Swift

A 'morte' do 3D


Alguns vão dizer que o 3D não pode morrer porque nunca nasceu. Bem, eu meio que concordo com esse pensamento.

A tecnologia que foi popularizada nos cinemas em 2009, com o megassucesso Avatar, hoje pode dizer que sobrevive por aparelhos. No ano de 2017 as últimas fabricantes de TVs deixaram de pôr no mercado televisores com está tecnologia, focando agora nas Smart TVs e no novo "queridinho da galera", o 4K.

No cinema, o 3D não funciona há tempos, não é atoa que os EUA praticamente não têm sessões em 3D, sendo o foco maior no IMAX.  Há também o fato, de produções gravadas em 2D serem convertidas para 3D ("lixoso") e exportadas para outros países - como o Brasil - para que as redes de cinemas cobrem mais caro pelo ingresso. Não trazendo a qualidade imersiva que este propõem.

Infográfico da curta vida dos televisores 3D (cr: Pedrini Jr. -"EntreVerbos").
As vendas dos ingressos em 3D, nos EUA, tiveram uma queda brusca, sendo considerada a mais baixa em oito anos. Finalmente será o momento de dizer "sayonara" para aqueles terríveis óculos. O que me leva a outro problema, pois para pessoas (como eu) que usam óculos, fica muito desconfortável ter que usar dois óculos sobrepostos por muito tempo.

Já vi muitos filmes em 3D, pois as sessões legendadas quase sempre estão vinculadas à tecnologia e não consigo enumerar uma lista com dez filmes, em nove anos, e, que tenha sido válido ter passado duas horas com aqueles óculos horríveis.

Avatar foi o primeiro e o melhor já feito. Vi no IMAX 3D e digo que se os filmes fossem pensados e criados para o 3D desde o começo, sem necessidade de conversão posterior, a tecnologia poderia ter vingado.



Enquanto isso, aqui no Brasil o 3D ainda continua presente, sendo que, como já dito, é totalmente sem qualidade imersiva. É no máximo uma pequena noção de profundidade, o que não justifica a gente pagar mais caro e sofrer com aqueles óculos.

No geral o 3D foi adotado pelos "early adopters", que saíram comprando TVs e indo ao cinema pagando rios de dinheiro para assistir aos filmes com a promessa da tal tecnologia, mas assim que o hype passou, o 2D está tomando conta do pedaço de novo.

Agora conta pra gente, você gosta do 3D, vai sentir falta ou já deu um "tchau" bem dado e quer mesmo o bom e velho 2D, agora em resolução 4k?

LEIA TAMBÉM