Swift

TOP 5 | Livros bem adaptados para o cinema

É certo que a maioria dos leitores vai afirmar que não gosta das adaptações dos livros para o cinema. E isso é muito bem baseado, como a nossa capitã já mostrou em “A Maldição da Adaptação”. Mas nem todo roteiro e nem toda direção é assim, e algumas obras renderam excelentes resultados nas telonas também.

A gente sabe reclamar quando está ruim, mas também precisamos honrar os bons trabalhos, por isso eu separei cinco filmes, adaptados de livros, que ficaram muito bem feitos para o cinema. Sempre lembrando que livro e filme são mídias diferentes e precisam sofrer adaptações no processo de transação entre elas.

O Menino do Pijama Listrado 


Começando pelo meu livro favorito! Quando eu soube da ideia da adaptação para o cinema, não pude deixar de ficar com muito medo do possível resultado. No entanto, quando o filme chegou, ganhou um espaço no meu coração. Asa Butterfied fez o melhor Bruno que as telonas poderiam receber e todo o elenco também atuou muito bem! O roteiro ficou extremamente fiel ao livro e ainda há todo o plus de carga emocional de trilha sonora e interpretação dos atores. Para quem ainda não assistiu, deveria reservar um tempo para o excelente filme dessa história tão incrível. 

Jogador N1 


Jogador N1 é um dos meus livros favoritos também. Com uma carga de nostalgia geek tão grande, é impossível eu não amar. 
Quando surgiu a ideia, eu não criei expectativas, quando surgiu o trailer, eu achei que iria me decepcionar e com essa ideia eu entrei na sessão. A boa notícia é que o filme extrapolou demais a excelência! O roteiro até que foi bastante adaptado, mas conseguiu manter totalmente o núcleo do livro e entregou uma obra excelente. Para mais detalhes sobre o filme, a crítica pode ser encontrada aqui: Crítica – Jogador N1

A Fera 


Opa, olha aqui mais um dos meus livros favoritos que foram parar nas telonas! 
Esse livro é muito especial para mim, porque foi o primeiro que li em inglês, em PDF. Em uma das minhas buscas pela internet, encontrei essa história que chamou muito a minha atenção, que mais tarde foi lançada aqui no Brasil, pela Record. Infelizmente não há mais estoque, para quem não conseguiu comprar, mas vamos ao filme. 
A história é mais uma releitura de “A Bela e a Fera” e o filme consegue passar totalmente a ideia do livro, de maneira muito fiel. É claro que algumas coisas foram removidas, mas não afetou em nada o conteúdo. A caracterização de Alex Pettyfer como fera ficou muito interessante, porque eu criei uma imagem muito mais parecida com a Fera original, por conta da descrição do livro, mas achei a ideia do filme com uma aproximação muito maior da realidade. 

12 Anos de Escravidão 


Aqui está um excelente livro, que tem uma carga emocional muito grande e que também chegou aos cinemas. Em 12 Anos de Escravidão eu vou mais além... eu arrisco dizer que o filme ficou melhor que o livro. 
O Silêncio, que no livro vem em palavras, no filme tem uma importância muito grande para a dramaticidade e marca muito mais as cenas do que nas páginas lidas. 

Maze Runner 


Por último, um bônus, porque é toda a série que rendeu uma excelente adaptação. É claro que o Dylan O’Brien foi um ponto chave para o sucesso dos filmes, mas o resultado da adaptação para o roteiro ficou muito bom. Também alcançou os objetivos traçados pelos livros e foi muito fiel em muitos pontos necessários. 
É claro que muitos fãs criticaram e, embora eu não seja tão fã, gostei demais dos livros e digo sem medo que os haters não passam de mimimi

Bom, escolhi esses cinco — sete, contando com os de bônus —, mas poderia colocar alguns outros aqui. Porém deixei essa tarefa para vocês, então contem aqui nos comentários quais livros foram adaptados para o cinema e que vocês acham que tiveram bons resultados.

LEIA TAMBÉM