Swift

Autores nacionais que você precisa conhecer!


A Bienal 2017 acabou e por aqui o clima é de saudade. Mas se tem alguma coisa que ela deixou de herança — fora as dores no corpo e a falência — foi o conhecimento e a experiência literária incomparável — quer maior riqueza? 
Há algum tempo eu venho desconstruindo uma característica horrível que eu tinha e, apesar da vergonha, irei lhes contar: um enorme preconceito com autores brasileiros. Claro que conheço, respeito e admiro escritores antigos como Pedro Bandeira, Machado de Assis ou Clarice Lispector, por exemplo, afinal eles são autores aclamadíssimos e não há dúvidas da qualidade de suas obras, mas estou falando de autores de romances atuais, de literatura jovem, ficção e até mesmo fantasia. Eu não acreditava que existiam obras nacionais atuais que fossem boas, mas estava errada, melhor dizendo, erradíssima! E se tem uma coisa que confirmou ainda mais essa minha mudança de conceito, foi o privilégio de conhecer alguns desses escritores e suas obras de perto.
Então, após essa longa introdução eu lhes digo, hoje apresentarei alguns desses escritores que se tornaram autores excelentes e que talvez vocês já tenham ouvido falar, mas quem sabe também nunca deram atenção ou até mesmo não tiveram a honra de conhecer. Sem mais delongas, vamos às apresentações: 

Carina Rissi

Apesar dela ser uma das autoras nacionais mais populares, eu nunca tinha dado a chance para seus livros até pouco tempo. E tenho uma coisa a dizer: MARAVILHOSA! Carina tem um jeito de escrever tão envolvente que você não consegue largar seu livro. Uma dica: Nunca inicie um livro dela à noite, senão você com certeza não irá dormir até acabar!
Na Bienal, ela estava lançando seu novo livro, Menina Veneno, uma releitura de Branca de Neve contada pela madrasta, a Rainha — que afirma dizer que não é má. 

Frini Georgakopoulos

Essa aí dominou a Bienal inteira! Difícil era participar de algum encontro com autor que ela não estivesse mediando, foi a dona da coisa toda mesmo! E quem teve o prazer de conhecê-la, se apaixonou com certeza! Com uma simpatia e um bom humor contagiante, Frini conquistou inúmeros fãs — e eu sou uma delas. Sua obra é Sou Fã e Agora? e vai falar de situações e sentimentos que nós, apaixonados por livros, filmes e séries estamos muito acostumados a vivenciar, nos ajudando a refletir o porquê de gostarmos tanto das histórias e dos personagens. Claro, tudo com bastante bom humor. Impossível não se identificar! E aguardem, seu próximo livro será uma releitura de clássicos de terror, contando com quatro clássicos e quatro autores: Frini, Raphael Montes, Carolina Munhóz e Raphael Draccon. Detalhe, provavelmente será lançado perto do Halloween  já posso surtar? 

Iris Figueiredo

Uma das mais novas escritoras nacionais da editora Seguinte, lançará seu novo livro em breve. Ainda não se sabe o título, mas ela muito prontamente nos contou do que se trata sua nova obra. Nas palavras da autora, o livro “é sobre uma menina que está no primeiro ano da faculdade e tem muitos problemas com a família. Depois de uma briga com a mãe, ela sai de casa e vai morar na casa da melhor amiga. Só que o irmão da melhor amiga é a paixão dela desde sempre. Eles acabam se aproximando, mas nesse meio tempo ela tem crises graves em vários momentos que a paralisa e apesar de não saber muito bem o que está acontecendo, ela precisa lidar com todo esse turbilhão dentro dela. O livro vai falar bastante sobre família, amizade e saúde mental”. Já estamos contando os dias e juntando o dinheiro para o lançamento!

Paola Scott

Você olha pra ela e já vê que é uma Diva! Apesar de não estar acostumada com o gênero romance erótico, Paola me deixou com muita vontade de conhecer suas obras e me aventurar um pouco por esse gênero, até então, desconhecido para mim. Já começando pela sua motivação, ela sentia falta de romances com mulheres na fase madura, então decidiu escrever. Isso é admirável! Ou ela ficava sentada esperando alguém escrever algo que a representasse ou escrevia seu próprio livro. Que bom que ela escolheu a segunda opção! Ainda há muito preconceito com o gênero erótico no meio da literatura e isso é lamentável. Afinal, você não precisa gostar do gênero, mas não cabe desconsiderar. Paola escreve maravilhosamente bem, vem ganhando muitos fãs e tenho certeza de que você ainda vai ouvir muito seu nome por aí. 

