Swift

5 filmes coreanos que você precisa assistir


Todo ano a industria cinematográfica lança inúmeras produções, dentre os diversos gêneros. Assistir um filme é um ato prazeroso, onde o espectador é convidado a adentrar na história a ser contada. Com a finalidade de entreter, propor uma reflexão ou até mesmo emocionar, os filmes cada vez mais se tornam reflexos da realidade em que vivemos ou que queremos que exista, dos nossos medos, anseios, etc. Contudo, ainda assim, somos expostos há uma pequena parcela do que está arte pode nos proporcionar.

Constantemente, estamos em contato com Hollywood e suas produções, ficando outras partes desta imensa e globalizada indústria ofuscadas, sendo quase sempre difícil assistir títulos que não pertençam ao grande circuito, sendo o único meio por meio de amostras ou pela própria internet. Contudo, particularmente, vejo uma mudança ocorrendo. O cinema coreano vem ganhando mais destaque e interesse do público, quem imaginaria que em 2016 poderíamos assistir uma produção coreana em grandes redes de cinema? Bem, Invasão Zumbi (Train to Busan), quebrou a regra e fez um grande sucesso internacionalmente, mostrando que independente da língua, o público sempre será atraído por boas história. E o que dizer de Old Boy ou A Criada, do diretor Park Chan-wook, que ganhou uma legião de fãs e fez pessoas descobrirem o  potencial e os talentos desta indústria.

Diante disso, nada mais justo do que recomendar alguns filmes coreanos que assisti no começo deste ano para fazer você, caro tripulante, conhecer um pouco mais a fundo suas produções ou para introduzi-lo a novas narrativas. Por isso, apertem os cintos e anotem as dicas a seguir.

#1 - The Beauty Inside


Estrelado por Han Hyon Joo e um elenco de estrelas para ninguém botar defeito - se você já é um adepto de k-dramas/doramas como eu, definitivamente irá reconhecer alguns rostos - . Na trama, Yi Soo é uma vendedora de móveis  que conhece um homem chamado Woo Jin, que é no mínimo diferente. O motivo? Bem, Woo Jin, muda completamente de aparência toda a vez que acorda. Com está intrigante condições, ambos os personagens partem uma jornada de autoconhecimento, onde aprendemos amar quem somos e não nossa aparência. Um filme doce, que definitivamente fará você escorrer algumas lágrimas.

#2 - The Wailing


Na Hong-ji, é definitivamente um dos nomes que você deve acrescentar em sua lista de diretores a ficar de olho. Neste thriller/horror, Jong-goo é um policial que investiga uma série de assassinatos num recluso vilarejo chamado Goksung. Com bastante suspense e um toque sobrenatural, o diretor fará você ficar com os nervos a flor da pele, nesta caçada que envolve muito mais do que um crime.

#3 - The Age of Shadows


Talvez você o reconheça de Train to Busan, mas aqui Gong Yoo não está tentando escapar de uma legião de zumbis famintos, mas sim interpretando um agente duplo em uma Coreia ocupada pelo Japão, na década de 1920. Com uma ótima narrativa, cenas de ação espetaculares e um elenco carismático. Esse blockbuster, mostra a luta da resistência contra a ocupação japonesa e busca pela independência de seu país.

#4 - The King


Estrelado por dois grandes atores coreanos, Jong Woo Sung e Jo In Sung, essa história que traz ação, comédia, vingança e bromance, é centrada em Park Tae Soo (Jo In Sung) que sonha em se tornar promotor e acaba conseguindo, apesar das dificuldades enfrentadas. Contudo, tudo muda quando o personagem entra no pequeno círculo de Han Kang Sik (Jong Woo Sung), um promotor que possui sua parcela de benefícios e poder, se tornando aquele vilão que todos nós amamos odiar. Mostrando a corrupção do sistema legal, o filme relembra em alguns momentos O Lobo de Wall Street, estrelado por Di Caprio, mas ainda possui uma história rica.

#5 - The World of Us


Centrado na amizade de duas meninas de 10 anos e como elas vivem sua vida escolar, o diretor Yoon Ga-eun traz uma história sobre a pressão existente dentro do sistema educacional coreano, bullying e o contraste entre classes, mostrando como tais temas afetam a juventude. Além da atuação fantástica das duas protagonistas, o filme faz com o espectador se envolva e até se identifique com situações.

LEIA TAMBÉM