Swift

Crítica: Artista do Desastre (sem spoilers)


Há como fazer um bom filme sobre um péssimo filme? James Franco nos provou que sim! Artista do Desastre estreia dia 25 de Janeiro, mas nós já conferimos o longa e contaremos pra você o que esperar dessa homenagem à um dos piores filmes já produzidos. 

Todo mundo tem um filme ruim morando no coração, aquele filme que nós sabemos que é péssimo, mas que por algum motivo nos cativa. The Room é assim para muita gente. E quando é falado que o filme é péssimo, é porque não há palavra pior para defini-lo. 

Contudo às vezes o filme é tão, mas tão ruim, que chega a ser bom! É impossível assisti-lo e não gargalhar de suas falhas bizarras, se tornando uma ação viciante! E mesmo hoje, quase quinze anos depois, a produção — que conquistou o status cult — continua lotando sessões da madrugada nos EUA. 


Talvez tenha sido esse o sentimento que fez James Franco ter a vontade de realizar uma homenagem e dela nascer o Artista do Desastre. Baseado no livro escrito de Greg Sestero, melhor amigo de Tommy Wiseau, o filme explora como este conheceu o excêntrico Wiseau até os bastidores do pior filme ever

Dessa forma, o público e introduzido a este jovem que sonha se tornar um astro do cinema, e que ao conhecer o enigmático Tommy — que aparentemente tem muito dinheiro —, decide partir para Los Angeles com este, a fim de viver esse sonho. 

Porém as coisas não saem como o esperado e por meses os dois continuam falhando em conseguir um papel. Com isso, cansados dos obstáculos presentes na jornada da fama, decidem produzir o próprio filme e Wiseau acaba se tornando produtor, roteirista, diretor e ator do filme mais ridículo e legal já produzido. 

Imagem relacionada

James Franco conduziu muito bem a produção, dando um tom cômico na medida certa. Seria fácil transformar o filme em uma grande chacota já que o próprio Wiseau é bem caricato, mas ator escolheu uma boa narrativa para contar essa história, levando o espectador ao riso e à emoção. 

O mesmo pode se dizer de sua atuação, que é de alto nível. Caso você não conheça Tommy Wiseau e sua famosa obra, pode até ter a impressão de que James estava exagerando, mas quando o filme chegar ao fim, você verá o quanto este foi impressionante.

Resultado de imagem para artista do desastre gif

No entanto, aqui vai uma dica: Você pode assistir ao filme sem ter assistido o homenageado The Room, mas acredito que as cenas dos bastidores serão mais engraçadas para aqueles que já conhecem o filme de 2003. Como também poderá notar o nível de comprometimento dos irmãos Franco aos seus respectivos "personagens".

Artista do Desastre está concorrendo ao Oscar de melhor roteiro adaptado e é uma comédia divertida no ponto certo, conseguindo entregar o prometido, um ótimo filme sobre um péssimo filme.




LEIA TAMBÉM