Swift

The Last Of Us. Melhor exclusivo de Playstation.


E3 de 2011 e a Naughty Dog trouxeram ao mundo o jogo exclusivo de Playstation, The Last Of Us, com uma cutscene dando um gostinho do que viria em 14 de junho de 2013 em seu lançamento.

Eu fiquei vidrado assistindo ao vídeo, muito bem feito e com uma história intrigante, que apresentou Joel, seu irmão Tommy e sua filha Sarah no começo do surto de uma doença que estava afetando a muitas pessoas.

Achei tão sensacional que fiquei acompanhando notícias do jogo até a data de lançamento, que após isto, corri para adquirir minha cópia do game. Detalhe, nem Playstation eu tinha na época. Tive que ir atrás do console também. Haha.

Meu jogo chegou quase no mesmo dia em que comprei o PS3, e já tratei de jogar logo. Não era o que eu esperava, era melhor, muito melhor. Joguei e zerei, em diferentes dificuldades, umas 5 vezes. Isso só no PS3, porque quando adquiri o PS4 eu já possuía a cópia do The Last Of Us Remasterizada para o mesmo. Sim, comprei o game mesmo antes de ter o console. Mais uma vez.

Joel e Ellie
O game é lindo, mesmo na versão do PS3, na do PS4 nem se fala. Cada visual maravilhoso, bem trabalhado, que você vê que os criadores do game tiveram o mínimo de cuidado para fazer o melhor jogo. A Naughty Dog em seus Uncharted e no The Last Of Us prima muito com os cenários sendo um dos diferenciais em seus produtos.

Não posso deixar de mencionar a excelente trilha sonora do jogo. Que faz uma trinca com roteiro e os gráficos, andando tudo junto e com uma harmonia perfeita entre si.

A jogabilidade foi refinada e aperfeiçoada pós trilogia Uncharted chegando, para mim, a um patamar de excelência. É simples e intuitiva, que você pega o jeito fácil. O que é bom, porque o que vai dificultar o jogo é o nível que você vai escolher jogar e o fato de não ter munição infinita.

Corredores, Perseguidores, Estaladores e Vermes
Os infectados são pessoas que estão em diferentes momentos da infecção e existem 4 tipos, cada um com seus pontos fortes e fracos. São:

  • Corredores: estágio inicial da infecção em que possuem visão um pouco deficitária, mas que tem em sua velocidade seu ponto forte.
  • Perseguidores: Embora sua face não tenha sido toda destruída pelo fungo, preservando ainda algumas áreas identificáveis, os Perseguidores trazem um sentido de investigação mais aguçado, exigindo bastante cuidado nas abordagens. Mete bala nele que conseguirá abatê-lo.
  • Estaladores: Os Estaladores apresentam um avançado estágio do fungo, com a parte superior do rosto completamente dilacerada e dominada pelo Cordyceps. Para identificar a movimentação dos seres vivos os estaladores utilizam uma espécie de radar sonoro, emitindo pequenos ruídos seguidas vezes para captar possíveis movimentações. Sempre seja cuidadoso ao se aproximar dele, um erro seu será sua morte. Ataque por trás com faca e tiros na cabeça são as melhores formas de combatê-lo.
  • Vermes: Os Vermes apresentam o fungo em seu estágio mais avançado, onde o Cordyceps já dominou todo o corpo do indivíduo, criando uma espécie de escudo que neutraliza ataques mais fracos. Para matá-lo utilize lança-chamas e coquetel molotov.
O jogo mesmo na dificuldade normal ainda traz um certo desafio, principalmente para os novos jogadores, porém ainda tem umas ajudas no gameplay, mas caso queira ir no modo mais difícil, todas as ‘mamatas’ que existiam, somem. Dando vez à um festival de mortes do protagonista.

O game começa mesmo anos após os acontecimentos da primeira cutscene, em um mundo pós apocalipto, no qual Joel é contrabandista e sua parceira Tess, moram em uma zona de quarentena em Boston, Massachusetts.

Joel, Tess e Ellie
Joel e sua parceira fazem um acordo com os Vaga-Lumes (milícia rebelde), e têm que levar uma criança, Ellie, para os rebeldes fora dos muros da zona de quarentena para reaver uma mercadoria que havia sido roubada deles por Robert (um comerciante do mercado negro).

Você assistiu Logan? Pronto, copiaram a relação do Wolverine com a X-23 daqui do game, de Joel e Ellie. haha. Baita construção de personagens e de como eles vão aprendendo um com o outro durante suas jornadas.

Ellie e Joel
A partir daí que começam os problemas, encontrando com milícias, monstros infectados e também com o exército da zona de quarentena. Joel, Tess e Ellie tem que se superar para chegar ao lugar marcado.

Vou parar por aqui para não dar spoilers do game, porque cada coisa que você conhece, aprende, descobre faz muita diferença, em alguns casos você só vê pela primeira vez em jogar de novo.

Joel e Ellie
Sabe Mario pra Nintendo e Halo pra Xbox? Para mim The Last Of Us entra nesse patamar de game que é obrigatório você possuir. Não preciso nem falar de quanto gosto do game, um dos melhores jogos que tive a oportunidade de conferir. E que sempre quando tenho tempo revisito para me divertir.

Uma das melhores notícias que tive em 2016 foi a que o The Last Of Us 2 foi anunciado, porém ainda sem data de lançamento. Só me resta a continuar a jogar o primeiro e esperar ansiosamente o lançamento do segundo.


LEIA TAMBÉM