Swift

TOP 10: Saudosos jogos do PS1


E aí tripulação, hoje vou trazer um TOP 10 de games do saudoso Playstation 1, já que nesse blog adoramos ser nostálgicos. Vou tentar ser bem eclético nas minhas escolhas e com toda a certeza do mundo irei deixar vários títulos de fora. Lembrando que não está na ordem de gosto pessoal. Só fui lembrando e escrevendo. Vamos lá:

FINAL FANTASY VIII

E para começar, um JRPG muito conhecido! Final Fantasy desde sempre ditando o ‘ritmo’ dos RPGs de console, sempre evoluindo o game na mesma linha. A história principal é bem legal, com personagens bem diversos e que cativam, além de vilões que são marcantes.

A variedade de magias, itens, armas, Chocobos e claro, os joguinhos dentro do game, como, por exemplo, o de cartas, são atrações para quem quer jogar FF8.

GRAN TURISMO 2

Se você curte games de corrida atuais, dê viva para o Gran Turismo que chegou aos consoles atualizando o gênero e trazendo uma ‘realidade’ nunca vista antes. Baita jogo e que diverte e lhe tira o máximo para conseguir ir evoluindo dentro das ligas. Um ponto positivo era a variedade dos carros.

METAL GEAR SOLID

Solid Snake desde sempre fazendo missões para destruir o Metal Gear. Hoje o game é mais ação do que furtivo, mas o primeiro MGS você tinha que ser o máximo furtivo para vencer. Quem nunca deu aquela batidinha na parede para chamar a atenção do capanga e aproveitar do descuido dele e passar desapercebido? Ou usou a caixa de papelão para se esconder?

CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT

Difícil falar que um jogo é melhor que o outro no PS1, mas este Castlevania marcou demais. Qual o jogo que lhe dá a oportunidade de conseguir jogar tudo de novo com a simples ‘virada’ da tela? Pronto, este Castlevania trouxe isso lá nos primórdios do PS1. A história é ótima, jogabilidade bem simples, mas mesmo assim trazia dificuldades. O que é bom. Você para zerar tinha que suar e dar seu melhor.

CRASH TEAM RACING

Fãs da Nintendo sempre zoam as outras plataformas porque estas não possuem Mario Kart. Porém a Naughty Dog (sim, a de The Last of Us e Uncharted) trouxe para o PS1 uma versão de kart do Crash Bandicoot e era ÓTIMA!

Bem similar ao Mario Kart, o CTR divertia tanto quanto. Se você jogou o game da Nintendo, vai conseguir jogar bem o da Sony.

TONY HAWK'S PRO SKATER 2

Uma das melhores trilhas sonoras de games já produzidas. Nomes como Papa Roach, Anthrax, Rage Against the Machine estão lá e trazem uma imersão viciante ao game.

E não, o game não é só isso, a jogabilidade era muito boa. Momentos de diversão competindo com seus amigos para ver quem marcava mais pontos ou conseguia fazer as missões das fases.

RESIDENT EVIL

Preciso falar de Resident Evil? Não né? Vamos pular para o próximo. Haha.
RE é um dos maiores games de terror já feitos. Eu mesmo assistia mais do que jogava. Morria de medo. 

Aquelas cenas de loading quando entrava em um cômodo novo. Que eternidade. E quando aparecia algum monstro do nada? E a jogabilidade não ajudava em nada, pois era difícil mirar. Essa mistura, com mais um vilão bem aterrorizante, fez deste game um dos melhores da geração.

DRIVER 2

Podemos dizer que antes de GTA ser GTA, já existia o Driver. Podemos mencionar que este game é um dos grandes favoritos pelos apreciadores de PS1, tanto pela forma como ele caminha durante a jogatina e por suas missões onde praticamente não vemos o protagonista.

O que realmente importa nele são as missões fugindo da polícia ou até mesmo levando alguma coisa de um lugar para o outro, passando por várias cidades (New York, San Francisco, Miami e Los Angeles) — o que torna o game divertido e sem muito mimimi para a época.

A lei da física para os carros era autêntica, naquela época, deixando marcas de cada acidente que tínhamos durante a jogatina. Uma ação desenfreada e um realismo que nos deixava querendo mais.

YU-GI-OH! FORBIDDEN MEMORIES

Talvez um dos jogos mais difíceis que joguei, mas não pelo jogo em si, e sim pelo disco físico que tinha problema na gravação dele. Explico melhor já, já.

Baseado no anime e mangá bem famoso no mundo inteiro, é no estilo de Trading Card Game, no qual você vai adquirindo cartas e montando decks para ir lutando contra inimigos.

Na batalha você pode pôr a carta virada para cima/para baixo, modo de ataque/defesa e jogado em turnos. Então, se colocássemos a carta virada para baixo, o oponente colocaria a dele em modo defesa e isso fazia o game travar. Então a gente (eu, André e Renato) tinha que pensar na estratégia de ataque, de defesa e de ‘antitravamento’, a cada partida. Era hardcore. Haha. Um dos jogos mais divertidos de cartas que vocês vão encontrar nos consoles.

MARVEL VS CAPCOM: CLASH OF SUPER HEROES

Quem nunca quis fazer um duelo entre Wolverine e Ryu? Mega Man contra Capitão América? Então a Capcom trouxe para o PS1 em 1998 esse título. Ampliando o leque de opções de personagens jogáveis. Nunca fui muito fã de jogo de luta, mas este marcou.


Esses foram alguns dos games que me vieram à cabeça quando pensei neste TOP 10. Agora digam, quais outros títulos vocês colocariam nesta lista? Qual o melhor jogo de PS1, na opinião de vocês? Deixem suas impressões e comentários aqui embaixo.

Vou indo nessa, mas volto depois com um TOP 10 do PS2. Quais games não podem ficar de fora? Até a próxima.

LEIA TAMBÉM