Swift

Tudo o que você precisa saber sobre 'Os Defensores'


Estreia nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, Os Defensores. Finalmente o universo televisivo da Marvel irá se reunir, fazendo com que Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro se unam diante de uma grande ameaça que espreita a cidade de Nova York. Diante disso, resolvi selecionar alguns fatos interessante sobre essa equipe que pode não ser tão famosa igual aos Vingadores ou X-Men, mas possui uma história riquíssima e inúmeras peculiaridades. Ficou curioso? Então confira a matéria.

A ORIGEM

Com o objetivo de dar continuidade a histórias de personagens que tiveram suas revistas canceladas (Doutor Estranho e Surfista Prateado), Rob Thomas criou uma série de crossovers  que naquela época não eram tão comuns — com alguns personagens famosos, como Namor e o Incrível Hulk. Dessa forma, nascia em dezembro de 1971, "Os Defensores", sendo seus membros-fundadores: Doutor Estranho, Hulk, Surfista Prateado e Namor. Juntos, eles combatiam ameaças em prol da Terra, lutando contra seres de outros mundos, sobrenaturais e de universos paralelos.

A primeira aparição oficial como equipe ocorreu na Marvel Feature #1
Vendo potencial na equipe, a Marvel deu cartão verde para que fizesse sua primeira aparição oficial como grupo em Marvel Feature #1, onde Doutor Estranho reunia um time especializado de heróis para combater um mago chamado Yandroth.

UM RELACIONAMENTO COMPLICADO


Como disse anteriormente, a criação do grupo surgiu de uma série de crossovers. Contudo precisamos falar como esse grupo se encontrou e decidiu combater ameaças juntos. Diferentemente, do que muitos acham, Os Defensores não se reuniram por vontade própria, na verdade Doutor Estranho conseguiu manipular Hulk e Namor para que estes o ajudassem a combater um grupo de monstros demoníacos chamados Imortais  pondo assim um ponto final na história de sua revista que já havia sido cancelada. Contudo, logo após algumas missões, o Gigante Verde e o Príncipe Submarino decidiram se afastar e nunca mais trabalhar juntos.

A verdade é que os fundadores nunca foram muito um com a cara do outro, diferentemente de equipes como Quarteto Fantástico e X-Men, que possuem um forte laço. Entretanto, com o passar do tempo, eles decidiram dar mais uma chance e finalmente se reuniram, sendo o Surfista Prateado o último a se aliar ao grupo.

O SURGIMENTO DO NOME

Nem Rob Thomas tem certeza de como surgiu. Veja bem, como já foi falado antes, a ideia inicial era criar um novo título para que personagens sem revistas pudessem fazer parte de uma trama. Nunca houve um planejamento em criar realmente uma equipe, as coisas foram apenas acontecendo. Thomas uma vez especulou que Stan Lee seria o responsável pelo nome, mas que não tem certeza absoluta.


Apesar do nome não ser lá essas coisas e não possuir aquele impacto como o nome de certas equipes. O que podemos afirmar é que os personagens compensam e conseguem dar conta do recado.

UMA GALERA QUE JÁ FEZ PARTE


Uma das coisas mais interessantes dessa equipe é a transitoriedade de personagens que que passaram por ela. Tal diversidade é demonstrada em "Defensores Secretos", um spin-off da séries do Doutor Estranho, que ocorreu nos anos 90, onde podemos ver Wolverine, Capitão América e até mesmo Homem-Aranha participando do time.

A TRETA COM OS VINGADORES


Muitos podem não saber, mas esses dois grupos entraram em uma briga pesada em "Guerra Vingadores / Defensores", crossover composto por oito edições publicado durante os anos 70. Na trama, as duas equipes entram em conflito em razão das manipulações de Loki e Dormammu, que tinham como objetivo destruir as duas equipes e fazer com que a Terra fosse absorvida pela Dimensão Negra. Ainda bem que as equipes perceberam o plano a tempo.

TRAMAS SOBRENATURAIS

Os Defensores sempre estiveram envolvidos com ameaças e problemas sobrenaturais, que não eram geralmente enfrentados por outros grupos. Desde forças ocultas, magos megalomânicos ou uma legião de demônios, a equipe já enfrentou sua parcela de dificuldades. Um dos arcos mais interessantes é "Os Defensores #100: Inferno na Terra", onde os personagens tem que enfrentar ninguém menos do que Satã, isso mesmo. 

Não é qualquer equipe que consegue enfrentar o tinhoso
Aliás, o que não falta são vilões estranhos nas histórias dessa equipe como os Cabeças, Mephisto, Nebulon ou a Gangue da Demolição. Um mais bizarro que o outro.

ALGUMAS DIFERENÇAS COM A HQ


É importante mencionar que a adaptação realizada pela Netflix trará algumas diferenças com a trama da equipe nos quadrinhos. A primeira delas é que a adaptação terá um foco muito mais urbano e real, o sobrenatural ainda está presente, mas de forma bem moderada, então pode esquecer vilões ou ameaças bizarras como mencionadas no item anterior. 

Outro fator que vale a pena ser esclarecido é que tanto Jessica Jones como Demolidor nunca fizeram parte da equipe. Pode acreditar, ambos os personagens em nenhum momento se envolveram com o grupo nas HQs, mas na adaptação para a TV conseguiram entrar para o squad. Já Luke Cage e Punho de Ferro tiveram mais sorte e participaram de algumas missões

Seguindo adiante, já foi revelado que Sigourney Weaver irá interpretar a  vilã principal da trama, cujo o nome é Alexandra. Porém, a personagem, conforme informado na San Diego Comic Con, foi especialmente criada para a série. Sabemos que ela será uma mulher de negócios e que possui ligações com o Tentáculo, o que torna tudo ainda mais misterioso.

UMA NOVA HISTÓRIA


Com o lançamento da série neste ano, a equipe ganho uma nova história com os personagens da adaptação, intitulada The DefendersCom roteiros de Brian Michael Bendis e arte de David Marquez e ainda sem previsão de lançamento no Brasil. A trama acompanha o quarteto se unindo para enfrentar o vilão Kid Cascavel. Definitivamente é uma atitude bem inteligente da Marvel em reinventar a equipe para que seu universo televisivo seja introduzido na HQ.

LEIA TAMBÉM