Swift

Shingeki no Kyojin. O embate épico entre Humanos e Titãs.


Em 7 de abril de 2013 estreava no Japão a adaptação de mais um mangá, o Shingeki No Kyojin (Attack on Titan) ou como viria a vir ser chamado no Brasil, Ataque dos Titãs.

Você imaginaria que seria só mais uma adaptação genérica de um mangá japonês, porém é ai que você erra. Shingeki cria um universo distópico em que a humanidade tem que procurar se defender de criaturas aterrorizantes, as quais já dizimaram a raça humana em praticamente sua totalidade.

Eu mesmo fui apresentado a este anime por um amigo. Na ocasião vi uns três episódios e achei muito interessante. Peguei com ele a primeira temporada toda e vi numa pegada só. Hoje em dia eu que apresento para o pessoal. E amanhã vocês que irão divulgar para os amigos. Rs.

O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine, desde então, os capítulos são compilados e lançados pela editora Kodansha. No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora Panini Comics desde agosto de 2013.

O anime teve sua primeira temporada com 25 episódios produzidos em 2013 e sua segunda temporada, depois de um grande hiatus, iniciada agora em abril de 2017, já contando com a exibição de 5 episódios até o momento.

O mangá já somava 63 milhões de cópias vendidas no começo de 2017, sendo um sucesso não somente neste formato, mas também na animação, pois permitiu uma ampla divulgação da série no exterior, tendo recebido aclamação da crítica pela sua atmosfera e para o seu desenvolvimento de enredo.

Além do mangá e do anime, a série possui adaptações em filmes live-action, games e light novels.

A história começa no distrito fictício de Shiganshina, onde os humanos criaram muralhas concêntricas com cerca de 50 metros para se protegerem dos Titãs, criaturas comedoras de seres humanos e que tem alturas de três a trinta vezes maiores que uma pessoa de estatura “normal”.

Os muros circulam o reduto, porém não existe só um muro, o primeiro é chamado de Maria, no qual a população mais humilde vive nele, mais ao centro temos o Muro Rose, onde vemos uma população com mais prestígio, e o último muro, o Sina, que protege o castelo onde ficam o rei e a ultima defesa da humanidade.



Há mais de cem anos em que não se via um Titã, gerações só conheciam eles pelo o que contavam, alguns até mesmo acreditavam que não existiam, até o momento em que um Titã de 60 metros, chamado de Colossal, e outro menor, com cerca de 15 metros, chamado de Titã Blindado, abrem um buraco na até então muralha intransponível, fazendo com que diversos Titãs menores adentrassem criando caos entre a população.
Armin Arlert, Mikasa Ackerman e Eren Yeager
As crianças Eren Yeager, Mikasa Ackerman e Armin Arlert veem tudo que estava acontecendo, incrédulas, e após umas perdas pessoais são resgatas por um conhecido que trabalhava no exército e levado para um local mais seguro.

Temos vários personagens secundários interessantes e complexos, cada um com sua particularidade, que dão ótimo aprofundamento para os principais.

Eren fica determinado a entrar pro exército, para poder matar os Titãs e ter sua vingança pessoal. Momento onde o anime mostra o treinamento dele e dos amigos para conseguirem tal feito.
Guarda Estacionária / Polícia Militar / Corpo de Investigação
O exército é a defesa da humanidade contra Titãs, profissionais treinados para lidar com a ameaça. O militar é dividido em três esquadrões:

  • A Polícia Militar é muito privilegiada por ser a responsável por proteger o Rei e viver dentro da Muralha Sina. Somente os dez melhores no treinamento de cadetes podem se inscrever para a Polícia Militar.
  • A Guarda Estacionária é formada por soldados que ficam vigiando as muralhas e quando os titãs entram, eles os combatem. A maioria dos soldados dessa tropa ficam jogando cartas e bebendo.
  • O Corpo de Investigação é formado pelos soldados que se aventuram no mundo lá fora para caçar e matar os titãs. São conhecidos como heróis por todas as muralhas.
Após cinco anos do primeiro contato das crianças com os Titãs, fazendo parte do exército, as criaturas reaparecem, desta vez tentando entrar na segunda muralha, a Rose. Fazendo com que eles tenham seu primeiro embate com as criaturas.

O anime vai se desenvolvendo a partir daí, principalmente com muitos combates entre humanos e Titãs, mas também com algumas intrigas que deixam pulgas atrás das nossas orelhas (não irei comentar quais para não dar spoiler).

Eu no momento estou revendo a primeira temporada para poder começar a assistir à segunda com tudo que aconteceu fresco na memória. Muito bom fazer isso, porque você sempre deixa passar algo.

E que música de abertura é aquela da primeira parte da 1ª temporada? Muito empolgante.

Ansioso é a palavra que descreve o sentimento que estou sentindo para ver os episódios novos.


No Brasil a segunda temporada é transmitida simultaneamente pelo canal de streaming Crunchyroll.



LEIA TAMBÉM