Swift

Love Yourself: Answer - O ponto final da jornada pelo amor-próprio?


BTS está chegando ao fim de mais uma era. Com o lançamento de Love Yourself: Answer, o septeto dá adeus a uma jornada iniciada há dois anos, e traz um álbum com inúmeras reflexões sobre o amor-próprio. Contudo, ao invés de indicar respostas, o grupo entende que a busca pela aceitação é bem mais complexa de ser alcançada quando posta em prática.

Possuindo Answer em seu título, é compreensível que as pessoas possam entender que estão diante de uma conclusão. O próprio uso dos carácteres chineses presentes nas trivias, como também no título da produção, formando a palavra 起承轉結— que, literalmente, em chinês, significa uma forma de narrativa dividida em 4 etapas: começo, desenvolvimento, virada e conclusão —, conhecida em coreano pelo nome kiseungjeongyeol, encaminham o ouvinte para esta ideia de que finalmente o BTS irá revelar as respostas que tanto ansiamos. Ou nem tanto.

Sim, estamos diante do final de uma narrativa, mas isso não é sinônimo para respostas. O amor-próprio não é apenas um estado de espírito, mas um conjunto de atitudes que devemos buscar em prol da nossa saúde física e psicológica. 

Nem sempre vamos nos amar, como também nem sempre vamos nos odiar, é uma jornada de alto e baixos, erros e acertos — o paralelo entre Save/I'm Fine e até mesmo Answer: Love Myself, dissecam essa confusão de sentimentos — onde não existe uma resposta ou caminho exato para alcançarmos tal plenitude. 
Bts I Need U Bangtan Boys GIF
"Love yourself. This phrase is easy to say, but at the same time it’s hard" - RM
Tudo bem alguém não concordar com minha linha de raciocínio até porque acho que todo o trabalho realizado pelo grupo é fonte de inúmeras reflexões, mas para mim, toda a era Love Yourself é baseada no BTS chamando cada um de nós para sentarmos em uma mesa e termos uma conversa franca com o nosso respectivo EU. 

Imagine o seu comportamento no dia-a-dia, como se fosse outra pessoa, em um relacionamento com você, e questione "Você é bom consigo mesmo?". Talvez essa seja a maior reflexão desta era: a maneira como você se trata mostra aos outros como você espera ser tratado.

Quando digo que Love Yourself: Answer não é uma resposta concreta para nossos questionamentos é porque o BTS mostra que o ato de amar a si mesmo é mais um meio do que um fim. 

Provavelmente muitos de nós ainda não tivemos nossa  Epiphany, ou seja, um estalo para adentrar nessa jornada, e tudo bem, pois o primeiro passo para o "amor-próprio" está em reconhecer que você é merecedor deste, mesmo que ainda não o tenha alcançado. 

LEIA TAMBÉM