Swift

Resenha | Leah fora de sintonia


O poder dos fãs move montanhas, a prova disso é o livro Leah fora de sintonia. Para quem não está entendendo nada, eu vou explicar, lembra do sucesso Com Amor, SimonEntão, Leah a melhor amiga de Simon ganhou um livro só dela graças ao amor que os fãs dedicaram a ela, e claro, graças as fanfics que viram um possível casal muito bom nas entrelinhas de Com Amor, Simon. 

A autora Becky Albertalli deixa isso bem claro logo no começo do livro, agradecendo aos fãs por terem enxergado um história bem maior para Leah, e achei tão legal ela ter investido na ideia e ter expandido o universo de Simon, agora dando o protagonismo a LeahIsso mostra o quão é importante a comunicação do autor com seus leitores, ouvir eles e entender que a troca é necessária e muito vantajosa para ambos. 

Nesse livro tão especial, nós entramos na cabeça de Leah e conhecemos bem mais sobre essa garota com personalidade forte e com um coração muito lindo. Ela é apaixonante, é vibrante e cheia de cores, uma das melhores protagonistas que já tive a oportunidade de conhecer, não que ela seja perfeita, pelo contrário ela não é perfeita, é humana, erra, tem sentimentos e pensamentos conflitantes e às vezes é um pouco egoísta. Tudo isso torna Leah especial e cheia de camadas que nos faz ficarmos gratos pro ter a oportunidade de conhecer mais sobre essa personagem. 


Outra coisa muito importante na nossa protagonista, é o fato de que ela é bissexual, sim, finalmente um livro dando visibilidade aos bissexuais! POR MAIS PROTAGONISTAS BI POR FAVOR. Talvez este fato tenha sido um dos grandes motivos por eu amar Leah, e a autora soube tratar tão bem, com tanta naturalidade o assunto que nos faz ficar com o coração aquecido. 

Nossa protagonista está vivendo uma fase extremamente conturbada da vida, ela viu seu melhor amigo, Simon, sair do armário e entrar em um relacionamento incrível com o garoto que ama, e ela quer isso para ela também, porém ainda não tem coragem de se assumir bi. A única pessoa que sabe sobre sua sexualidade é sua mãe, que lida tão bem com o assunto e a apoia de maneira incrível. 


Tudo vira um bagunça quando Leah começa a sentir algo a mais por Abby, sua colega e namorada de Nick. Juntando este fato novo, com as emoções e inseguranças do último ano escolar, Leah se sente cada vez mais pressionada sobre seu futuro, suas escolhas e suas relações. A necessidade de tomar o controle sobre a própria vida e deixar a insegurança de lado e assumir quem realmente é, a faz começara trilhar seu caminho para se encontrar e se tornar a pessoa que sempre quis ser. 

A história é muito boa, é fácil se identificar com ela, e o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa só torna ainda mais fácil a nossa ligação com a personagem. Gostei muito da representatividade e da maneira com que a autora conduziu a história, é um retrato da adolescência, da confusão dessa fase da vida e da importância dos amigos. Como em Com Amor, Simon, aqui nós nos apegamos aos personagens e temos a vontade abraçar cada um deles, pois todos são muito bons. 

Acho que deixei bem claro o quanto amei, não é mesmo? Poderia passar horas falando sobre, mas isso tornaria esse texto infinito. Deixo aqui a minha super recomendação, é um livro leve, super fofo e que com certeza irá agradar vários tipos de leitores.  

Título: Leah fora de sintonia
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 320


LEIA TAMBÉM