Swift

MCU: As Jóias do Infinito e a treta toda


Para você que segue os filmes da Marvel Studios e ainda não sacou que por trás de cada um, tem um pequeno objeto poderoso que vai causar uma treta das grandes em ‘Os Vingadores: Guerra Infinita’, então senta que lá vem história!

Essas coisinhas não são simples objetos. São – ao todo – seis singularidades que existiam no universo antes do Big Bang, sendo eles: Espaço, Tempo, Realidade, Mente, Poder e Alma. Em cada filme que já foi lançado aprendemos um pouco da força que cada uma carrega e quem é o vilão que mais tem interesse em reunir todas elas.

Enquanto os fãs dos quadrinhos já estão conscientes de tudo o que pode acontecer, também tem os calouros que ainda estão perdidos no espaço. Não mais! O post de hoje é justamente para você se localizar em meio ao caos e ficar na expectativa das tretas a seguir.


JOIA DO ESPAÇO A.K.A TESSERACT


Uma das joias que deu a largada para o início da treta!

Função: a joia do espaço foi utilizada pela Caveira Vermelha e pela Hidra durante a Segunda Guerra Mundial como uma fonte de energia militar, mas - como vimos em ‘Os Vingadores’ – seu poder é muito maior do que isso. O Tesseract pode ser usado para abrir portais para o espaço.

Primeiro contato: essa joia foi escondida em uma igreja em Tonsberg na Noruega, mas em ‘Capitão América: O Primeiro Vingador’ vimos ela sendo roubada pelo Caveira Vermelha. Mais tarde, ela caiu nas mãos de S.H.I.E.L.D, como vimos pela primeira vez na cena pós-créditos de ‘Thor’.

Último sinal:  depois de ser roubada pelo Loki em ‘Os Vingadores’, o Tesseract foi levado de volta para Asgard por Thor (junto com Loki algemado). Ela foi trancada no quarto dos tesouros de Odin, mas segurança que é bom está em falta. Lembra que Loki estava sentado no trono em ‘Thor: O Mundo Sombrio’?


JOIA DA MENTE A.K.A VISÃO


Sim! Essa mesmo que você está pensando! Aquela famosa pedrinha brilhante do cetro do Loki.

Função: Desde que a joia da mente nos foi apresentada, ela provou ser útil de várias formas, sendo elas boas e más. No início, Loki usou para hipnotizar indivíduos - incluindo Gavião Arqueiro - para tentar roubar o Tesseract (Os Vingadores). E em ‘Capitão América: O Soldado Invernal’, foi revelado que a joia também era usada para despertar superpoderes em pessoas comuns, como aconteceu os gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Como se isso não bastasse, Tony Stark usa a joia para criar a primeira inteligência artificial em ‘Os Vingadores: A Era de Ultron’ e sua criação, Ultron, também usou para criar o Visão. Resumindo: se você precisa de criar, manipular ou alterar uma mente, é disso que estamos falando!

Primeiro contato: a Joia da Mente apareceu pela primeira vez em ‘Os Vingadores’, quando Thanos a deixou com Loki para que ele pudesse liderar a invasão da Terra.

Último sinal: como vimos em ‘Os Vingadores: A Era de Ultron’ e ‘Capitão América: Guerra Civil’, esta pequena pedrinha amarela está agora na testa do Visão. Espera só para ver o que vai acontecer...


JOIA DA REALIDADE A.K.A ÉTER


O filme ‘Thor: O Mundo Sombrio’ foi tão chato que você nem deve ter notado!

Função: o Éter é - até agora – a joia mais obscura de todas! Ele age como uma força simbiótica que pode ser absorvida no corpo de um hospedeiro vivo, concedendo a essa pessoa imensa força, poder e capacidades aparentemente ilimitadas.

Primeiro contato: Malekith tentou usar a joia da realidade para deixar o universo em um estado de escuridão eterna, como vimos em ‘Thor: O Mundo Sombrio’. A joia, que estava em forma líquida, “entrou” para o corpo de Jane Foster. Lembrou né?

Último sinal: A fim de evitar que duas joias do infinito ficassem mantidas no mesmo lugar, os Asgardianos decidiram confiar no Colecionador para guardá-la. O que não foi uma boa ideia...


JOIA DO PODER A.K.A ORBE


A causadora da treta em ‘Guardiões da Galáxia’.

Função: A Joia do Poder só pode ser usada por seres incrivelmente fortes e poderosos - ou pelo menos vários seres semi-fortes e poderosos - como vimos em ‘Guardiões da Galáxia’. Sob o controle da pessoa que a possui, ela pode fazer coisas extremamente destrutivas. Como foi avisado pelo Colecionador: ela já foi usada para destruir um planeta inteiro.

Primeiro contato: logo nos primeiros minutos de ‘Guardiões da Galáxia’ já somos apresentados a Joia do Poder, que foi encontrada pelo Senhor das Estrelas, dentro de um Orbe no planeta Morag.

Último sinal: para manter fora das mãos dos Ravagers, Senhor das Estrelas deixou o Ober sob a guarda da Tropa Nova, que a mantém dentro de um cofre em Xandar.


JOIA DO TEMPO A.K.A OLHO DE AGAMOTTO


Vamos barganhar!

Função: manipulação do tempo, óbvio! Vimos um exemplo limitado de sua habilidade “recentemente” em ‘Doutor Estranho’, quando o mesmo a usa para reverter o tempo e criar um looping, mas já vamos avisando que o poder dessa joia vai muito além disso. Quem tem a Joia do Tempo tem controle sobre TODO o tempo - passado, presente e futuro.

Primeiro contato: em ‘Doutor Estranho’, a joia do tempo foi vista pela primeira vez em Kamer-Taj.

Último sinal: depois que Doutor Estranho usa a joia do tempo para salvar o mundo e impediu que Kaecilius trouxesse a Dimensão Negra para Terra, o herói decidiu que não é uma ótima ideia ficar com ela pendurada em seu pescoço, então ele a coloca de volta aonde ela estava.


JOIA DA ALMA 


Função: ainda não sabemos como esta joia será introduzida nos filmes, mas nos quadrinhos a joia da alma faz com que a pessoa que a possui possa manipular almas vivas e mortas, como também pode ser usada para “roubar” as habilidades de indivíduos superdotados.

Sinal de alerta: nos quadrinhos ela pode ser encontrada na testa de Adam Warlock – mais conhecido como Ele – mas como já aconteceram várias mudanças no mundo cinematográfico, estamos apostando que a joia da alma aparecerá em ‘Thor: Ragnarok’ e estará nas mãos de Hela, a Deusa da Morte que será interpretada por Cate Blanchett (clique aqui para saber mais sobre a personagem) ou em algum lugar em ‘Guardiões da Galáxia: Vol 2’.


LET'S THE TRETA BEGINS!


Na cena pós créditos de 'Os Vingadores: A Era de Ultron', Thanos entra em um cofre e puxa a famosa Manopla do Universo, a que não está no cofre de Odin. Isso mesmo, terão duas Manoplas!

Para quem não sabe exatamente o que é isso – lá vai.... É uma luva construída para conter as Joias do Infinito. Quando todas elas são colocadas lá, o portador da manopla passa a ter os poderes de um deus. Nos quadrinhos, Thanos é o personagem mais que mais possui interesse nesses objetos e é ele que vai dominar tudo em ‘Os Vingadores: Guerra Infinita’


Agora é sentar e aguardar os próximos capítulos...




LEIA TAMBÉM