Swift

Projetos Catarse - Parte I


Antes sempre que a palavra HQ era mencionada em alguma conversa imediatamente nomes como Marvel e DC surgiam na minha mente. Sim, devo confessar que ainda me considero uma iniciante neste mundo de quadrinhólatras, mas não posso negar minha sede em conhecer novos projetos e histórias. Talvez seja por isso que sempre me questionei onde as HQs nacionais se encontravam dentre este vasto universo.

Pensando nisso, resolvi me aventurar pelo Catarse e encontrar obras que estão tentando chegar as estantes por meio de financiamento coletivo. Atráves desta plataforma, leitor e artista se unem para que histórias sejam produzidas e novas narrativas sejam divulgadas.

Meio que por obra do destino, enquanto tentava escrever esse texto, meu caminho cruzou com três autores e suas respectivas obras, das quais falarei hoje. Com diferentes temas e abordagens, terei a árdua missão de explicar um pouco de cada projeto e quem sabe fazer com que você, caro tripulante, ajude-os a completar está missão. Lembrando, que esse será apena o início de uma série de textos onde abordarei inúmeros projetos disponíveis na plataforma. Então apertem os cintos e fique ligado!


Projeto retrata o poder feminino e intolerância religiosa

Idealizado pela roteirista Pâmella Avelar e pelo ilustrados Philip Feldrick, Metalqueen chega a plataforma no dia 08 de julho, pretendo buscar financiamento para uma série animada e uma HQ derivada intitulada A Fúria de Héris Thaliba.

Com o objetivo de contar a história desta organização formada por mulheres que se rebelaram contra as injustiças das quais eram submetidas e que se reuniram para lutar pelos seus princípios, Metalqueen não é uma sociedade justa. “Ela é extremista e sombria, mas possui suas características únicas que levarão o público a reflexão” - afirma, Pâmella Avelar.



O projeto será formado por seis curtas animados que serão disponibilizados no canal do youtube da Shadow Society Studios, produtora independente de animação criada pelos idealizadores do projeto. Sendo o lançamento previsto para fevereiro de 2018.

Trazendo problemáticas do cotidiano para este universo medieval, a obra além de entreter busca induzir há uma reflexão.

Ademais, para aqueles que quiserem se aprofundar na história, o projeto também produzirá uma HQ do primeiro episódio da série, onde será contado o passado tenebroso de Héris Thaliba, que inclusive será um dos brindes dados aos que contribuírem para o projeto.

Mais informações: https://goo.gl/ogQR1T
Facebook: https://www.facebook.com/sshadowsociety/


Em Projeto Osiris, uma equipe viaja no tempo para impedir que uma tecnologia caia em mãos erradas, provocando uma imensa disputa entre as maiores forças militares do mundo.
Produzido por Luke Negreiros e Wilton Santos, o projeto é uma minissérie dividida em seis partes que acompanhará a jornada desta equipe formada por agentes da inteligência norte-americana, um astronauta brasileiro e uma física-teórica taikonauta.
A obra pretende oferecer uma análise sobre relações pessoais de pessoas que detém grande poder político, assim como, o dilema entre as nossas necessidades afetivas imediatas e humanas, ou mesmos traumas familiares e confrontá-las com aquilo que pode garantir a segurança dessas relações pessoais criadas no primeiro momento.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:



Catarse: https://www.catarse.me/projeto_osiris
Facebook: https://www.facebook.com/projeto.osiris.br/


Um artefato misterioso irá reiniciar a guerra entre o Oriente e o Ocidente. 

Inspirada nas tensões políticas atuais, Bipolar tem sua história centrada no ano de 2045, onde o mundo - após um conflito conhecido como a Última Guerra - foi dividido em duas formas de governo: a União Ocidental e o Governo Popular Oriental

Diante deste cenário, conhecemos Charlie - uma jovem criptóloga que tenta descobrir a verdade sobre a misteriosa morte de seu pai - que é enviada para a missão Bipolar com ordens de decifrar as funções de um misterioso artefato encontrado próximo a fronteira entre os dois governos.

A graphic novel em dois volumes, é um projeto idealizado Renan RiveiroSamuel BonoDiogo Torres, Omar ViñoleRamon Saroldi. Ademais, a HQ  ainda contará com uma galeria de artistas convidados que deram suas visões pessoais sobre os personagens como Júlio Zartos, Lu Cafaggi, Eduardo DamascenoRenan Lima e Artur Rocha

Conheça um pouco mais sobre a HQ o vídeo abaixo:


Caso você queira apoiar o projeto é melhor correr, pois este se encerra nesta sexta-feira (07/07).

LEIA TAMBÉM