Swift

Uzumaki Naruto. O maior ninja de todos os tempos.



Um dos animes mais queridos chegou ao fim. Após 14 anos e meio, Naruto encerra sua jornada tendo conquistado milhares de fãs ao longo dos anos.

O mangá foi um dos mais vendidos no Japão, contudo estourou no resto do mundo após sua adaptação para TV, angariando uma popularidade estrondosa e introduzindo o universo dos mangás e animes para crianças e adultos aqui no ocidente.

Criado por Masashi Kishimoto, a obra foi lançada em agosto de 1997, e conta a história de um jovem ninja, de nome Naruto, que busca o reconhecimento na vila em que mora e sonha em se tornar o futuro líder do local, cujo o título recebe o nome de Hokage.

A primeira fase da produção, a chamada Clássica, foi lançada no dia 03 de outubro de 2002 e se encerrou em 08 de fevereiro de 2007, contando com 220 episódios. Já a segunda fase, Shippuden, começou dia 15 de fevereiro de 2007 e ontem, dia 23 de março de 2017, após 500 episódios, chegou ao fim.

Konoha 
O anime começou a ser transmitido no Brasil em 2007 pelo canal Cartoon Network, tendo no mesmo ano iniciado sua transmissão para a TV aberta por meio do SBT. Atualmente, podemos assisti-lo na Netflix, tendo 156 episódios da fase clássica e 53 do Shippuden.

Como mencionado anteriormente, na trama somos apresentados a Uzumaki Naruto, uma criança órfã que é o "pato feio", pois possui dentro de si uma besta, a Kyuubi, que quase destruiu Konoha, a vila em que mora.

Sasuke, Kakashi, Sakura e Naruto
Frequenta a escola de ninjas da vila, porém é muito desajeitado, não tendo muito êxito nas tarefas, também tem dificuldade em fazer amizade com os outros estudantes, pelo motivo deles temerem o que este carrega dentro de si. Tem uma queda por Sakura, colega de sala e uma rivalidade com Sasuke, o estudante mais inteligente e habilidoso. O que rende boas risadas.

Conheci Naruto quando já estava para acabar a fase clássica. Peguei e vi praticamente 200 episódios em um mês. Era um atrás do outro. Inicialmente não tinha "comprado" muito a ideia, porém as lutas foram um dos fatores decisivos para que eu embarcasse nesta jornada.

Ao longo dos episódios acompanhamos o crescimento do personagem como pessoa e como ninja. Conquistando o respeito dos outros pelo "seu jeito ninja", como também, descobrindo mais sobre o passado de seus pais, a medida em que começa a interagir com os moradores da vila.

Naruto vai encontrando em seus professores (Kakashi, Jiraya e Iruka) e no próprio Sandaime Hokage, figuras paternas que nunca teve em sua vida toda. Ao mesmo tempo em que ensinam técnicas de combate, estes se tornam pilares e modelos na busca do sonho de Naruto.


Outro fator importante, que é introduzido ao longo do anime, é a figura da Akatsuki, um grupo de ninjas renegados de suas vilas, que estão em busca de pessoas que possuem bestas dentro deles, chamadas de Bijuu, como o Naruto, para um fim sombrio e de dominação mundial.

As pessoas que possuem as Bijuu dentro delas, são denominadas de Jinchuuriki. Ao todos são 9, cada uma com uma quantidade de caudas. A do Naruto, a Kyuubi, tem 9 caudas, sendo uma raposa com chakra infinito.

Akatsuki/Kyuubi
Pouco a pouco a trama vai desvendando mais a história da Akatsuki, apresentando todos os seus membros, e o porque de quererem as Bijuu. Sempre rendendo embates difíceis para Naruto e seus amigos.

Por falar em combates, durante as duas fases tivemos lutas memoráveis. Como a luta entre Naruto e Sasuke no final do anime ou a luta entre Rock Lee e Kimimaro. Outra que sempre vem à cabeça é o embate entre Sasuke e seu irmão, Itachi. É difícil mencionar alguns exemplos, pois são inúmeras as batalhas que deixam o anime mais épico.

Kimimaro x Lee/ Sasuke x Naruto/Sasuke x Itachi
Além das batalhas, as músicas de abertura e encerramento do anime são marcantes. Todo fã de Naruto conhece quando toca. São muito boas, como a "Rocks" da banda Hound Dog, que esteve presente do episódio 1 até o 25 do Naruto Clássico e ainda é conhecida.

O anime também criou um universo amplo e bem construído, que ao decorrer da história conta o surgimento das primeiras pessoas que conseguiam manusear o chakra para fins de combate ou medicinais e sua evolução ao longo dos anos. Desenvolvendo técnicas e chegando ao presente, onde conhecemos Naruto e as várias vilas espalhadas pelo mundo, onde ninjas conseguem manipular tal habilidade.

Contudo, nem tudo são flores. O maior problema do anime é a encheção de linguiça, o chamado 'filler', que significa deixar a história principal suspensa e contar outra que não existe na linha temporal. Ao longo da adaptação houveram incontáveis episódios desse tipo, o que levou muitas pessoas deixarem de assistir quando ocorreu.

Anime Boruto
Por fim, nós fãs não vamos ficar órfãos por muito tempo. Mês que vem, no dia 05, estreará o anime Boruto, que contará as aventuras do filho do Naruto. No Brasil será exibido pelo canal de streaming Crunchyroll.





LEIA TAMBÉM