Swift

Resenha | Caixa de Pássaros


O que você faria se, de repente, o mundo que você conhece entrasse em um caos completo? Se você não pudesse mais ver a luz do sol? Se você não pudesse olhar pela janela? E se tivesse que viver com uma venda sobre os olhos? Difícil imaginar, né? Pois é sobre isso que o título Caixa de pássaros fala, sobre um mundo onde enxergar pode ser muito perigoso.

Na história escrita pelo autor Josh Malerman e publicada no Brasil pela editora Intrínseca, entramos de cabeça em um mundo pós-apocalíptico, onde a humanidade sucumbiu perante um mal desconhecido. No universo criado pelo autor, há cerca de quatro anos algo aconteceu com nosso mundo. Do nada as pessoas começaram a cometer suicídio e atacar umas às outras. Ninguém sabe o porquê, a única coisa que sabemos é que uma espécie de criatura faz isso, de modo que quando olhamos para essa criatura, nosso cérebro entra em colapso e acabamos por perder a lucidez e a vontade de viver.

As pessoas não saem mais nas ruas sem vendas nos olhos, tudo é feito de olhos fechados. As casas têm cobertores cobrindo as janelas, os mercados estão abandonados, o caos reina e o mundo está de cabeça para baixo. Isso é tudo o que Malorie, a nossa protagonista sabe, ela vivenciou todo tipo de horror nesses últimos anos, e agora está fugindo com os filhos. Os filhos que ela treinou para ouvir com perfeição. A esperança de encontrar um local seguro para sobreviver sem medo de enxergar, é o que a motiva.

O livro é narrado em terceira pessoa, e os capítulos da história são revezados entre o passado e o presente. Temos a Malorie de quatro anos atrás vivendo uma nova vida com a irmã Shannon, tentando descobrir como lidar com uma gravidez sendo mãe solteira; e temos a Malorie atualmente, vivendo uma vida de privação, tentando fugir de barco para um local onde os filhos poderão ver o céu pela primeira vez.

É incrível ver a evolução da personagem, a transformação da menina frágil em uma mulher forte e guerreira, que resolve atravessar um rio vendada para garantir que os filhos poderão ter a chance de um futuro melhor.

O universo criado pelo autor é um completo caos, milhares de pessoas morreram e ninguém sabe exatamente o porquê. Nós, leitores, acabamos por ficar na mesma situação que os personagens da história, pois não sabemos o que realmente são essas criaturas, é como se nós também estivéssemos com a venda nos olhos. E a maneira com que Josh Malerman conduziu a história, é muito envolvente, é fácil se perder nessa história e terminar o livro em questão de horas.

“As criaturas em sua mente andam em campos abertos, sem horizonte. Ficam ao lado das janelas de casas antigas e olham com curiosidade pelo vidro. Elas analisam. Examinam. Observam. Fazem a única coisa que Malorie não pode fazer. Olham.”

O livro possui todos os elementos para entreter o leitor, e é uma delícia de ser lido, eu sou muito fã dessa história e fiquei super feliz quando a Netflix anunciou que faria uma adaptação destra obra, que será protagonizada por ninguém menos que a incrível Sandra Bullock. O filme estará disponível na plataforma em dezembro deste ano, e recomendo que leiam este livro incrível antes, para poder estar por dentro da história quando a adaptação for lançada.

Recomendo demais a leitura, e garanto que Caixa de Pássaros irá te conquistar!

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272




LEIA TAMBÉM