Swift

Guia de Sobrevivência: Black Friday


Black Friday é a data mais aguardada para os consumistas de plantão - eu mesma -, mas até para quem não é viciado em compras, essa data pode ser um socorro para aquele item que queremos há um bom tempo, mas o preço salgado não nos permitiu comprar.
Nos últimos anos esse evento de promoções tem ganhado popularidade entre o povo brasileiro, porém muitas pessoas ainda não estão acostumadas e acabam ficando um tanto perdidas. Mas calma, não criemos pânico, hoje trago para vocês Dicas de Sobrevivência Black Friday que te ajudarão não só a sair vivo dessa, como também ajudará a fazer boas compras.  

WISHLIST

A primeira dica não poderia ser outra, faça uma lista do que você precisa comprar. Se você não tiver nada em específico que deseja - coisa que acho difícil - aí aproveita o passeio e compra o que te chamar atenção, mas se você estiver namorando alguns produtos há um bom tempo, faça uma lista e escreva cada um deles. A promoção às vezes pode ficar tão louca que você vai sair comprando o que ver pela frente e quando for notar, tem um Panda-gigante chegando em sua casa e o que você precisa de fato, terá esquecido. 


LEVANTAMENTO DOS PREÇOS

Seguindo a dica da Wishlist, faça um levantamento dos preços do produto que você deseja. Afinal, se queremos muito uma coisa, estamos sempre pesquisando pra saber quanto o produto está não é mesmo? Então se soubermos o valor dos produtos que desejamos, não seremos enrolados pela propaganda. Muitas pessoas reclamam que no Brasil a black friday é pura enganação, mas posso te dizer que só é enganado quem não se prepara ou não pesquisa antes. É claro que muitas lojas - físicas ou online - se aproveitam para aumentar o valor do produto e depois abaixar para assim pensarmos que é uma boa promoção, mas se tivermos atentos aos preços, saberemos identificar a real da falsa promoção. 


CRIE SUA ROTA DE GUERRA

Essa dica é tanto para loja física quanto para loja online. Com a sua wishlist pronta, você fará um levantamento dos preços anotando as lojas em que você pesquisou. Assim você saberá em quais delas procurar o produto desejado. Mas para lojas online você deve ter um cuidado maior para a sua segurança. Então pesquise a confiabilidade do site se este não for muito conhecido, cuidado com links falsos e se assegure de que devoluções são permitidas. 

A NOITE É UMA CRIANÇA

Fiquem atentos, black-friday acontecerá na sexta-feira dia 24 de novembro, mas as promoções online não esperam o dia amanhecer, então à meia-noite a internet vai à loucura. Pra você entender o nível, os sites fazem fila de espera! A minha dica é, pegue o café, abra as páginas dos sites desejados e atualize até a hora que o dia virar. Se você conseguir entrar no site sem a fila, já pesquise o que você quer e se tiver realmente um preço absurdamente barato, faça o boleto ou finalize a compra o mais rápido que puder. As melhores promoções esgotam rapidíssimo, então se você tiver seguido as dicas anteriores, já estará mais seguro de estar fazendo uma boa compra.


ATENTE-SE AO HORÁRIO

Se você não consegue chegar na hora da abertura das lojas, tente garantir os produtos mais desejados online. Mas se você está com tempo livre, não deixe para chegar muito tarde, semelhante às lojas online, os melhores produtos sempre esgotam mais rápido. Outra coisa, às vezes ficamos tão distraídos que esquecemos da hora e não conseguimos olhar tudo o que queríamos por falta de tempo, então atente-se ao tempo que você tem para cumprir a sua missão com êxito.


CONVOQUE SEU SQUAD

Não dá para ir à guerra sem o seu esquadrão, e não há como enfrentar a black friday sem o seu squad - até é possível, mas com companhia é bem mais fácil. Tanto na loja online quanto física, é mais fácil obter vitória se tiver alguém para te ajudar. Se for na loja online, vocês podem se dividir em sites e ir avisando um ao outro sobre as promoções. Na loja física, vocês também podem se dividir e assim se um encontrar o produto que o outro deseja já o garante antes que acabe. Sem falar que com um squad formado, pode rolar aquele revezamento de fila, assim o tempo acaba sendo mais útil. Vale chamar os sobrinhos e os primos pra ajudar a capturar os produtos, só não vá perder a criança.


UNIFORME DE GUERRA

Se você vai se restringir às lojas online o bom e velho pijama será o ideal, mas se você for de fato ao campo de guerra, tem que se preparar para a experiência ficar mais leve possível. Por isso, minha dica é que vá o mais confortável possível. O ideal é que vá de calçado fechado, para evitar aqueles indesejáveis pisões no pé, então o seu tênis mais confortável será ideal. A roupa segue a mesma linha, não adianta focar muito na beleza e passar um dia desconfortável, então use aquilo que vá te deixar o dia inteiro bem e leve. Sobre o que levar na bolsa, primeiramente não esqueça  dinheiro e/ou cartões de crédito, depois disso lembre-se de sua wishlist com os preços e lojas anotados e carregador de celular - se tiver powerbank melhor ainda!

MANTENHA A SANIDADE

Pode parecer, mas não é um apocalipse zumbi!

Esse é o ponto principal, não vamos nos esquecer que se tratam apenas de compras e que as pessoas são mais importante que as coisas. Não há porque travarmos brigas desnecessárias. Se todos mantiverem a educação, não haverá motivos para ser um dia estressante.


Crie limites

Ao menos que você seja rico - que não é o meu caso - estipule um limite para gastar. As coisas podem fugir um pouco da possibilidade financeira se não estipularmos um limite e nos atentarmos à ele, ainda mais se você for utilizar cartões de crédito. Não esqueça que na hora é ótimo comprar, mas quando chega o boleto é só dor e sofrimento. E mesmo que você tenha se preparado pra esse momento e juntado uma grana, lembre-se de que só tem duas mãos.


Pit stop

Não esqueça de parar para se alimentar, hidratar e descansar. Não adianta fazer ótimas compras e ficar com a saúde debilitada. São apenas coisas, o seu bem-estar é muito mais importante!

Imagem relacionada

Espero que esse guia possa ajudar muito a cada um de vocês com seu dia de compras. Se você tem alguma dica que esqueci de mencionar, comente aqui e vamos nos ajudar! 

LEIA TAMBÉM