Swift

O Fantástico Mundo dos Doramas


Uma sábia amiga uma vez me alertou: "Fernanda, uma vez que você entra neste mundo nunca mais sai", Eu ri, e nem dei bola. Mas veja bem, anos depois estou aqui completamente viciada nessa droga chamada Dorama. Pensando nisso, decidi extravasar todo meu amor por este fantástico mundo e quem sabe viciar algumas pessoas ao longo deste texto. Então preparem-se, pois o Diário de Bordo dessa semana será daebak.

Primeiramente, para aqueles que estão meio perdidos no assunto e perguntando "Mas por Odin, o que é dorama?", aqui vai uma rápida explicação: É a forma pela qual são chamadas as séries asiáticas. Geralmente de curta duração, variando de 16 a 20 capítulos, os gêneros abordados nos doramas são os mais variados como romance, comédia, drama, histórico, etc., tendo uma hora de duração cada episódio. Lógico, que tudo isso pode variar conforme o formato e o sucesso da produção. 


Ok, agora você deve estar pensando porque perderia o seu tempo com isso e até entendo seu receio, até porque eu mesma fiz tal questionamento. Sinceramente, eu cai nesse mundo por pura curiosidade e inicialmente nem curti, assistia um e largava de mão. Mas tudo muda quando você encontra o que se encaixa com sua personalidade. Foi graças a Lie To Me, que me apaixonei pelos doramas e fiquei viciada neles.
 portlandia binge watching binge watch next episode GIF
Como não se identificar ?
Daí em diante foi ladeira abaixo. Comecei vendo um por mês e algum tempo depois já via um por dia, de forma avassaladora me apeguei e não larguei mais. Não sei como, onde ou porque essa paixão nasceu, mas posso mencionar algum fatores que foram essenciais para esse vício.

O primeiro deles definitivamente é estar em contato com uma cultura totalmente diferente da sua. Por meio das produções podemos conhecer costumes de países que são tão distantes do nosso. Além disso, conforme sua obsessão vai crescendo você começa conhecer a língua e aderir algumas expressões no seu dia a dia, o que pode gerar alguns olhares estranhos de familiares e amigos, mas vamos combinar quem nunca falou um 'Aish!', 'Aigoo!' ou ' Wae' na vida.

Por óbvio, que toda a série precisa de uma boa história e os doramas tem isso de sobra. É importante mencionar que, em sua grande maioria, existem em um universo perfeito, onde o bem sempre vence o mau. Contudo, isso não significa que não haja bons roteiros. Um dos fatores que mais amo, é o desenvolvimento dos personagens, extremamente bem elaborados é quase impossível você não se apaixonar por eles e suas histórias.

Acho que esse é um cuidado geral em todas as produções. Por mais que algumas histórias sejam recheadas de clichês, o desenvolvimento mostrado em tela leva o expectador a embarcar nessa viagem cheia de altos e baixos. Quando você se dá conta está tão envolvida que está falando com a tela do seu computador ou xingando, chorando, batendo palma e botando aquela cena favorita no repeat pela décima vez.
Quando alguma dá coisa certo para seu personagem favorito
Toda essa interação, com certeza vai dar fome e todo bom dorameiro está sempre fazendo altas maratonas na madrugada. Então comida é um item essencial tanto para nós quanto para o doramas. Sempre que estamos assistindo alguma produção, existe aquele momento em que os personagens estão saboreando uma deliciosa comida coreana e sua boca automaticamente começa a salivar. Nesse momento dá vontade de pegar o telefone e pedir um bibimpap, jajangmyun ou lámen, mas a dura realidade chega e você percebe que essas delícias não estão a fácil alcance, devendo se contentar com o miojo mesmo.

Por último, mas não menos importante, estão os atores aka eye candy aka donos do meu coração. Tudo fica melhor quando você adiciona gente linda na história e devo confessar que os doramas estão repleto deles. Você não sabe quem você ama, cada semana um crush diferente aparece e seu coração é tomado. Por falar em crush, um das coisas que aprendi neste mundo do qual sou parte a tanto tempo é a palavra shippar que pode ser o céu e o inferno ao mesmo tempo, dependendo do casal que você torce nas histórias.
 kdrama GIF
Vamos shippar sim!
Poderia continuar escrevendo eternamente, mas acho que já me alonguei bastante neste texto. Com toda certeza existem ainda mil e um fatores que fizeram as pessoas se viciarem em doramas e com o passar do tempo novos irão surgir para continuar propagando esse vício. A verdade é que a cada dia os doramas vem crescendo perante o mercado internacional e mais adeptos vão ganhando. 

Hoje já existem plataformas especializadas para atender a demanda de nós fãs internacionais como o Dramafever e o Viki. Enquanto, outras vão pegando uma carona na onda e aderindo as produções em suas listas de programas como a Netflix.

Os doramas vão continuar a crescer e quem sabe um dia estejam passando em pleno canal aberto. Espero que tenham gostado deste texto em que compartilhei minha experiência sobre esse rico mundo. Agora é a sua vez, qual o dorama que te tornou um dorameiro de respeito? Deixe nos cometários 😉

LEIA TAMBÉM