Swift

Podcast: a 'nova' forma de transmissão de entretenimento



Você provavelmente escutou muita rádio da sua infância até o momento. Desde músicas até programas de notícias e/ou humor. Daí surge a pergunta: o que rádio tem a ver com Podcast? Tudo.

Não se preocupe, vou tentar dar uma explicação simples sobre o que Podcast é. Vamos lá. Comecemos com um exercício de comparação, imagine a HBO que tem filmes e séries na TV a cabo. Agora para você assistir algo do canal precisa estar em frente à tevê no momento exato para pode acompanhar desde o começo, senão perde.

Netflix chegou com intuito de você poder assistir o que quiser na hora que tiver vontade, dar pause e noutra hora voltar do ponto que parou. Ok?

O Podcast seria como o Netflix, onde encontramos programas de áudio, de diversos temas, e podemos baixar ou escutar por streaming na hora que quisermos, dar pause, voltar, adiantar, pular, enfim o que quisermos.
App Podcasts da Apple
A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple Inc. de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster (fonte Wikipedia).

Você que já utilizou algum gadget da Apple já imaginou que aplicativo era aquele Podcasts que sempre estava lá na sua frente, porém não servia para nada. Bom, agora vou tentar fazer com que sirva.

Além do aplicativo nativo da Apple, o Podcasts, existem outros players de terceiros que também servem para celulares android, como por exemplo o Pocket Casts (que eu atualmente uso e indico) e Overcast, Podcast & Radio Addict e o WeCast.
Pocket Casts
Vou usar o Pocket Casts como exemplo, pois é o que uso. Simples de usar, intuitivo, também tem uma característica bem legal que poder escutar no celular, dar pause e continuar em um browser. Uso muito. Serve tanto no Android, quanto no iOS. Ele é pago, porém é um valor simbólico, visto o que ele oferece e só é uma vez.

Você se inscreve no feed do podcast que você se interessou e já pode pôr para fazer o download sempre que saia algum episódio novo. Caso não queira fazer o download, sempre que tiver novidade, você receberá uma notificação para escolher o que irá fazer.

Então você só vai acompanhar os podcasts dos assuntos que lhe interessam, tem sobre filmes, séries, tecnologia, humor, notícias, futebol e por aí vai. A quantidade e variedade é imensa. E não fica só restrito ao território brasileiro, nos EUA por exemplo tem até mais que os daqui.

Às vezes é apresentado por uma pessoa, duas ou três. Não tem padrão. Alguns tem um integrante fixo e sempre tem convidados, outros mantém os mesmos participantes sempre. Vemos muitos participando de vários podcasts.

Por usar no celular, você pode levar para qualquer canto e escutar em várias ocasiões. Como na academia, durante uma caminhada ou corrida, no carro, fila do banco, qualquer lugar é lugar para escutar. Como também alguns players (agregadores) de podcasts podem ser usados em navegadores, você aumenta mais o leque de opções de uso.

Vou indicar alguns que curto e que podem ser uma boa porta de entrada para você. São:



Um podcast idealizado por Jurandir Filho, residente em Fortaleza/CE que trata sobre cinema, fazendo análises bem legais e profundas sobre os filmes de maiores apelos do momento e também de atores e cineastas.

Curto muito esse podcast, pois tem um papo legal sobre as produções cinematográficas, sem muito rebusco. Tem participações de muita gente legal, por exemplo o Afonso Solano, Fabio Barreto e Raphael Draccon.

2 – NerdCast


Talvez o mais famoso podcast nacional, é o que traz o Jovem Nerd e o Azaghal batendo papos com convidados sobre diversos temas, desde Tecnologia do Futuro até ‘Situações Absurdas’.

Por ter toda semana um tema diferente, eu sempre escuto aos programas do NerdCast, pois não tem como saber o que esperar dessa turma.



Um dos mais antigos programas de podcasts da podosfera, traz um papo descontraído entre Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Luiz Hygino, Cris Dias, Guga Mafra e Alexandre Maron sobre temas atuais seja qual for.

Gosto deles, por conseguir tratar de temas interessantes de uma forma séria, mas ao mesmo tempo descontraída.

4 – Tecnocast


Para variar um pouco o tema, escuto o Tecnocast que como o nome já entrega é um podcast que fala sobre tecnologia.

Como são um entusiasta da tecnologia, gosto muito de me manter atualizado sobre o tema e esse programa que é apresentado por Thiago Mobilon, Paulo Higa e Emerson Alecrim sempre traz assuntos muito interessantes sobre o tema.


Espero ter feito você ter tido vontade de escutar algum desses que indiquei ou mesmo de ir atrás de mais, como posso citar rapidamente: Papricast, MacMagazine no ar, Rádiofobia Podcasts, 99 vidas, Contrafactual, Scicast e Podtrash.

Após a leitura deste texto diga se você já conhecia a mídia, o que você acha e em que situações que você a usa. Até a próxima.

LEIA TAMBÉM