Swift

Resenha | The Prox Transmissions


Para a alergia dos fãs de Starset, viemos com mais um post relacionado a banda, mas desta vez falaremos sobre o The Prox Transmissions. Lançado em fevereiro de 2016, o livro conta a história por trás de todo o mistério da The Starset Society, dando vários indícios - de forma ficcional ou não - de toda aquela mensagem que a banda quer passar. Infelizmente o livro ainda não tem tradução e não temos informações se terá um dia.

Se você caiu de paraquedas aqui, sugiro que antes de mais nada vá ao final do post onde deixaremos os links de posts e vídeo que já fizemos sobre a banda. Ficará mais fácil de entender depois, mas ainda assim ficarão mil e uma dúvidas e teorias - porque ser fã de Starset e não ter um mind blown quando pensa no assunto, é impossível. 

Nem precisa falar que The Prox Transmissions é uma história ficção científica, certo? Recheado de ação, o livro conta a trajetória do astrônomo Stephen Browning, que acorda sem lembrar dos últimos meses. Atormentado, ele volta para casa e descobre que há novos moradores vivendo em seu apartamento. O estranho é que esses novos inquilinos lhe entregam uma carta - escrita com sua própria caligrafia - instruindo-lhe o que ele deve fazer a seguir: raspar sua cabeça. Sem entender nada e com vontade de descobrir a razão de seu lapso de memória, Browning cumpre as instruções e encontra uma sequência de coordenadas tatuadas ao lado de sua cabeça, que inevitavelmente o leva a descoberta de um sinal bem longe do nosso sistema solar. 

Com a ajuda de um engenheiro do Vale do Silício e de um brilhante programador robótico da NASA, Browning começa uma jornada para decifrar o significado da transmissão, apenas para descobrir que ele se tornou um peão involuntário em um jogo maior. Logo se torna evidente que a transmissão não é apenas uma mensagem dos confins mais distantes da galáxia, mas um aviso do futuro. Browning e sua equipe devem proteger essa informação para que ela não caia em mãos erradas.

Agora preparem-se para alguns spoilers de leves para despertar a curiosidade + um combo de referências com o álbum Transmissions: quando a tecnologia cai nas mãos erradas, coloca em movimento uma série de eventos que irão afetar as gerações para sempre, Browning sabe que ele e seus aliados, o brilhante e sarcástico Anton Wise e a hacker Dana, receberam uma mensagem de um futuro devastado e precisam impedi-lo de acontecer. Ao longo do caminho ele deve lidar com muitas questões de confiança e uma vários segredos que ele terá que desvendar se quiser salvar o mundo. Sem mencionar a traição de algumas das pessoas que ele mais ama. 

"Even a well-lit place can hide salvation. A map to a one-man maze that never sees the sun."

Não é apenas o significado por trás do livro - ou a história, mas a maneira alternativa que ela é contada. Porque são dois narradores. Aquele que explica a mensagem e o outro que transmite em todo o mundo. O livro é fascinante e cheio de teorias sobre ciência, economia, história e engenharia. Do começo ao fim ele oferece página após página da teoria que você quer acreditar, princípios que fazem você se perguntar: 

Once you had the power to affect monumental change – would you let fear consume you? Or would you overcome? 

O final é um pouco apressado, mas tem muita ação que você lê super-rápido para ter mais e mais adrenalina e ritmo para descobrir o que acontece. Infelizmente o livro ainda deixa um monte de perguntas que permanecem sem resposta. E ficamos aqui nos perguntando se eles planejam uma sequência... Ainda há muita história para contar. E sempre tem outra mensagem para transmitir. 

Mayday, mayday, the ship is slowly sinking. They think I’m crazy but they don’t know the feeling. 

Nascido da crença da The Starset Society, o primeiro álbum do Starset, Transmissions é um relato detalhado da história do The Prox Transmissions. Todo o álbum é o livro em si, e cada canção, um capítulo. Starset dá vida a mensagem nas músicas como: My Demons, Carnivore, Dark On Me e Telescope

Browning e Thomas (outro personagem do livro), correm contra o tempo para evitar que um futuro desastroso ocorra. Entrelaçado com gêneros de ação, romance e ciência, o álbum é como uma apresentação maravilhosa de uma viagem através do tempo e do espaço. Começa com uma missão e termina com esperança.

Yesterday is nothing. I have half a life to rewrite. Flying into this future, I will let the science bring the change. This will be the final cure. I am gonna take the past away.


Onde comprar: loja oficial | amazon brasil (ebook)

Saiba mais sobre a Starset:

LEIA TAMBÉM