em um estalar de dedos, ele parte em busca desse objetivo". Desta forma, uma possível aliança entre ambos não seria difícil de se imaginar.


Hela se aliando a Thanos, não somente a ajudaria a conquistar Valhalla, assim como, seria peça fundamental no plano deste em 'reequillibrar' o mundo, caso a deusa nórdica esteja realmente com a Joia da Alma. Uma outra conexão que podemos fazer com este reequilíbrio que o vilão quer é o próprio Ragnarok. O objetivo de trazer uma nova ordem ao universo, poderia ser traduzido como um apocalipse e como já profetizado pelos Nornes, Hela é uma peça fundamental para este feito.

Nesse sentindo, Hela ainda poderia ser o caminho para Thanos obter a Joia do Espaço que se encontra, como já mencionado, em Asgard. Sendo assim, mais do que uma simples vingança da Deusa da Morte sobre o reino asgardiano, mas o primeiro passo do Titã para conquistar as Jóias do Infinito.

Lógico que tudo não passa de uma teoria - até porque a única que realmente sabe o que vai acontecer é a Marvel - mas devo confessar que fiquei extremamente curiosa com tais conexões.  Agora cabe a vocês acreditarem ou não, deixe nos comentários suas opiniões☺

LEIA TAMBÉM