Swift

Documentários que você precisa assistir


Olá tripulação!

Hoje resolvemos trazer algo diferente para vocês. Decidimos fazer uma lista de documentários que você precisa assistir em algum momento da sua vida. Aqui encontrará temas variados indo desde a existência extraterrestre até relatos de vida do reino animal e também humano. O que eles tem em comum? Todos trazem uma mensagem para ser passada a diante. 

Então prepara o balde com a pipoca e tire o feriado para refletir um pouco sobre a vida.


A Marcha dos Pinguins

Num cenário gelado, surge uma história maravilhosa que se repete há milênios e da qual depende a preservação da espécie: a longa marcha dos pinguins-imperadores em busca do par perfeito.

A história dos pinguins imperadores e do seu ciclo de reprodução é única no mundo, misturando amor, drama, coragem e aventura no coração do Antártico, a região mais isolada e inóspita do mundo. Um argumento oferecido pela natureza, que se perpetua há milhares de anos e só foi descoberto pelos homens no início do século XX.

A obra da autoria do francês Luc Jacquet, é o resultado de 14 meses de trabalho árduo do realizador e da sua equipa, na observação do ciclo de acasalamento anual dos pinguins na Antártida.


Be Here Now

Famoso por interpretar Spartacus na primeira temporada da série do canal Starz, Andy Whitfield faleceu no dia 11 de setembro de 2011, aos 39 anos, vítima de câncer. A doença foi a razão pela qual ele se afastou da produção da série que, aguardando por seu retorno, preparou uma minissérie prelúdio à primeira temporada. Em seus últimos meses de vida, Andy foi acompanhado por uma equipe responsável pela produção de Be Here Now. O documentário registra a rotina do ator com sua família, esposa e dois filhos pequenos, bem como seu tratamento de quimioterapia, além da viagem que fez à Índia em busca de um tratamento alternativo.

'Be Here Now' (“esteja aqui agora” ou “viva o agora”, em tradução livre) é uma frase que Andy Whitfield e sua esposa Vashti Whitfield fizeram no braço, assim que Andy soube da doença. Isso o inspirava no cotidiano de batalha contra o câncer. A equipe filmou a rotina de Andy até a semana anterior à sua morte.


Before The Flood

Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação?

O Planeta Terra no documentário é descrito como um pequeno barco que, se fosse afundar, iria chegar a um ponto de não retorno. Leonardo DiCaprio exprime o seu ponto de vista como embaixador da paz para a defesa do meio ambiente, para aumentar a consciência sobre as questões ambientais que hoje nos permeiam.


Cosmos

A série é apresentada pelo Dr. Neil deGrasse Tyson, o renomado astrofísico. Tal como acontece com a lendária série original, o novo Cosmos é uma história de como descobrimos as leis da natureza e encontramos nossas coordenadas no espaço e no tempo.

A série conta as histórias inéditas da heroica busca humana pelo conhecimento, transportando os espectadores para novos mundos e por todo o universo para ter uma visão do cosmos na maior e menor escala possível.


I AM

O que está errado no mundo? O que podemos fazer sobre isso? 'I AM' é um documentário incrível que vai conectar milhares de pontos na sua mente. Ele traça uma narrativa intelectual e espiritual sobre o que está errado no mundo e como podemos melhorá-lo.

O diretor Tom Shadyac visita algumas das grandes mentes dos dias de hoje, incluindo escritores, poetas, professores líderes religiosos e cientistas (Howard Zinn, Lynn McTaggart, Desmond Tutu, Thom Harmann, Coleman Barks), buscando descobrir o fundamental problema endêmico que causa todos os outros problemas, refletindo simultaneamente em suas próprias escolhas de excesso, ambição e possível cura. E se a solução para os problemas do mundo estivesse bem na nossa frente o tempo todo?


I Am Not Your Negro

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember This House”, relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.


Noite e Neblina

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o documentário de 30 minutos apresenta um registro histórico perturbador dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente


Sirius

A Terra já foi visitada por civilizações interestelares avançadas que podem viajar através de outras dimensões mais rápido que a velocidade da luz. O que aprendemos com eles sobre a propulsão de energia que pode levar-nos para uma nova Era. Mas quem está no poder têm suprimido esta informação, a fim de manter-nos à mercê deles.

O Dr. Steven Greer é o fundador do Disclosure Project, do Center for the Study of Extraterrestrial Intelligence e do Orion Project. Em maio de 2001, ele presidiu o National Press Club Disclosure Event, onde mais de 20 testemunhas militares, governamentais, de serviços de inteligência e de corporações apresentaram convincentes testemunhos sobre a existência de vida extraterrestre visitando o nosso planeta.

Este filme expõe a maior história jamais dita: a Terra já foi visitada por pessoas de outros mundos que não são mal-intencionados, mas na verdade preocupado com o futuro da humanidade.


Which Universe Are We In?

Neste documentário de 2014, é apresentada a teoria do multiverso, isto é, de que o universo que habitamos é apenas um dos infinitos existentes, compostos por realidades paralelas. Por exemplo, seria possível que houvesse um universo onde o planeta Terra ainda fosse povoado por dinossauros, outro onde a raça humana estivesse extinta e assim por diante. Para isso, reúne depoimentos de cientistas que têm pesquisado indícios a favor deste argumento ainda bastante polêmico. O tema é complexo, mas as várias metáforas utilizadas ao longo do filme simplificam o entendimento para o espectador.


E não esqueça de deixar aqui nos comentários quais outros documentários vocês adicionariam nesta lista!

LEIA TAMBÉM