Swift

Teorias: onde está a Joia da Alma?


Vingadores: Guerra Infinita estreia amanhã (26) estamos prestes a saber a resposta da pergunta que não quer calar: onde está a joia da alma? 

Atenção: se você não assistiu os filmes até Pantera Negra, já fique avisado que tem spoilers aqui sim! 

Quem anseia por essas joias é o Thanos, mas para não prolongar muito aqui, vou deixar vocês podem ir em um post que eu fiz especialmente para ele, para conhecer o grande vilão antes de assistir ao filme (clique aqui).

Para quem não sabe, essas joias são singularidades que já existiam no universo antes do Big Bang. São elas: a joia do Espaço, Tempo, Realidade, Mente, Poder e Alma. Também temos um post que fizemos especialmente para elas e você pode ler clicando aqui

Agora vamos ao que interessa: a Joia da Alma... A função dela ainda não foi mostrada nos filmes – até porque ela ainda não apareceu ou apareceu e nem notamos?  Ela pode ser a joia mais perigosa de todas as outras. Nos quadrinhos ela tem a função de “roubar” habilidades de outros indivíduos. Além disso ela também pode manipular almas vivas e mortas. 


Uma das teorias é que a joia poderia estar na testa do Adam Warlock. Na cena pós créditos de Guardiões da Galáxia Vol.2, temos a criação de Adam e isso alimentou a ansiedade dos fãs pelo fato de que ele poderia aparecer em Guerra Infinita, mas James Gunn (diretor de Guardiões) já nos tirou de letra. Ou talvez esteja e ele não quer contar. Tá, mas se não teremos Adam Warlock, onde está a joia da alma? Em Wakanda? Na Terra? 

Outra teoria de tão bizarra acaba sendo criativa, é que cada letra do nome do Thanos representa uma joia. Isso não dá certo e português, mas vamos lá: 

T = Tesserac (joia do espaço) 
H = já volto nessa... 
A = Aether (Éter / joia da realidade) 
N = seria de “necklace” (Olho de Agamotto /joia do tempo)
O = Orb (orbe / a joia do poder) 
S = Scepter (a joia da mente / cetro do Loki / Visão) 


Voltando no H. Uma das teorias envolvem Howard Stark, pai de Tony Stark. Alguns fãs acreditam muito nisso simplesmente porque no material promocional Tony Stark está bem em destaque e alinhado com a pedra da alma. E pelo fato que em algum filme do Homem de Ferro, o pai de Stark diz: “o que é e sempre será minha maior criação é você”

A teoria vem da conexão de Howard com S.H.I.E.L.D, e em algum momento da história ele possa ter se apossado da Joia da Alma. Então tudo indica que Howard usou a joia para criar Tony. Segundo a teoria, ele fez isso porque nem ele nem sua esposa conseguiram ter um filho. Então Howard usa a joia para criar Stark. Essa teoria te convence? 


Aproveitando o H, vamos para outra teria: Heimdall. O que nos foi mostrado é que ex-guardião de Asgard pode ver e vigiar todas as almas através dos Nove reinos (agora oito). E também por um detalhe em sua armadura sem contar nos olhos dele que também são da mesma cor da joia. Então é até plausível. 


Outra teoria é que os fãs acham que o “H”, na verdade vem de “heart” (pt: coração), que seria o coração da Gamora. Faz sentido e não faz. A teoria é que se você precisar sacrificar alguma coisa para ter a joia da alma e considerando que Thanos não ame muita coisa (além da Morte, que já está morta e que pode nem ser incluída na história) e as mil vezes que já falaram que a Gamora é filha preferida dele... Isso quer dizer que ela morreria já nessa primeira parte. Prefiro descartar esta, por ser a mais ridícula de todas as teorias. 


Outra teoria maluca que talvez ela possa estar com a Capitã Marvel. Que nem foi apresentada ainda! Seria uma baita de uma surpresa, mas a teoria é que a Capitã estaria presa dentro da joia. Porque tem um paraíso lá dentro. Isso explicaria a ausência da personagem nos filmes. 


Também temos a teoria de que a joia possa estar na Noruega. No começo de Thor: Ragnarok, Thor e Loki são mandados para a Noruega por Doutor Estranho para encontrar e despedir de Odin. Durante a conversa Odin disse a ambos para "lembrar deste lugar". Ele então desapareceu em um vislumbre de pózinhos na cor laranja... Esta sim é uma teoria muito interessante que explicaria o porquê o Pai de todos tratou este lugar como um lugar sagrado.

A única coisa que podemos afirmar é que cada joia que já apareceu teve um filme próprio. Então vamos pensar em Pantera Negra. E se a Joia da Alma estivesse no centro do asteroide de vibranium – que deu origem a Wakanda? 

Isso até explicaria o porquê uma das partes do trailer de Guerra Infinita tem um exército de Thanos invadindo Wakanda. E como eu já disse: a Joia da Alma manipula almas mortas e vivas. Se ela tem esse contato com os mortos, então já deu para ligar aquela cena linda do T’Challa conversando com os ancestrais dele, né? 


Ainda nessa teoria de que cada joia teve seu próprio filme, temos a Chama Eterna em Thor: Ragnarok, que para não falar da semelhança na cor, se você for reparar, é um dos artefatos mais poderosos que tinha no cofre em Asgard. E qual a função que nos foi mostrada? Capacidade de ressuscitar os mortos. 

Aí você vai pensar... mas no fim do filme, Sutur ficou destruindo Asgard. O nome do artefato já está escancarado: CHAMA ETERNA. Então pode ser que ela ainda esteja lá.  Mas é uma chama e não é uma pedra... Vamos lembrar que o Éter estava em forma liquida quando foi absorvido pelo corpo da Jane Foster... Então pode até ser. 


São tantas as teorias que fica difícil decidir em qual “confiar”. O fato é que eu ainda não assisti ao filme, verei amanhã – obrigada Marvel por mais este presente de aniversário. O que eu tenho certeza é o filme vai se desenvolver nos lugares que já foram introduzidos em outros filmes. Ou seja, a joia da alma já apareceu em algum lugar aí que a gente não notou. E como teremos duas partes do filme, vai dar para desenrolar tudo, pode até ser que a joia da alma não apareça nessa primeira parte e a gente tenha que sofrer até ano que vem para saber. Seria um pouco decepcionante, mas eles precisam de algo que segure o público para o próximo filme. 

A única coisa que consigo pensar neste momento é quanto tempo eu esperei para ver isso. Eu já aceitei que vão mudar muuuuita coisa da HQ, mas ver todo mundo reunido ali. Tenho certeza que eu vou chorar igual criança! É muito lindo ver que foram 10 anos e 18 filmes, todos centrados nessas joias e aos poucos desenvolvendo o Thanos, um dos meus vilões preferidos. Já podemos aplaudir de pé só construção de roteiro! 

Eu vou ficando por aqui segurando minha ansiedade e não se esqueça de deixar aqui nos comentários qual a teoria que você acha mais plausível.

LEIA TAMBÉM