Swift

A Era dos Vilões | Killmonger


Olá leitores do Eu, Astronauta, meu nome é Oguh, sou rapper, estudante de design gráfico e fã dos quadrinhos do Pantera Negra. A convite do blog, venho aqui falar sobre aquele que é um dos maiores vilões das histórias do rei de Wakanda e o meu vilão favorito de todo o MCU: Killmonger.

A adaptação para os cinemas foi um sucesso absoluto, criando interesse naqueles que ainda não conheciam o mundo e o personagem. Sendo assim, nada mais justo do que um apanhado geral sobre este.

ORIGEM NOS QUADRINHOS

Também conhecido pelo nome N'Jadaka, este juntamente com sua família foi um dos inúmeros moradores de Wakanda a serem sequestrados, escravizados e pressionados a ajudar na invasão do país, pelo vilão Ulisses Klawe, conhecido como Garra Sônica, durante sua cruzada à procura de vibranium.  

Contudo a tentativa frustrada do mercenário acabou resultando na morte do pai do personagem e no exílio de sua família. Diante disso, N'Jadaka cresceu culpando o Rei T'Chaka diante de todas as tragédias que ocorreram em sua vida.

Após fugir de Klawe este se estabeleceu no Harlem (NY), mudou seu nome para Erik Killmonger, se formou no MIT e aprendeu técnicas de combate, dedicando sua vida a odiar Klawe e o Rei de Wakanda.

PRIMEIRA APARIÇÃO

Criado por Don McGregor e Rich Buckler, o personagem teve sua primeira aparição na edição #6 da revista Jungle Action vol. 2 em setembro de 1973, T'Challa ao retornar para Wakanda descobre que um homem chamado Killmonger está atacando vários vilarejos do país tentando chamar sua atenção e vai atrás deste para resolver o problema. Ao encontrá-lo, ele se apresenta como Killmonger e deixa T'Challa para lutar contra seu jaguar chamado Preyy, com muita dificuldade Pantera Negra consegue sobrepujar o animal, apenas para ser atacado e derrotado facilmente por Killmonger que o atira de uma cachoeira.

DIVERSAS BATALHAS

O personagem durante muito tempo foi um vilão recorrente nos quadrinhos do Pantera Negra, se tornando um subversivo. Mesmo sendo repatriado e realocado para uma vila que seria renomeada como Vila N'Jadaka, em sua homenagem, o personagem por diversas vezes tentou tirar T'Challa do poder e foi trazido de volta a vida diversas vezes por seus seguidores. Ademais, já se aliou a vilões como O Mandarim e o Barão Macabro.

Após retira seus poderes de uma versão sintética da erva-coração que provém os poderes do Pantera Negra foi coroado rei de Wakanda por um breve período, após vencer T'Challa em um combate, porém entrou em um coma profundo ao ingerir a erva-coração verdadeira que é tóxica para aqueles que não possuem a linhagem real.

NOS CINEMAS

A versão live action do vilão Erik Killmonger foi trazida a vida no filme Pantera Negra (2018), dirigido por Ryan Coogler e interpretado pelo excelente (e bonito) Michael B. Jordan. No longa, Erik Stevens foi criado na periferia dos Estados Unidos e após a morte do pai fez seu caminho através do exército onde recebeu o apelido de Killmonger.

Rapidamente ganhou notoriedade se tornando um mercenário, assassino e sabotador renomado marcando na própria pele cada uma de suas baixas confirmadas em seu caminho por vingança. Michael B. Jordan nos entrega um dos melhores e mais complexos vilões dos filmes de herói, com seu jeito debochado e sua ginga característica das periferias norte americanas ele é quase um Tupac do mal, possuindo uma das melhores motivações do cinema ao questionar T'Challa sobre a passividade de Wakanda perante ao racismo no mundo, que mesmo havendo tecnologia, armas e recursos no país, preferem permanecer omissos, o que nos leva a questionar o que Wakanda poderia ter feito em relação a escravidão, apartheid e luta pelos direitos civis dos negros.

black panther marvel GIF

Killmonger não é um vilão comum, ele serve como guia e inspiração para a decisão que T'Challa toma no fim do filme e nos entrega uma frase final tão marcante quanto o próprio personagem. Além de tudo, o penteado dele também é excelente.

LEIA TAMBÉM