Swift

Guia de Sobrevivência: Bienal do Livro Rio 2017




Quinta-feira, dia 31 de Agosto de 2017, se iniciará o maior evento literário do país, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro! Nós aqui, estamos extremamente ansiosos e contando os dias  — literalmente, através do Instagram e Facebook — para poder participar e compartilhar com vocês um pouco mais desse evento maravilhoso.
Nosso treinamento de astronauta nos capacitou a sobreviver em muitas condições e, para aproveitar esse evento ao máximo, trouxemos algumas dicas, tanto para você que é novato, quanto para você que é veterano, mas que ainda tem alguma dúvida ou caiu em algum esquecimento.   

COM QUE ROUPA EU VOU?

O ideal é ir o mais confortável possível. Pode ser de calça jeans ou leggin, bermuda, saia, vestido, whatever o importante é você se sentir bem durante as horas do evento. O calçado segue a mesma linha, vá preparado para correr maratonas. Ou seja, no fim o conforto ganha da beleza! 


COMO CHEGAR?

Esse ano, a chegada para a Bienal está bem mais fácil, pois o Riocentro recebeu duas estações do BRT (Olof Palme e Riocentro) em frente ao seu portão principal. Além disso, o metrô é ligado ao BRT pela estação Jardim Oceânico.

Embarque em qualquer estação do Metrô Rio e siga pela linha 4 até a estação Jardim Oceânico, lá procure a saída "C", que dá acesso ao Terminal do BRT. Na plataforma pegue o BRT 53 - Sulacap Expresso e siga até a estação Morro do Outeiro. Nessa estação, faça uma baldeação e pegue BRT 51 Expresso ou BRT 41 Parador sentido Terminal Recreio, via Riocentro. O tempo de viagem é de aproximadamente 35 minutos.

Como voltar: A partir das estações Olof Palme ou Riocentro, o BRT permite integração com linhas que deixarão na Zona Norte e Oeste, além do metrô que dá acesso ao Centro e à Zona Sul

ATENÇÃO: Durante a Bienal do Livro, de 31 de agosto até 10 de setembro, a Linha 41 - Expresso Madureira x Terminal Recreio fará paradas nas estações Riocentro e Olof Palme, que estão localizadas em frente ao local do evento. Além disso, nesse período, a linha também vai operar aos sábados, domingos e no feriado do dia 7 de setembro.

Para quem quiser pegar um táxi, a Bienal tem parceria com o aplicativo 99Taxis, que dá R$ 25,00 de desconto na corrida com o cupom BIENALDE99. Mas atenção, porque só é válido para novos usuários e o prazo de validade é de 00h do dia 01/08/17 até às 00h do dia 10/09/17.

Mais informações sobre o trajeto - www.bienaldolivro.com.br/como-chegar.php

COMO SOBREVIVER À FILA?

Se tem uma coisa que brasileiro gosta, isso é fila. Não importa a hora que você chegar, já haverá uma fila no portão, esperando a abertura. E, meus amigos, quando aquele portão abre é uma correria que você nem imagina — ou até já sabe e é participante assíduo, certo?! Então, se você quer conhecer algum autor, não pense que será assim tão fácil. Vá o mais cedo possível para a Bienal! E se quer garantir mesmo, compre seu ingresso online. Não há maior praticidade! Até mesmo porque a fila para compra de ingressos é quilométrica! Garanta o seu pelo site: www.bienaldolivro.com.br/ingressos.php


CORRE PRA SENHA!

Agora é a hora de mostrar tudo o que você aprendeu com os Jogos Vorazes! Nos dias de autógrafos, a Bienal vira uma trincheira de guerra e quando os portões dos pavilhões abrem, há apenas um objetivo: chegar vivo à central de senhas! Então se liga nessas dicas:

O pavilhão mais próximo
A entrada pelo pavilhão Laranja te deixará mais próximo da central de senhas, basta cortar pelo meio do pavilhão e seguir para a esquerda, quando chegar antes de entrar no pavilhão azul!

O calçado
Se você pretende conseguir uma senha, nada de salto e nem chinelo! O macete é o tênis, principalmente se você tiver um daqueles especiais para corrida! Porque se você cair... já era — é morte certa por pisoteamento!

