Swift

Resenha: Uma Morte Horrível


Uma Morte Horrível foi a primeira narrativa longa da quadrinista Penélope Bagieu. Penélope nasceu em Paris, estudou cinema de animação na Ensad e fez uma passagem pela Central Saint Martins de Londres. Ao retornar à França, criou em 2007 um blog no qual ela expõe sua vida cotidiana com humor, conquistando assim diversos espaços e se transformando em uma das quadrinistas mais famosas do país.
Penélope Bagieu
A HQ Uma Morte Horrível narra a história de Zoé, uma jovem de vinte e poucos anos, que está em uma vida totalmente estagnada e sem cor. Ela tem um emprego horrível como hostess, no qual passa horas do dia em pé aturando colegas arrogantes e clientes inconvenientes e um tanto abusadores.

     

Como se não bastasse, quando chega em casa ainda precisa suportar as grosserias de seu namorado desempregado. Todo dia Zoé vive a mesma rotina de sua vida monótona, sem coragem de mudar e dar um basta em toda essa situação.


Até que em certa data, no seu horário de almoço, ela percebe que há alguém a espiando pela janela. Movida de curiosidade e vontade de usar o banheiro ela vai até essa pessoa e aí sua história começa a tomar um novo rumo.

Somos então apresentados a Thomas Rocher, um escritor de sucesso, digamos, estranho. É claro que Zoé não sabe que se trata de um escritor de grande renome, já que ela nunca se interessou por literatura nenhuma, mas isso não impede a aproximação dos dois, e Thomas, que não tinha inspiração para iniciar uma nova obra, agora com a chegada da espirituosa protagonista, começa a escrever um livro que pode ser o seu mais novo sucesso.

Mas e o que acontece com a Zoé? Bom, não dá para falar muito do título sem dar alguns spoilers, então nada de mais detalhes da narrativa! Você vai precisar ler para saber o que rola.

A arte é muito fofa e apaixonante, os personagens são bem expressivos nos fazendo entender seus sentimentos e reações. Bagieu consegue nos envolver e nos prender a história de uma tal forma que você sente falta quando acaba. Mesmo que você não esteja acostumado com o tipo de literatura, tenho certeza de que você vai se impressionar! Só digo mais uma coisa: o final é sensacional!

Me despeço de vocês com a minha imagem preferida dessa HQ:  
                                                                 
                                                              
A HQ foi cedida pela editora Nemo, em parceria de divulgação do Grupo Autêntica.


Dados técnicos:

Título: Uma Morte Horrível
Autor: Penélope Bagieu
Tradutor: Fernando Scheibe
Ano: 2016
Editora: Nemo

LEIA TAMBÉM