Swift

Livros que nunca terminamos


Sabe aquele livro que você sempre quis ler, até começa, mas depois de algumas dezenas de páginas não consegue terminar? Hoje vamos falar desse sentimento.

Sempre tem um livro que você já começou a ler uma dúzia de vezes, mas por algum motivo nunca consegue terminá-lo. Às vezes não é o momento certo, ou então você não consegue se concentrar na leitura.

Claro, tem livros que são ruins mesmo. Mal escritos, não tem uma trama boa ou você claramente não se identifica com a história contada. No entanto, este não é o caso. Vamos nos ater a obras que consideramos boas, nos interessam mas por algum motivo não ‘nos pega’.

Eu mesmo tenho um desses, é O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder, já comecei a lê-lo umas 4 vezes, mas sem sucesso. O pior é que gosto dessas literaturas filosóficas. Tem outro livro do mesmo autor que eu adoro, O Dia do Coringa. Baita livro, super-indico.

Começo a ler muito empolgado, saboreando cada página, viajando na filosofia que Jostein nos traz, mas chega um momento em que dá um estalo no cérebro, que me perco todo e a cada linha que passo os olhos, a vontade de terminar o livro vai se esvaindo.

Acho que não serei o primeiro nem o último com essa falta de motivação em relação a uma obra. Como disse anteriormente não é o autor ou a história, mas apenas o momento. Fator este determinante em qualquer tipo de entretenimento que você tenha acesso. Contudo, penso que tal obstáculo um dia possa ser completado

Faz anos que tentei completar essa jornada e creio que está na hora de tentar novamente. Um famoso orador americano chamado Zig Ziglar uma vez disse "As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente". Sim, essa associação pode parecer um tanto quanto estranha, mas exemplifica meu sentimento através destes texto. O simples ato de não completar uma leitura, assistir um filme ou até mesmo uma tarefa não quer dizer que futuras tentativas devam ser deixadas de lado. 

Você pode passar na frente outros 10 livros que você nunca leu e mesmo assim a vaga lembrança daquele livro inacabado sempre volta a assombrá-lo. Meu conselho? Devore todos os lançamentos e sequências que você ama sem medo.

A verdade é que todos nós um dia iremos ler os nossos "O Mundo de Sofia", só precisamos estar no momento certo.

E você, qual livro que você sempre tenta ler e nunca consegue terminar?

LEIA TAMBÉM