Swift

Resenha: Ecos


Recebemos recentemente pela maravilhosa DarkSide Books, o livro Ecos, e preciso dizer  — antes de tudo mesmo — que de cara já me apaixonei. Uma história que mistura conto de fadas um tanto dark com fatos históricos, embalando tudo em muita música… ah, como eu precisava ler esse livro! 

Se você é apaixonado por música como eu, embarque nessa aventura sem medo algum pois você irá se encantar. E mesmo à você — caro alienígena —, que não é muito chegado à música, eu garanto que ainda sim se sentirá tocado com essa história. Ecos é um livro lindo, tocante e encantador, e um dos melhores do ano sem sombras de dúvidas. 

A aventura se inicia cinquenta anos da Segunda Guerra Mundial, quando o pequeno Otto se perde durante um pique esconde. O menino fica tão absorto no livro que comprou de uma cigana, que acaba perdendo a noção do tempo e se adentrando mais à floresta. Quem o acha são as três irmãs Eins, Zwei e Drei que acabam por ser as personagens de seu novo livro, meninas que foram aprisionadas na floresta por uma bruxa má. Elas então oferecem ajuda, para que Otto encontre seu caminho, porém com uma condição, ele carregaria o espírito das irmãs em sua gaita. 


“Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite

Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado.”

Anos depois, em Outubro de 1933 — Trossigen, Baden-Württemberg — Alemanha, somos apresentados ao Friedrich Schmidt. Um menino que, por ter uma mancha de nascença que cobre metade de seu rosto, sofre preconceitos que leva o seu pai a tirá-lo da escola. Com isso, ele passa a trabalhar desde novinho na Fábrica de Gaitas com seu pai e é educado pelos funcionários da mesma. E é nessa fábrica, que ele encontra uma Gaita que produz um som diferente de todas as outras, parecendo até entender tudo que está em sua alma. Porém, com o Nazismo se estabelecendo em seu país, seu sonho de se tornar maestro fica cada vez mais distante. 

“Música não tem raça nem qualquer inclinação!”, disse Papai. “Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas”. 

Dois anos depois, em Junho de 1935 — Condado Da Filadélfia, Pensilvânia — Estados Unidos, é a vez de conhecermos os irmãos Mike e Frankie. Criados pela avó, após a morte de seus pais, que ensinou-lhes a tocar piano. No entanto, quando ficou muito velha e então sem condição de continuar cuidando deles, ela os entregou a um abrigo, o único da região que possuía um piano. O problema é que já é difícil alguém querer adotar uma criança, mais complicado ainda quando se trata de irmãos. Nessa história, o gaita mais uma vez aparece para tocar a alma de quem a pudesse ouvir. 

“Todo mundo tem coração. Às vezes, é preciso se esforçar bastante para encontrá-lo…”

Pouco depois do ataque dos japoneses a Pearl Habor, em Dezembro de 1942 no Sul da Califórnia — Estados Unidos, somos apresentados à Ivy Maria Lopez e à sua família.
Com o ódio crescente dos americanos, os japoneses foram obrigados a vender seus terrenos ou até mesmo entregá-los, assim, Ivy é enviada juntamente com sua família para cuidar de um desses terrenos, na esperança de um dia conseguir uma casa. Em meio à tanta dor e tristeza, a gaita mais uma vez encontrará uma dona, tornando todo sofrimento mais suportável com sua música incomparável.  

“A música a encheu de contentamento e de uma sensação de que tudo poderia, de uma vez por todas, ser melhor.”

Pam Muñoz Ryan conseguiu unir a música, com fatos históricos e contos de fadas com uma maestria ímpar, resultando em um livro que emociona, toca e comove assim como a música emitida por aquela gaita. Muitas pessoas reclamaram sobre o modo que os contos terminam, mas sinceramente não acredito que isto atrapalhe a experiência, se o leitor se permitir ser tocado por ela, portanto não considero como um ponto negativo. É um livro que merece ser lido e admirado por todos, e posso lhe dizer que, independente de sua ligação com a música, essa obra irá lhe tocar!

Título: Ecos
Autor: Pam Muñoz Ryan
Editora: DarkSide Books

LEIA TAMBÉM