Swift

O melhor lugar para assistir a um filme


E aí tripulação, da última vez eu falei sobre qual é a melhor maneira de assistir algo, seja em casa na TV/Celular/PC... ou então no cinema. Hoje vou ampliar mais um pouco o assunto, falando agora sobre qual o melhor lugar para assistir a algo, no sofá, na cama, sentado, deitado... Bora lá.

Cinema no Brasil não é um programa muito barato, seja por conta dos ingressos (sem levar em conta a pipoca de ”ouro”), seja por que tem o translado, estacionamento etc. Então acabamos por assistir a maioria esmagadora dos filmes em casa. Aí entra a pergunta, você tem um lugar preferido?

O local mais tradicional seria o bom e velho sofá. Qual lugar você escolhe? Deitado, em uma das pontas do sofá ou centralizando o sofá com a TV (para ter o melhor ângulo da imagem)?



Hoje em dia temos o celular, o tablet, o computador, o que faz com que aumentem as opções de lugares. Além do sofá, vamos ter escritório, quarto, cozinha, área gourmet, na rede. Você se encaixa em algum desses locais? Conta pra gente!

Vimos algumas das opções caseiras, e agora vou adentrar no cinema, aquele lugarzinho que tem ‘cadeira cativa’ em nossos corações.

Penso em quatro aspectos que contam para determinar o conforto de qualquer ambiente: sonoro, luminoso, térmico e ergonômico. Em uma sala de cinema, alguns deles têm mais importância que outros. Além disso, o ângulo de visão é fundamental para uma boa experiência. Vou me ater ao ângulo de visão.

Um bom ângulo de visão garante que você não vá precisar mexer a cabeça para enxergar as extremidades da tela. Esse lugar se encontra praticamente no meio da sala, e há uma boa explicação para isso. Segundo o arquiteto Caio Frederico, professor adjunto de conforto ambiental na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, lugares nessa altura formam um ângulo de 30º a 40º com o último assento da sala. Estudos internacionais garantem que o ideal é 36º.


Dificilmente você vai levar um esquadro e régua para o cinema, então, antes de comprar o ingresso numerado, ou mesmo na própria sala, faça o seguinte raciocínio:
  • Como o ângulo de visão é projetado do fundo da sala em direção à tela, ele forma uma espécie de cone.
  •  A metade desse cone é, mais ou menos, a fileira onde está o melhor lugar.
  • Tenha em mente também que o melhor lugar ficará no meio da tela (se a sala tem fileiras com vinte cadeiras, a décima ou décima primeira serão as ideias).
Eu, em específico, quando vou comprar ingresso procuro o canto mais central da sala. Para ter o melhor ângulo de toda a tela do cinema. Há quem prefira o fundão, sei lá, vai ver que é pela zoeira. Outros cinéfilos preferem ir para as laterais, creio que para não ter muita companhia.



Com isso, percebemos que o lugar escolhido tem sua importância, mas acho que acaba perdendo para a importância sobre escolher bem o filme e se divertir, seja sozinho ou acompanhado, não acha?

Contem o que você acha do assunto, se é "de boa" com relação ao lugar onde assistir ou é daqueles paranoicos que têm que assistir no "seu lugar", aquele lugar em específico em que você SEMPRE escolhe ao assistir a um bom filme.

Por hoje é só pessoal, mas fiquem alertas que vamos discutindo mais nossos gostos com relação a este tema. Fui.

LEIA TAMBÉM