Swift

Resenha | O mau exemplo de Cameron Post


A cada dia, temos mais livros com temática LGBT ganhando as prateleiras e isso é algo de extrema importância. Falar com os jovens, trazer representatividade e contar histórias que inspiram, faz com que se identifiquem e abram espaço para o diálogo o que ajuda muito nas questões de aceitação. E dentre todos os livros LGBT que andam ganhando espaço, hoje resolvi falar sobre um que ganhou uma adaptação cinematográfica que em breve entrará em cartaz, e toca em assuntos de extrema importância. Hoje vamos falar sobre O mau exemplo de Cameron Post. 

Escrito pela autora Emily M. Danforth e publicado no Brasil pela editora HarperCollins, nesse título conhecemos a nossa protagonista Cameron Post, uma garota que começa a descobrir que possui sentimentos mais fortes por sua melhor amiga, e precisa aprender a lidar com esse novo sentimento. No início da história, conhecemos Cameron entrando na adolescência, ela e sua melhor amiga, Irene, passam os dias juntas, mas as coisas começam a mudar quando as garotas acabam se beijando após um desafio, e elas percebem que esse beijo despertou sentimentos mais fortes dentro delas. 

Diante dessa nova descoberta, Cameron começa a se culpar por achar que o que está sentindo não é certo, e quando uma tragédia acontece fazendo com que ela passe a ser criada por sua tia extremamente religiosa, toda essa culpa por nutrir esses sentimentos, acabam fazendo a garota ter vergonha de si mesma.  

Acompanhamos a juventude da nossa protagonista, descobrindo sua sexualidade mas ao mesmo tempo cultivando a culpa e a vergonha dentro de si, e isso é algo que acontece na vida real todos os dias com muitos jovens que se envergonham de si mesmos por não se aceitarem. A autora consegue tocar na ferida, falando abertamente sobre todos esses conflitos e como eles marcam uma pessoa, confesso que não é uma história muito fácil de ser lida mas é muito importante. 

Acredito que a leitura fica mais difícil quando Cameron é mandada para uma escola religiosa para curar sua homossexualidade (calma tripulação, isso não é spoiler, está na sinopse do livro), e lá as coisas que são ditas são muito difíceis de digerir, sentimos na pele o que a nossa protagonista sente, toda a sua angustia e dor. Dói pensar que essas coisas realmente acontecem, e que pessoas passam por isso desde sempre, sendo diminuídas e recortadas para se adequar em uma vida que não é delas. 

O livro fala sobre todos esses assuntos de uma maneira bastante profunda, e por termos a visão de Cameron aqui, a narração é feita por ela em primeira pessoa, a nossa conexão com ela é instantânea, e entendemos o que ela está sentindo. É uma imersão completa, entramos no universo de cabeça, e os personagens se tornam familiares e tão importantes como se fossem de fato reais. 

Eu gostei muito do estilo da autora e do cuidado que ela teve na construção desta história, desde a trama principal, até às tramas secundárias. Outro ponto que me agradou demais foi a atenção que a autora deu aos personagens secundários, cito aqui a avó de Cameron que é apaixonante e sem dúvidas é a minha segunda favorita na história. Todos os personagens possuem personalidades muito bem construídas e são únicos e de extrema importância para a história. Esses pequenos detalhes tornam a leitura ainda mais especial.

Acho que já ficou bem claro que amei este livro não é mesmo? Pois amei mesmo, e indico demais. Acredito que é uma história que precisa ser linda e mal posso esperar para ver a adaptação nos cinemas. Para aumentar ainda mais a curiosidade, vou deixar aqui o trailer do filme. Até a próxima! 






Título: O mau exemplo de Cameron Post
Autor: Emily M. Danforth
Editora: HarperCollins

LEIA TAMBÉM