Swift

A experiência de assistir a um filme


Nesses últimos dias estava pensando nisso, se há diferença (já respondo que sim) e qual é melhor forma de se assistir à alguma coisa seja no cinema, seja em casa (pelo PC ou TV) e seja só ou acompanhado por namorado(a) / amigos.

A diferença entre assistir algo na TV e PC é gritante, claro levando em conta que o PC use um monitor pequeno. No meu caso o PC está ligado à TV, então é ‘sussa’. Fica bom demais. Não vou entrar nem no mérito de ver pelo celular/tablet, que apesar de assistir algumas vezes, é a pior forma prestigiar alguma produção audiovisual.

O que me fez pensar sobre o assunto foi o filme Vingadores: Guerra Infinita, que vi 2x e já quero uma terceira. E olhe que nunca que fiz isso.



A primeira vez foi na sessão de meia noite com a sala lotada e cheia de fãs dos filmes do MCU. Foi sensacional, cada cena empolgante se tornava 10x melhor. Porém há problemas, como pessoas que ficam gritando por qualquer coisa, quando digo qualquer coisa, é isso mesmo. E também que você perde algumas coisas do filme, principalmente as auditivas. Apesar disso, foi uma experiência de ‘cinema’.

A segunda fui com minha noiva, alguns dias depois. Sala praticamente cheia, mas nitidamente um público um diferente. Só teve ‘gritinhos’ em algumas poucas cenas. Deu para escutar mais a trilha sonora, as vozes dos atores, mas perdeu aquela experiência de ‘cinema’. A atmosfera ficou menos empolgante.

Então, há pessoas que preferem ir ao cinema na pré-estreia ou no dia da estreia, por conta da experiência de ‘cinema’ que mencionei. Por que dá uma animada e faz com que se torne mais prazeroso o programa.

Outras esperam mais, para que os cinemas fiquem mais esvaziados e consigam assistir ao filme mais confortável, sem distrações.

Uma terceira categoria odeia ida ao cinema, por conta das distrações. Pessoas conversando, olhando o celular, fazendo barulho pegando comida. Sem contar que paga caro para isso.



Vimos que tem pessoas que preferem ver em casa na TV ou mesmo pelo Computador/Celular/Tablet. Outras são de ir ao cinema mesmo, seja na pré-estreia, ou na estreia, ou até mesmo esperando dias/semanas para ir. Falta saber, ver só ou acompanhado.

Dependendo do filme eu me encaixo nas duas. Ou sozinho ou acompanhado. Tem horas que você quer assistir algo e ver a reação da(s) pessoa(s) que assistir(em) junto contigo e depois comentar. Outras só querem rever algo, sem compromisso, para passar o tempo. Não se resume só a essas duas maneiras. Foi mais para representar ‘lados’.



O que quis demonstrar com esse pequeno texto é que existem inúmeras maneiras de assistir à uma produção cinematográfica e todas estão corretas. Porque a escolha é subjetiva, o que lhe cair melhor em determinada ocasião será certa para você.

E você, se encaixa onde? PC x TV? Casa x Cinema? Acompanhado x Sozinho?

E qual tipo de sala (IMAX, Macro XE, VIP, etc) e lugar para assistir ao filme no cinema? Esse fica para outro texto.

LEIA TAMBÉM