Swift

Tudo o que você precisa saber sobre Punho de Ferro


Estreia semana que vem, no dia 17 de Março, a mais nova parceira da Marvel/Netflix: Punho de Ferro.  A série trará o misticismo para o serviço de streaming ao contar a história de Danny Rand, detentor de inúmeras habilidades físicas e de uma grande força espiritual. Contudo, muitos não conhecem o personagem ou sua história e por isso selecioneis alguns fatos interessantes sobre este. Ficou curioso ? Então confira a matéria.

A ORIGEM


O personagem é uma criação de Roy Thomas e Gil Kane, tendo sua estreia sido em 1974 na HQ Marvel Premiere #15, que era conhecida por introduzir novos personagens, assim como, reintroduzir aqueles que não possuíam mais títulos próprios. Basicamente, a publicação ao meu ver funcionava como um grande QQ da editora para ver quais histórias seriam bem aceitas pelo público. Personagens como Doutor Estranho, Adam Warlock e o Homem-Formiga (Scott Lang) foram alguns que ganharam séries.

Outro fator interessante, é que a criação de Punho de Ferro foi bastante influenciada pela onda de filmes de artes marciais que ganharam grande popularidade no meio dos anos 70, como também, pelo personagem "Homem Incrível" criado por Bill Everett na década de 40.

Inclusive, mais tarde, Thomas afirmou tais inspirações ao dizer "que 'Punho de Ferro' foi iniciado após ter visto meu primeiro filme de kung-fu, antes mesmo de algum do Bruce Lee ter estreado, e nele possuía uma coisa chamada 'a cerimônia do Punho de Ferro'. Com isso, pensei que um super-herói com este nome, mesmo já existindo o Homem de Ferro, seria uma grande ideia. Stan [Lee] gostou do nome e com isso chamei Gil - que trouxe suas influência de ''Homem Incrível' - e criamos o personagem juntos".

QUEM É DANNY RAND ?


Filho de Heather Duncan e Wendell Rand, o personagem cresceu em um bairro luxuoso de Nova York. Contudo o que muitos não sabem, é que antes de nascer, seu pai, na juventude, descobriu a mística cidade de K'un Lun, um reino dimensional criado a milhares de anos. 

Após salvar a vida do governante de K'un Lun, chamado Senhor Tuan, este o acolheu e o adotou como seu herdeiro, causando grande desgosto ao filho do governante, Yu-Ti. Durante seu período na cidade, Wendell se casou com uma nativa chamada Shakari e teve uma filha chamada Miranda Rand-K'ai (meia-irmã de Danny). Este, inclusive, em um dos inúmeros torneios que ocorriam conseguiu derrotar um grande guerreiro chamado Davos, o que lhe deu o direito de enfrentar Shou-Lao e, eventualmente, se tornar um Punho de Ferro. Mas, ao contrário do que muitos esperavam este recusou a oferta.

Ademais, vivendo uma vida pacata, Wendell e Shakari sofreram uma emboscada por parte de Yu-Ti, tendo Shakari sido morta, enquanto Wendell conseguiu fugir e voltar a Terra. Lá conheceu Heather e se transformou em um empresário bem sucedido. Porém nunca conseguiu esquecer a cidade.

Diante disso, quando Danny tinha nove anos, Wendell organizou uma expedição para o Tibete em busca de K'un Lun, levando Danny, Heather e seu parceiro de negócios, Harold Meachun. No caminho, um acidente interrompeu a jornada, fazendo com que seus pais viessem a falecer. Tendo, logo após, sido encontrado pelos habitantes de K'un Lun.

Jurando vingar a morte de seus pais, que não foram salvos diante da ganância de Meachun por querer assumir as partes de Wendell nos negócios, estudou com afinco artes márcias e aos dezenove anos ganhou a oportunidade de adquirir o poder do Punho de Ferro. 

Sua missão consistia em derrotar o dragão Shou-Lao, o Imortal. Ao matar a criatura, Rand mergulhou suas mãos no braseiro em que continha o coração da besta, suas mãos brilhavam enquanto era envolto em uma força mistica, ganhando assim o título de Punho de Ferro.

Com seus novos poderes, Rand esperou abrir o nexo que ligava K'un Lun à Terra para que assim pudesse voltar aos EUA e vingar a morte de sua família.

 UM LEGADO 


Ao contrário do que muitos acreditam, Punho de Ferro não é apenas um nome mas sim um legado. Já houveram inúmeros portadores do título, tendo Danny sido o sexagésimo sexto de uma linhagem de guerreiros destinados a proteger K'un Lun.

Para adquirir tal titulo é necessário derrotar um dragão chamada Shou-Lao, o Imortal, que viver em uma caverna e protege um braseiro na qual contém seu coração. Ao derrota-lo, o escolhido absorve parte de seu poder.

Outros Punhos de Ferro que merecem ser mencionados são Quan Yaozu, Wu Ao-Shi (a primeira mulher a adquirir o título e a dominar o poder do Punho de Ferro e da Fênix) e Orson Randall (antecessor de Danny e quem acabou inspirando seu pai, Wendell, a voltar a K'un Lun).

