Swift

Resenha - Ciclo das Trevas: O Protegido


Acredito que todos os leitores sejam apaixonados pelos livros da Darkside. Mesmo que não sejam atraídos pelas narrativas, as maravilhosas edições de capa dura dão um espetáculo digno de cada centavo gasto com eles.

O post de hoje é sobre um desses livros, mas a paixão não foi só pela capa, mas sim pela obra toda, que também entrou para a minha lista de favoritos.

"O Protegido" é o primeiro livro da série "Ciclo das Trevas", de Peter V. Brett. A capa e o título me chamaram bastante a atenção e, depois que eu li a sinopse, não tive mesmo como resistir nem segurar o bolso. Foi compra e leitura obrigatória!

A narrativa nos trará a humanidade refém, mais uma vez. E o perigo da vez é que ao cair da noite, a única salvação para as pessoas são as proteções desenhadas em todos lugares possíveis, para que não sejam destruídos pelos terraítas, demônios que possuem habilidades de acordo com suas diferentes classes: terra, água, vento, fogo, madeira, pedra e areia.

O único objetivo dessas criaturas é consumir os humanos, num desespero de fome e sede de vingança. Mas, como sempre, nem tudo está perdido e chegou a hora de mudar as coisas. Três jovens resolvem se levantar contra essas criaturas.

O livro pode assustar um pouco numa primeira olhada. É realmente grande, mas se divide nas histórias dos três personagens principais, começando pela vida de Arlen, ainda menino, mostrando tudo o que se passa em seu lugarejo e o que o levou à decisão de enfrentar os demônios. Em seguida teremos a história de Leesha, uma menina que após ter seu sonho destruído, resolve se tornar uma mulher poderosa. Por último, veremos o que levou Rojer a também decidir se levantar contra essas criaturas que assolam o mundo.

"Arlen sabia que a maior arma dos terraítas era o medo. O que não entendia era que o medo assumia muitas formas. Em todas as suas tentivas de provar o contrário, Arlen ficara aterrorizado com a solidão. Queria alguém, qualquer um, que acreditasse naquilo que estava fazendo. Alguém para lutar com e por ele."

Nesse primeiro livro, Peter consegue prender muito o leitor e a ansiedade fará com que as páginas sejam rapidamente devoradas. Tudo bem direto e sem enrolações. Outro aspecto que muito bom é que não dá para ficar tentando adivinhar o que vai acontecer. Sério, se você quiser tentar, garanto que vai errar bastante. Eu acertei pouquíssimas coisas do que supus para os capítulos seguintes.

Finais felizes. Ah, essas coisas quase nunca acontecem em "Ciclo das Trevas". Não pense que vai ser aquele clichê de personagens principais que conseguem se superar na hora H, sobrevivendo e salvando o mundo. Eles falharão em algumas coisas e o leitor vai sentir a dor junto com eles.

Ainda falando sobre os personagens, a evolução deles é muito bem construída e, quando o livro chega ao final, é impossível não ficar satisfeito com a vida adulta deles. Não necessariamente com as escolhas de seus caminhos, mas pelo que se tornaram.

Brett se preocupa em explicar as coisas para modelar um universo crível, mas confesso que achei alguns pontos um tanto superficiais e talvez até mesmo alguns furos, principalmente em questão às proteções e habilidades dos demônios, mas talvez isso seja resolvido nos próximos títulos, então eu deixarei para falar mais sobre eles posteriormente.

"Há um mundo inteiro lá fora para aqueles que desejarem desbravar a escuridão."

As últimas páginas não têm um plot twist para deixar o leitor desesperado pelo próximo volume, mas é muito persuasivo e com certeza despertará o desejo pela continuação da série. Parabéns ao autor que se fez ganhar pelo conteúdo da história e não pelos ataques cardíacos dos leitores, gosto assim.

Aqui no Brasil já temos os dois primeiros volumes lançados e o terceiro — A Guerra da Luz — sairá ainda no final deste mês. Eu até comecei a ler “A Lança do Deserto”, porém precisei furar a fila com outras leituras que tinham prazo para resenha, então ainda não terminei. Mas esse fica para um próximo post porque com certeza eu voltarei a aclamar essa série por aqui!


Título: O Protegido (Ciclo das Trevas #1)
AutorPeter V. Brett
EditoraDarkside (2015)

LEIA TAMBÉM