Os acessórios
Não vá com nada que te atrapalhe no meio da corrida ou que permita você se prender em alguma coisa, como bolsas, câmeras penduradas, cordões, nem celular na mão. Você precisa estar livre para ser mais rápido.

O preparamento físico
Ainda dá tempo de praticar uma corridinha leve até o dia do autor que você quer o autógrafo. Pega o cachorro, chama um amigo e vai dar treinar o passinho pra não morrer nos dois primeiros metros da maratona — assim como eu morreria.

Correr
Fora a isso, o importante mesmo é correr muito! Corra desembalado e sem olhar pra trás. Foca na central de senhas e vai com tudo. Só cuidado pra não cair e morrer.

Caso você tenha um escudo do Capitão América, pode ser bem útil para a sobrevivência nessa batalha pelas senhas. Estou pensando seriamente em levar o meu...


O QUE LEVAR?

Comida, comida e mais comida!
A Bienal conta com uma praça de alimentação com variedades de lanches e mais alguns carrinhos espalhados pelos pavilhões. Porém, tudo é vendido por um preço bem salgadinho, então se você quer economizar, leve seu lanche e sua água! Claro, que não precisa carregar muita coisa para não ficar pesado, mas quanto mais economizamos na comida, mais livros levamos para casa! 

Casaco
Por ter muitas pessoas e estarmos sempre em movimento, dificilmente sentimos frio. Porém, quando fazemos aquela pausa para descansar, aí percebemos a potência do ar condicionado. Então, não esqueça seu casaco! 

Remédio
Amigos, o Riocentro vira praticamente uma arena em época de Bienal do Livro. As dores virão, isso é inevitável! Então não esqueça o Dorflex, a dipirona, maracugina, enfim, o analgésico e o calmante que você está acostumado, porque vai ser necessário!

Powerbank
Se você quer registrar o seu momento na bienal, não esqueça de levar um powerbank! Por mais que tenham algumas tomadas nos pavilhões, há uma guerra para conseguir usá-las e é mais sangrenta do que a Guerra dos Tronos. Se você pode investir, compre um modelo legal porque que vale a pena, assim você não perde a oportunidade de tirar aquela foto com a galera, com o autor, e nos estandes maravilhosos. 

PECHINCHANDO OS LIVROS

Sabemos que nós leitores não temos limites quando se trata de livros, então para não extrapolarmos precisamos nos controlar através de wishlist. Aqui vai mais uma dica: monte uma lista com os livros desejados e o preço normal dele, para saber se vale a pena comprar na Bienal ou se é melhor esperar e pagar mais barato.
Mas a dica master mesmo é: Dia 10 de Setembro tem promoção aos montes, sim senhor! Último dia do evento você sempre vai encontrar livros em promoção, pois as editoras não querem carregar muita coisa de volta, e quem faz a festa somos nós!


PONTOS DE ENCONTRO

Dentro do Riocentro, o sinal das operadoras de celular não funciona muito bem, então dificilmente você vai conseguir ficar se comunicando com os seus amigos. Sabendo disso, ao chegar na Bienal, marque um lugar e horário para encontrar seus amigos. Por mais que vocês não planejem se separar, a vida irá separá-los, não há como evitar. Ah, evite marcar em frente aos estandes, pois eles ficam tão lotados que fica bem difícil achar alguém por lá, é mais fácil marcar entre um pavilhão e outro ou algum outro local de mais fácil acesso.


EVENTOS

Como esperado, a Bienal deste ano está lotada de eventos interessantes! São tantas programações, tantos autores, tantas conversas… a gente precisa se organizar para aproveitar um pouco disso tudo! Pensando nisso, faça uma lista com os eventos que chamam sua atenção, dia, local e horário. Assim você consegue adequar cada um à sua disponibilidade. Para informações sobre eventos e horários acesse: www.bienaldolivro.com.br/distribuicao-senhas.php

Para outras informações, nós liberamos várias dicas durante o dia, nas nossas redes sociais. Siga a nossa transmissão pelo Instagram, Twitter e Facebook, para ficar a par de tudo o que está rolando e como sobreviver no meio de tanto livro!

LEIA TAMBÉM