Swift

O Mundo de Don't Starve


No mundo dos games existe uma grande quantidade de jogos nos quais precisamos sobreviver. Temos isso com The Forest - que a pouco tempo teve seu lançamento oficial, após MUITOS testes com betas serem lançadas - Conan Exiles, e até mesmo outros online competitivos, como Fortnite. Mas no caso de Don't Starve estamos falando de outro tipo de sobrevivência.

O game que surgiu em 2013 chegou bem devagar no modo beta, onde apenas precisávamos colher suprimentos e sobreviver aos dias e as noites. Após seu oficial lançamento e atualizações, o game realmente virou vida real, já que as situações implantadas - no caso os monstros que obviamente não existem, pelo menos até onde sabemos - poderiam muito ser um guia de sobrevivência caso alguém se perca em uma ilha ou floresta - praticamente o Largados e Pelados do mundo dos games. 

Então decidimos trazer para vocês algumas coisas que são interessantes saber sobre o game de sobrevivência mais querido dos gamers e que podem fazer vocês querer jogar:

Personagens e Ferramentas


O jogo que no começo tinha apenas dois personagens jogáveis praticamente - Willow e Wilson - está com a família muito maior. No game cada personagem tem uma história por trás, mas que acaba não sendo apresentada para nós na campanha, mas que pode ser lido no site de wiki da Klei Entertainment. Cada um deles também uma habilidade especial, seja uma mutação bizarra ou apenas que os pelos no rosto crescem mais rápido - que é o caso do Wilson.

O game coloca em cada personagem algumas coisas; uma barra inventário; uma barra lateral onde temos a parte de criação de objetos para nossa sobrevivência - de uma arma até mesmo uma geladeira; e contamos também com três porcentagens muito importantes durante a jogatina. O primeiro é nossa barra de vida, a segunda nossa barra de sanidade - é isso mesmo, até os games precisam manter sua sanidade em alguns momentos - e uma barra com seu estômago, já que precisamos alimentar nossos survivors. E contamos com um relógio, onde temos a contagem de dias sobrevividos na campanha e nos guiamos para saber quando está escurecendo - já que não podemos ficar no escuro.

Sobrevivendo as estações


Uma das coisas mais importantes de sobreviver é se adequar ao ambiente e o tempo que enfrentamos, e isso é algo muito bacana que Don't Starve acaba trazendo para o público, e que é um grande desafio. Contamos com as 4 estações do ano, onde cada uma delas tem o período de pelo menos 21 dias no game, onde cada vez mais que jogamos - seja já em outra campanha ou na mesma - descobrimos novas formas de sobreviver de forma mais fácil, fugindo dos perrengues que todo mundo passa. 

Verão: Com toda certeza uma das mais difíceis de se enfrentar. Primeiro pelo fato do ambiente estar muito quente, precisamos sempre encontrar formas de refrescar seu personagem, e não vai ser a sombra da arvore que fará isso. Temos uma lista extensa de coisas que podem ser feitas, mas as que são mais úteis são os chapeis, que protegem o personagem e maquina de gelo onde podemos colocar nas plantações. Mas se tem algo que precisamos tomar muito cuidado são com as chuvas, já que em todo momento pode cair uma água e todas suas coisas acabam se molhando e até mesmo estragando.


Inverno: O inverno pode ser muito difícil no começo, mas depois de pega o jeito vira mamão com açúcar de fácil. A estratégia é sempre estar com uma pedra térmica em seu inventário, que estará todo tempo aquecendo seu personagem, caso ele precise se distanciar do acampamento e de sua fogueira - mas não se esqueça sempre de aquece-la depois, colocando-a em frente a fogueira. Outra forma é se antecipar, já que o inverno só chega no dia 21 do game, então você ainda consegue ter um tempinho para fazer um estoque de coelhos, frutas e várias coisas para não ter erro e nem passar fome. Algo que é recomendado seria fazer algumas roupas, a partir de belos de Bifalos e alguns animais que são possíveis fazer raspagem da pelagem.

Outono e Primavera: Essas estações são bem semelhantes, mas o que diferencia elas são alguns animais diferentes e exóticos que vemos no mapa, coloração e até mesmo o tempo igual ao de São Paulo, onde precisamos sempre ter um casaco e guarda-chuva no inventário, já que nunca sabemos o que pode acontecer.

Monstros

 

O mundo de Don't Starve não é apenas coberto de flores e algumas animais fofos, sua sobrevivência é realmente modo expert. Em muitos campos do mapa - e dependendo da estação que estiver - podemos encontrar vários bosses, que funcionam como chefões no game.

Existem vários tipos, principalmente pelo fato de cada atualização trazer algum novo ou pelo menos com algum tipo de modificação que o deixe ainda mais assustador e poderoso. Alguns podem ser "pacíficos", apenas atacando quando é atacado e aqueles que são realmente agressivos, onde a única solução é correr o mais rápido que puder e torcer para dar tudo certo.

Todos são possíveis de matar, mas é preciso ter a arma certa para tal feito. Então não se apresse muito querendo matar um boss logo de cara, que pode ser um grande erro.

Together e Shipwrecked

 

Mesmo que Don't Starve tenha muitas atualizações, sempre mudando alguma - desde um evento ou campanha do game, até mesmo um personagem novo - nada se compara a esses dois grandes diferenciais do mundo dos survivors.

Don't Starve Together - como o próprio nome já diz - é a criação online, onde você pode jogar com até 6 amigos dentro de um mundo, sobrevivendo da melhor maneira possível ou pelo menos tentando. Ela recebe atualizações de ambiente iguais as do jogo solo, mas o que torna ele realmente bacana é o fato de poder dividir a experiência de game com os amigos. E uma coisa boa também é que dentro dele também é possível fazer uma campanha solo sem problema algum.

Já em Shipwrecked - uma expansão apenas para o solo - nos transformamos em Tom Hanks precisando sobreviver em uma ilha deserta sozinho. a expansão funciona igual a todas, sua única diferença é se passar em uma ilha. Nele podemos criar jangadas, enfrentar monstros marinhos e até mesmo ter uma bola Wilson conosco. Dessa forma até eu ia querer ficar presa nessa ilha. 

O Mundo de Don't Starve é gigante e poderia ficar o dia todo falando sobre, mas comentar pelo menos os pontos principais já é um grande começo para que as pessoas conheçam um pouquinho. O game é distribuído em várias plataformas; seja Steam (PC), PS4 e Xbox, e caso vocês tenham mais dúvidas e queiram conhecer ainda mais sobre o game, o site da Klei Entertainment nos trás todas as novidades e curiosidades adicionais - seja sobre os animais, comidas e até mesmo objetos do game.

LEIA TAMBÉM