Swift

TOP 5 | Filmes Coreanos


Hoje a gente vai sair da caixinha do cinema americano, para explorar outro cinema que merece todo o reconhecimento e precisa ser consumido. Afinal o mundo é muito grande e ficar preso em uma cultura só nos faz perder muita beleza, então vem comigo conversar um pouco sobre o cinema coreano nesse top 5 cheio de amor. 

The Handmaiden 

Para começar com o pé direito escancarando a porta, o primeiro filme dessa lista é o aclamado The Handmaiden. Ambientado na Coréia do Sul em 1930, a história nos apresenta a jovem Sook-Hee (Kim Tae-riuma garota pobre que se envolve em uma trama para enganar Lady Hideko (Kim Min-hee), se tornando a criada da jovem rica para trapaceá-la. Dei um resumo bem por cima, para não acabar dando algum spoiler, pois aqui neste filme a surpresa é um fator que torna a experiência ainda mais prazerosa. As atuações no filme são muito competentes, a fotografia é linda demais e o clima criado na história nos prende logo de primeira. É um filme que merece toda a aclamação que tem, é uma verdadeira obra prima. 

Love, Lies 

O segundo filme dessa lista, é uma obra visual extremamente bela e carrega uma melancolia que faz o coração ficar apertado. Love, Lies nos conta a história das amigas Jeong So-yool (Han Hyo-jooSeo Yeon-hee (Chun Woo-hee), que cresceram juntas tendo o sonho de se tornarem cantoras tradicionais da Coreia. Mas a amizade fica abalada quando uma delas desperta a atenção de um produtor musical, fazendo com que o sentimento de rancor e a inveja destrua o laço entre elas. A história pode parecer meio boba, mas não é. O filme é tão lindo e intenso que é impossível não se ligar e sofrer com as nossas protagonistas, é um filme de época, muito bem dirigido, com cenas que nos fazem perder o fôlego de tão belas. Com certeza é um daqueles filmes que a gente lembra com muito carinho. 

Will you be there? 

Diferente dos anteriores que são protagonizados por mulheres, aqui temos uma história sobre um homem que precisa lidar com as consequências do tempo. Will you be there? nos apresenta Soo-hyeon (Kim Yoon-seok) um médico amargurado que não consegue superar as perdas que sofreu na vida. Ao salvar um paciente, ele acaba ganhando um presente que possibilita que ele viaje no tempo e concerte os erros do passado, sendo assim, Soo-hyeon volta no tempo e encontra seu eu jovem, com a missão de salvar sua noiva que está prestes a morrer. Perdoem me se o resumo ficou confuso, mas basicamente o nosso protagonista quer salvar a mulher que ama, por isso volta no tempo antes de ela morrer para tentar salvá-la. Pensa em um filme maravilhoso, é esse filme. Lindo de tantas maneiras, a história nos faz pensar sobre os sacrifícios que fazemos por amor, e como a nossa vida é construída com as escolhas que fazemos. É magnífico, possui cenários lindos e nos faz chorar feito bebê. 

Little Forest 

Depois de vários dramas, vamos respirar? Little Forest é um ótimo filme para respirar e ficar feliz. Nele conhecemos Hye-won (Kim Tae-ri) uma jovem que decide repensar seus objetivos de vida, e volta para a cidade onde nasceu. Com a casa repleta de memórias da infância, e a lembrança dos ensinamentos de sua mãe, que foi embora sem deixar vestígios, Hye-won repensa suas escolhas, se liga aos antigos amigos e se dedica à sua paixão pela comida. A história não tem grandes acontecimentos, é um filme bem simples, sobre a vida e aquele momento em que não sabemos o que vamos fazer com ela. Quem nunca teve uma crise dos vinte? O filme lida muito bem com essa crise e é muito fácil se identificar com a protagonista. É uma bela história para respirar. 

On the Beach at Night Alone 

Para encerrar esse top 5, escolhi outro filme protagonizado por Kim Min-hee, essa atriz maravilhosa abriu e agora vai fechar a nossa lista! Nesta história, ela interpreta Young-hee, uma atriz que acaba tendo sua vida pessoal exposta após se envolver com um homem casado. Para dar um tempo e pensar sobre o caminho que irá trilhar, ela retorna ao lugar onde cresceu e se reconecta com seus antigos amigos, porém acaba se expondo mais ao tocar em antigas feridas. Aqui temos outro filme sem grandes acontecimentos e que simplesmente capturam momentos de uma vida. Esse estilo de filme é um dos meus favoritos, não precisamos de grandes plots, a vida em si já é muito interessante. A história é trabalhada de uma maneira simples, porém muitos eficiente. É um daqueles filmes em que a gente assiste sem pretensões e quando acaba, percebe que está refletindo sobre tudo o que assistiu. 

Bom, esses foram os escolhidos para preencher essa lista. Ah, e eu sei que vocês esperavam encontrar alguns outros títulos aqui, mas resolvi fazer um post com filmes mais desconhecidos. Espero que tenham gostado e resolvam dar uma chance ao cinema coreano! Até a próxima! 


LEIA TAMBÉM