Swift

Crítica: Esta é a Sua Morte - O Show (sem spoilers) 🔞


Na semana passada, a convite da Cineart Filmes, tive a oportunidade de assistir ao filme ‘Esta é a Sua Morte - O Show’ (This Is Your Death), dirigido pelo Giancarlo Esposito e antes de mais nada, vou adiantando que é um filme pesado, mas muito bom! Daqueles que te coloca para pensar sobre a vida. Confira a crítica sem spoilers!

Atenção: no Brasil, o filme está com classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Na trama, Adam Rogers é um apresentador que logo depois de presenciar um assassinato e um suicídio enquanto ainda estava no ar, ele desenvolve um novo reality show inédito onde as pessoas ganham dinheiro para se matarem ao vivo. A iniciativa do programa nomeado de ‘Esta é a Sua Morte’ gera muitos protestos, mas também faz bastante sucesso a ponto de ficar em primeiro lugar na audiência. No início, o intuito era de chocar o espectador com as mortes e fazê-los pensar no valor da vida, mas ao passar dos resultados de audiência, o objetivo acaba se tornando outro.


Se você acha que o filme faz apenas uma abordagem ao sensacionalismo dos programas de TV, está enganado! A história vai muito além disso. Ele aborda muitos outros contextos que se relacionam diretamente com o clímax.

A abordagem sobre suicídio é pesada e as mortes são super expostas e escancaradas na tela. A direção não poupa detalhes! São mostradas sem cortes para termos as mesmas impressões e os mesmos sentimentos do público que está assistindo o programa. Esse jogo nos faz imergir ainda mais na história, fazendo com que você saia do cinema chocado e refletindo sobre o que você acabou de assistir.


Podemos dizer que o filme se divide em três histórias distintas: a do Adam Rogers (Josh Duhamel), o apresentador do programa; da Karina (Sarah Wayne Callies), irmã do Adam e também enfermeira e ex-viciada, e do Mason (Giancarlo Esposito), um homem na faixa dos 55 anos que está passando por dificuldades financeiras com sua família. Acompanhamos a trajetória desses três personagens que se esbarram em alguns momentos e se encontram definitivamente no final para um desfecho inusitado.

Além disso, também é mostrado o relato de vida da maioria dos personagens que se suicidam. Cada um seu motivo, presenciamos os desesperos e a desesperança de pessoas que simplesmente resolvem desistir de viver.

Outro ponto que também me chamou muito a atenção, foi o trabalho de som, que em muitos momentos que não precisava ter nada, ele aparece com um tom pesado e sombrio deixando a história ainda mais carregada, reforçando o drama.


No quesito atuação, aplaudimos de pé o ator, e também diretor do filme, Giancarlo Esposito (mas isso nunca é novidade ©), e acho que pela primeira vez na vida vejo o Josh Duhamel (Capitão Lennox, Transformers) em uma performance magnifica e bem explorada. Sarah Wayne Callies (Lori Grimes, The Walking Dead) e Famke Janssen (Jean Grey da trilogia X-Men) também dão um show de atuação.

‘Esta é a Sua Morte - O Show’ é um daqueles filmes que você precisa assistir e que vai te fazer pensar na sua própria vida e na do próximo de uma forma tão pesada que mesmo depois de assistir, você ainda irá lembrar-se da sensação durante muito tempo.

O filme estreia dia 21 de setembro, não percam!


LEIA TAMBÉM