Swift

Conheça mais sobre os curta-metragens da Pixar


Todo grande fã de animação costuma ficar ansioso para saber qual será o curta-metragem fofo que será exibido antes do desenho principal. Essa tradição começou em 1995, com a Pixar, e hoje a Disney, que comprou a Pixar Animation Studio em 2006, continua seguindo esse mesmo caminho, lançando também um curta antes de seus grandes projetos.

Peguem a pipoca, acomodem-se pois separamos uma lista de curtas da Pixar/Disney para vocês.



TIN TOY
A tradição começou com o lançamento de Toy Store, primeiro longa metragem da Pixar que contou com a abertura de Tin Toy, o primeiro curta-metragem feito de computação gráfica a ganhar um Oscar. Apesar de sua exibição ter acontecido apenas em 1995, na realidade, ele foi produzido em 1988.


SINOPSE: A história se passa no quarto do bebê Billy que acaba de ganhar um soldadinho musical chamado Tinny, que tem uma boa primeira impressão de seu mais novo amigo bebê. Mas depois de observá-lo por alguns minutos para ele ficar apavorado com seu novo dono. Tinny começa fugir para debaixo do sofá, onde dezenas de outros brinquedos tremem de medo de Billy que, ao tentar encontrar o soldadinho, acaba caindo de cabeça no chão e começa a chorar. Sentindo-se culpado com a situação, o soldadinho percebe qual sua real função, fazer crianças sorrir e não chorar.


O JOGO DE GERI
Em Vida de Inseto, de 1998, fomos surpreendidos pelo velhinho simpático que jogava xadrez contra si mesmo no Jogo de Geri. Este é um personagem que vamos ver em outro curta da Pixar, deixando mais real a teoria de que todas as animações se passam no mesmo universo.

 
SINOPSE: Geri está em uma praça jogando xadrez contra seu lado bom e seu lado mal que está ganhando, deixando seu lado bom tendo ataques.


LUXO JR.
Apesar de ter sido lançado apenas em 1999, com Toy Story 2, esse foi o segundo curta produzido pela Pixar em 1986 e é considerado o curta mais clássico. Nele, o mundo conheceu a tão famosa luminária que virou símbolo e mascote do estúdio.


SINOPSE: Luxo Jr. foi indicado ao Academy Awards, conta sobre um abajurzinho que ganha um novo brinquedo e tenta descobrir como ele “funciona” enquanto o abajur mais velho observa e se diverte com a situação.


COISAS DE PÁSSAROS
A animação que entrou em cena antes de Monstros S.A. em 2001 foi inspirada no desenho South Park, animação de grande sucesso na época, transmitida pela MTV.


SINOPSE: Coisas de Pássaros conta a história mostra um pássaro grandalhão, esquisito e desajeitado tentando se enturmar com um grupo de aves.


A BANDA DE UM HOMEM SÓ
Exibido no filme Carros, de 2006, A Banda de um Homem Só teve seu nome indicado ao Oscar daquele ano.  


SINOPSE: O curta conta a história de uma garotinha que está prestes a jogar uma moeda numa fonte dos desejos. Surpreendida por dois músicos que tocam vários instrumentos juntos para disputar a sua atenção e a moeda, a garota acaba com o duelo derrubando acidentalmente a moeda num bueiro.


QUASE ABDUZIDO
Esse curta atrapalhado foi exibido em 2007 antes do longa Ratatouille. Quase Abduzido tem cinco minutos de risos concentrados em um jovem extremamente incompetente.


SINOPSE: As coisas se complicam quando um jovem tenta passar pelo seu “teste de abdução” sob o olhar de seu exigente instrutor. Ele pode não ter o melhor gancho emocional de costume de alguns dos melhores curtas da Pixar, mas definitivamente é um dos mais engraçados e com um final incrível.


PRESTO
Em 2014, para balancear o dramático Wall-E, a Pixar trouxe no seu curta de abertura o intitulado Presto com uma mensagem nem um pouco moralista como em suas outras produções.


SINOPSE: Presto Digiotagine e seu coelho Alec Azam são os protagonistas dessa história. Tudo que Alec quer é sua cenoura, e sem ter o que quer, wlw resolve não cooperar com o show de mágica. Uma mensagem simples e importante: nunca mexa com quem está com fome!


