Swift

Resenha | Apenas uma Garota


A literatura LGBT vêm ganhando cada vez mais espaço, e isso é algo fantástico. Cada vez mais temos representatividade nos livros, e todo o tipo de público está encontrando sua voz. Essa representatividade é extremamente importante e necessária, e livros como Apenas uma Garota, são ferramentas de libertação. 

Escrito pela autora Meredith Russo e publicado no Brasil pela editora intrínseca, em Apenas uma Garota, conhecemos Amanda, uma jovem mulher trans que está tentando recomeçar a sua vida ao lado de seu pai. Amanda, que nasceu em um corpo de menino, sempre soube que sua pele não representava quem ela era de verdade, e quando decidiu mostrar ao mundo quem realmente era, teve que lidar com o olhar opressor da sociedade.
O livro aborda muito bem a questão do preconceito, é muito real e triste, infelizmente a história de Amanda, a parte da perseguição e descriminação, faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas apesar de o livro tratar de assuntos difíceis, a autora conseguiu trazer a esperança da juventude na história, e a nossa protagonista apesar de tudo o que a cerca, é apenas uma jovem querendo viver como todo mundo. 

O livro é narrado em primeira pessoa, e seus capítulos são intercalados entre o antes e depois da cirurgia de transição da nossa protagonista. Conhecemos a família, a dificuldade de seus pais ao perceberem que tiveram uma filha e não um filho, o processo de aceitação dela própria e de seus pais, tudo isso é retratado de uma maneira muito sensível, e é muito doloroso quando nos colocamos em seu lugar e vemos a dimensão da dor que ela teve que enfrentar só para ser quem realmente é. 

O poder que esta obra tem ao falar sobre essa realidade, e principalmente por falar de uma maneira tão sensível, é inspirador. Os momentos em que Amanda sorri por ser quem é, são lindos e tornam este livro ainda mais especial. 

Eu gostei demais desta história, e me perdoem pela sinopse simples, mas acho que falar muito sobre o que acontece faz perder a magia. O posso dizer, é que é um livro muito bom, que vale a pena ser lido e com certeza vai agradar quem gosta de livros juvenis, quem gosta de romance e principalmente quem quer ler uma obra com uma bela história. 

Título: Apenas uma garota
Autor: Meredith Russo
Editora: Intrínseca
Páginas: 223


LEIA TAMBÉM