Swift

Resenha | Os 12 Signos de Valentina


Conheci a autora Ray Tavares na Bienal do Rio de 2017. A Thamires daquela época tinha um terrível preconceito com a literatura nacional atual, mas, como contei nesse texto aqui, a Bienal abriu minha mente, e desde 2017 eu tenho conhecido ótimos livros nacionais. A simpatia de Ray chamou minha atenção, ainda que — na época — eu não me interessasse por signos, fiquei com muita vontade de ler Os 12 signos de Valentina. Pois bem, demorei um pouquinho, mas estou aqui para dizer à vocês o que achei desse diamante nacional. Vem comigo e embarque nessa viagem astrológica.

Isadora é uma jovem adulta que cursa jornalismo na USP e namora um boy band Lucas há seis anos. Sua vida sofre uma reviravolta em seu aniversário de vinte e dois anos, quando descobre na frente de todos, que seu namorado a está traindo com sua amiga da faculdade. Então ela se afunda em uma fossa sem fim, sem sair de casa, stalkeando o namorado, ouvindo Adele, etc. — quem nunca né? 

“O negócio é que nenhum filme da Disney te prepara para a dor de uma traição, ou a constatação de que os seis anos que se passaram não significaram absolutamente nada para a pessoa com quem você compartilhou cada alegria e tristeza. Todos os bons momentos, todos os beijos, abraços, risadas, jantares, planos, filmes, viagens… tudo jogado na lata do lixo.”

Até que sua prima e melhor amiga Marina a obriga a sair de casa e ir curtir uma night. Hiper bêbada, ela se perde de todos e conhece a moça da faxina que revela à ela que o seu relacionamento já estava fadado ao fracasso, afinal Lucas era pisciano e Isa ariana e Peixes é o inferno astral de Áries.

Talvez você tenha pensado o mesmo que eu. Que diabos é inferno astral, o que tem a ver essa parada de peixes e áries e o que isso altera em um relacionamento? Mas calma, assim como eu não sabia absolutamente nada de signos, Isadora também não sabia, mas ela ficou tão obcecada pelo assunto que se tornou uma especialista e assim a gente também aprende um bocado com o que ela descobriu.

A partir daí, já obcecada com assunto, ela resolve unir o útil ao agradável, e cria um blog para o trabalho final da matéria Jornalismo Online intitulado Os 12 signos de Valentina, no qual sob o pseudônimo de Valentina, ela relatará experiências de encontros com os 12 signos do zodíaco. Ela só não esperava que o blog faria tanto sucesso e traria tanto alvoroço para sua vida. A cada encontro de Isadora eu me apaixonava por um crush diferente, difícil manter o foco com tantos boys magias assim hein?!

“Eu não era… uma criança idiota! Eu fiquei… idiota… com o passar do tempo.”

Os 12 signos de Valentina é um livro leve, fofo e tão divertido que te fará dar altas gargalhadas. Se você procura um livro para acabar com aquela ressaca literária péssima, esse é uma ótima dica pra você, porque para mim foi tiro e queda — expressão bem vovozinha, sim. Esse foi um dos melhores livros nacionais que já li e, dentro desse gênero, um dos melhores, ever! Ray Tavares sabe como prender nossa atenção e nos envolver de forma simples. Essa autora vai longe e eu já me tornei super fã!

“Ninguém precisa de ninguém nessa vida, o sentimento de necessidade por outra pessoa não é saudável.”

Título: Os 12 Signos de Valentina
Editora: Galera Record

Autora: Ray Tavares
Páginas: 389


LEIA TAMBÉM