PODERES E HABILIDADE


Além de possuir habilidades físicas incríveis, adquiridas diante do seu vasto conhecimento em artes marciais - de K'un lun e da Terra - e por ser um grande mestre de armas, Punho de Ferro possui a energia mística de Shou-Lao.

Por ter um grande controle sobre seu Chi (força Vital), que foi adquirido com anos de treinamento,  ele consegue aumentar a capacidade de seus golpes, sendo o mais famoso o 'soco do Punho de Ferro'. Com está técnica, Rand usa a energia de Shou- Lao para tornar seus punhos extremamente poderosos e resistente a lesões, podendo nocautear fortes inimigos e perfurar qualquer barreira. 

Com seu alto controle de Chi, também consegue, se proteger do Sentido- Aranha do Spidey e dos reflexos telepáticos do Senhor X.

Além disso, tem o poder do hipnotismo (adquirido quando obteve 'O Livro do Punho de Ferro' de Orson  Randall), de viagens dimensionais (com seu Chi pode criar pontos de nexos com outras dimensões), cura acelerada, consciência aumentada (habilidade de detectar ameaça ao seu bem-estar), entre outros.

ISSO NÃO É UMA TATUAGEM


Uma das primeiras características que notamos em Punho de Ferro é a marca de dragão em seu peito, algumas pessoas acham que aquilo é uma tatuagem mas não é. Na verdade, a marca é uma cicatriz deixada por Shou-Lao, animal que tinha seu coração em uma braseira e no lugar deste possuía uma marca de dragão. 

Acontece, que Rand tentou matar o animal por estrangulamento, pressionando seu corpo contra este. Diante do calor que este emanava ser tão forte, acabou queimando o personagem e deixando a marca em seu peito.

BROMANCE 


Um dos fatos mais engraçados dessa amizade é que ela surgiu em razão da baixa popularidade dos heróis perante ao público. Buscando uma solução, a Marvel criou uma série chamada "Power Man and Iron Fist".

Apesar de serem como água e óleo, perceberam que juntos eram mais fortes e formaram uma dupla. Inicialmente, eles trabalhavam para a Restaurações Knightwing - firma de investigação particular comandada por Misty Knight e Colleen Wing. Contudo, com o tempo a dupla foi ficando mais próxima e acabou criando a Herois de Aluguel Inc.

Como o nome já diz, as pessoas contratavam a dupla para os mais variados fins desde que pagassem pelo seus serviços. No entanto, eles estavam sempre dispostos a realizar trabalhos gratuitos a quem não podia pagar seu cachê.

A amizade só cresceu e hoje é uma das mais conhecidas entre os fãs de quadrinhos. A relação de ambos é tão forte, que a filha de Jessica Jones e Luke Cage se chama Danielle, uma homenagem ao seu melhor amigo.


DIVERSAS EQUIPES


O personagem já fez parte de inúmeras equipes ao longo de sua história. Além do já mencionado Heróis de Aluguel - sendo mais tarde uma equipe muito maior -, Punho de Ferro já foi um Novo Vingador, um Vingador Secreto e um Defensor - equipe pela qual também é bastante conhecido e que ganhará uma adaptação pelo Netflix ainda este ano.

Um fato curioso, é que Danny Rand assumiu o manto de Demolidor quando a identidade de Matt Murdock foi revelada, e para desassociar a imagem do advogado ao do vigilante, Rand decidiu combater o crime na pele deste. Todo esse plano mirabolante ocorreu sem o conhecimento de Murdock, que ficou no inicio bem irritado, mas após um tempo concordou com a farça e pediu que Rand continuasse disfarçado até que descobrisse o assassino de Foggy Nelson.

Continuando disfarçado, Rand se aliou ao Capitão América durante os eventos de Guerra Civil (Civil War #2-7). Dessa forma, se juntou aos Vingadores Secretos, com o objetivo de combater o Ato de Registro Super-Humano. Ou seja, o Demolidor que vemos nesse evento é ninguém menos que o Punho de Ferro.

Após a Guerra Civil, se juntou aos novos Vingadores, como Punho de Ferro, junto com seu melhor amigo Luke Cage.

EVENTOS IMPORTANTES


A história do herói é rica e recheada de passagens interessantes, contudo enquanto estava montando este guia selecionei três arcos que na minha opinião se destacaram. O primeiro é "Power Man and Iron Fist #50", onde é retratado os primórdios da formação da dupla. Está amizade é um grande marco na vida dos personagens, tendo Luke Cage e Punho de Ferro realizado inúmeras missões juntos.

"Immortal Iron Fist #1-6", é uma elogiada série de Ed Brubaker, Matt Fraction e David Aja, onde conhecemos a história de Orson Randall. A série aborda a relação de Danny com seus antecessores e como isso foi importante em sua formação.

Por fim, "Arma Viva #1-12", é uma das publicações mais recentes do personagem em que Kaare Andrews adiciona um toque sombrio ao passado de Rand, mostrando um lado mais torturado do personagem.


Espero que tenham gostado desse guia básico sobre o personagem. Agora é só esperar a estreia e iniciar a maratona tripulação!

LEIA TAMBÉM