PARCIALMENTE NUBLADO
Antes do fofíssimo Up – Altas Aventuras, de 2009, vemos a história de uma nuvem cinza e solitária. Parcialmente Nublado é engraçado e comovente sem exageros sentimentais.


SINOPSE: Gus é uma das nuvens responsáveis por criar bebês para serem entregues pelas famosas cegonhas. Porem, além de inseguro e sem muito amigos ele cria pequenos “monstrinhos” que dão muito trabalho para sua leal cegonha Peck   


DIA E NOITE
Em 2010, indo na contra mão de todos já que era o auge da animação 3D, a Pixar lançou o curta Dia e Noite, feito totalmente em animação 2D. A ousadia foi tanta que o próprio produtor Don Shak declarou na época “Isso é diferente de tudo que a Pixar já produziu antes!” A animação foi apresentada antes de Toy Story 2 e foi considerado um dos melhores curtas já produzidos pelo estúdio.


SINOPSE: O curta fofinho conta a historia do encontro do Dia e da Noite. Inicialmente ambos não se dão muito bem, mas aos poucos apesar das personalidades distintas eles vão aprendendo a conviver.


FÉRIAS NO HAWAI
É hora dos personagens de Toy Story 3 tirarem as merecidas férias. Na abertura de Carros 2, de 2011, é exatamente isso que acontece.


SINOPSE: Ken e Barbie estão super animados com as férias de Bonnie. Mas a garotinha acaba esquecendo eles em seu quarto, fazendo com que Buzz e todos os outros amigos criassem uma aventura e uma “viagem” inesquecível.


A LUA
Na abertura de Valente, 2012, fomos levados a Lua com uma família e uma história linda com uma mensagem encantadora. A Lua foi premiado no Oscar desse mesmo ano.


SINOPSE: Pai, filho e neto sobem uma escada que os levam até a lua, inicialmente não sabemos ao certo o que esses três rapazes fazem por lá, mas seu final é surpreendente. Assista até o final é a única dica que podemos dar!


O GUARDA-CHUVA AZUL
O curta de animação americana apresentado antes de Universidade Monstro, 2013, foi produzido por Sascka Unseld e tem uma linda trilha de Jon Brion. O Guarda-Chuva Azul assim como a grande maioria dos curtas produzidos pela Pixar não apresenta dialogo e usa a musica e efeitos para atingir emocionalmente o telespectador. Infelizmente não temos o curta completo, mas nesses segundinhos já dá para ter ideia do quanto ele é amor.


SINOPSE: Começa chover terrivelmente na cidade e todos abrem seus guardas-chuvas. Os objetos ganham vida ao som da chuva nos canos, toldos e a água que sai das caldeiras. Em meio a multidão de guarda-chuvas pretos, um sorridente guarda-chuva azul avista ao longe um guarda-chuva vermelho. Enquanto os demais se mostram concentrados em seus trabalhos, o azul fixa seu olhar no vermelho e assim começa uma grande aventura de amor.


LAVA
Outro curta que fala de amor é o Lava, que foi lançado em 2015, antes de Divertida Mente, e foi inspirado nas belezas isoladas das ilhas tropicais e o encantamento dos vulcões oceânicos.


SINOPSE: Em uma ilha tropical, Uku é um vulcão solitário. Ele canta uma canção ao oceano todos os dias em busca de uma companheira e aos poucos vai afundando ao liberar sua lava. O que ele não imagina é que Lele, um vulcão submarino, já ouviu falar dele. Com coração partido ele busca a felicidade que será vivida de forma linda e inesperada.


PIPER
Um dos últimos lançamentos da Disney/Pixar foi em Procurando Dory, 2016, Piper  um pequeno passarinho que traz uma grande mensagem de superação. Piper ganhou o Oscar de melhor curta de animação.

SINOPSE: Piper é um pequeno pássaro faminto que vive a beira da praia e se aventura pela primeira vez a sair do ninho em busca de comida. Porém, seu medo de água acaba atrapalhando um pouco seus planos que recebera ajuda e uma lição incrível 


Esses e outros curtas já produzidos que não entraram em nossa lista ou não foram lançados antes de nenhum outro longa, podem ser encontrados no DVD Pixar Short Filmes Collection que possui 2 DVD’s com todos eles e vale muito a pena adquirir. 


LEIA TAMBÉM