Swift

Resenha | Uma Dobra No Tempo - Graphic Novel


Se tem uma coisa que a gente aprende com a vida é que preconceitos sempre nos fazem quebrar a cara, mas mesmo assim ainda mantemos alguns, e que às vezes nem percebemos. Assim era eu com as graphic novels, bem como nas adaptações dos livros para o cinema, eu sempre critiquei e odiei as adaptações dos livros para HQs por ter um preconceito de que perderia a essência da história.

Bom, mas um dia as coisas mudam, não e mesmo? E a nave mensageira da DarkSide Books passou aqui na nossa base para quebrar essa minha ideia, com a Graphic Novel de “Uma Dobra no Tempo”.

Para quem ainda está por fora da história, o livro e a HQ falam sobre Meg, que junto com Charles Wallace — seu irmão esquisito — e um novo amigo, Calvin, acompanham três seres disfarçados de senhoras, em uma aventura intergaláctica e interdimensional em busca do pai de Meg e no combate à escuridão — um mal que invade alguns planetas.

Então eu sempre achava que uma graphic novel teria cortes demais, para acomodar os desenhos, e que com isso muito da história seria perdido. Por outro lado, eu também criticava a falta de liberdade de imaginar as cenas e os personagens, sempre achando que tudo seria muito melhor criado na minha mente. Às vezes pode até ser melhor mesmo, dentro de nossas mentes, mas isso não justifica a depreciação do trabalho alheio, certo?

E mais uma vez essa graphic novel quebrou minhas certezas! Eu gostei muito mais dos desenhos da HQ do que os cenários que eu havia criado em minha imaginação, quando li o livro. São bem leves e com traços bastante limpos, o que resulta em uma ótima fluidez da leitura. Um destaque vai para a Tia Monstro, que era realmente um monstro na minha imaginação e está muito mais aceitável na graphic novel!

Outro ponto muito positivo é que na HQ tudo fica muito mais dinâmico e a experiência de leitura acaba se tornando mais cativante.

Eu não deixaria de ler o livro para apenas ler uma graphic novel, mas acredito que é uma ótima opção para releituras e também para ganhar o coração daqueles que estão iniciando a vida de leitor e que gostam mais de HQs do que dos livros. Principalmente quando somamos a isso tudo, a linda maravilhosa e espetacular edição de encher os olhos, que só a Caveirinha sabe fazer! A Graphic Novel está simplesmente arrebatadora.


Título: Uma Dobra no Tempo (Graphic Novel)
AutorMadeleine L'Engle
AdaptaçãoHope Larson
EditoraDarkSide Books

LEIA TAMBÉM