Marina Carvalho 

Com oito livros publicados, Marina é uma autora que já conquistou um grande espaço no ambiente literário brasileiro e seu grupo de fãs só aumenta. Eu mesma saí da Bienal com três livros dela e já adianto que em breve haverá resenha rolando por aqui! Seu oitavo livro foi lançado na Bienal e se chama A História de Malika. Se você ainda não a conhece, não perca tempo! Pegue um dos títulos dela e pronto, vai virar fã!

Vitor Martins

Nessa onda de Youtubers escrevendo livro, Vitor veio pra mostrar que há literatura de qualidade nesse meio, sim! Quinze dias é o primeiro livro do cara e segundo o autor, o livro “conta a história de Felipe que é jovem, gay, gordo, melancólico e cheio de crises existenciais (ele é engraçado, eu juro).” Se eu comprei? Claro e em breve vocês lerão mais sobre ele, aqui na nossa transmissão.

Eric Novello 

Tivemos o prazer de conhecer esse escritor no encontro de leitores da editora Seguinte. Se você ainda não leu nenhuma obra de sua autoria, provavelmente já leu alguma das que ele traduziu ou editou. Pois é meus amigos, Eric é multitarefas! E seu mais novo livro, Ninguém Nasce Herói, já me chamou atenção pelo título, e ao ler a sinopse eu juro que até me arrepiei. Mas quem vai trazer mais detalhes sobre ele por aqui, será o Miguel, que ganhou o livro, autógrafo e selfie — e talvez eu esteja com um pouco de inveja!

A.C. Meyer

Essa mulher é poderosa! Sua série de livros After Dark vendeu milhares de cópias em todo o Brasil. Inclusive Encantada por Você, quarto volume da série, foi eleito o melhor romance de 2016, pelo iBooks. Seu novo livro se chama Cadu e Mari, que conta a história de um romance entre a secretária de uma grande revista de moda e seu chefe, abordando as dificuldades, preconceitos e intrigas que terão que vencer para vivenciar este amor.  

Raphael Draccon 

Eu sei, eu sei, Raphael dispensa apresentações para qualquer leitor ávido, mas caso você não habite no mesmo país que eu e ainda não tenha ouvido falar desse maravilhoso escritor, sinta-se apresentado. O cara é tão poderoso que foi considerado pela revista Isto É como um dos dez autores brasileiros mais influentes do atual mercado brasileiro literário. É muito poder mesmo! Miguel — que é um dos maiores fãs do escritor — também trará mais sobre as obras dele, em breve.

Carolina Munhóz

Falando no poderoso Draccon, eu não poderia deixar de mencionar a sua poderosa, carne e unha, alma-gêmea, maravilhosa, princesinha do pop — Carolina Munhóz. Eu juro que se você procurar simpatia no dicionário, verá a foto da Carol na definição. Ela é sensacional! Seu mais novo livro se chama Por um Toque de Magia e faz parte da Trindade LeprechaunImagine um mundo onde Leprechauns existem e inclusive são donos das marcas que você usa, comandam os canais de televisão que você assiste, criam os aplicativos de celular que você baixa... Que loucura não? E amor também!
Carolina consegue nos envolver em seus mundos ficcionais de tal maneira que quando acabamos o livro ficamos em desespero querendo mais!  Ah e tenho uma surpresinha para vocês, essa linda gravou um vídeo especial para nós, confira: 

video

Tripulação, essa foi minha breve redenção. Eu tenho ainda muitos outros autores maravilhosos para lhes apresentar, mas a matéria ficaria gigantesca, então em uma outra hora trarei por aqui mais maravilindos escritores que nos encantam e que nos fazem viajar e sonhar.
Por enquanto não perca tempo, adquira já as obras desses queridos que apresentei hoje e fique atento às nossas transmissões, pois muitas resenhas, desses e de outros brazucas, estão por vir.

LEIA TAMBÉM