Swift

Resenha | Sangue, Suor e Pixels


Hey, tripulação! Nós sempre estamos trazendo conteúdo de games e de livros aqui para vocês, certo? E se trouxéssemos uma síntese desses dois? Ah, certamente vocês vão falar que já falamos sobre livros com conteúdo de games também, mas eu juro que dessa vez essa diferente!

Quando a HarperCollins lançou "Sangue, Suor e Pixels" eu fiquei super ansioso para ler as histórias contadas por Jason Schreier — primeiramente porque sou muito fã de games e em segundo lugar, também sou muito fã do trabalho do Jason — mas a fila de leitura afogou o livro e acabou saindo da minha vista, até que a Aliança de Blogueiros do RJ me relembrou dele.

Eu disse que seria diferente, certo? E será! Diferente porque aqui não teremos a história novelizada de um game, nem tampouco a história de um game fictício. "Sangue, Suor e Pixels" nos traz essas três características necessárias para se desenvolver um game, no mundo real mesmo. Aqui, o jornalista Schreier nos conta um pouco de tudo o que rolou nos bastidores do desenvolvimento de grandes jogos e de grandes empresas desse mundo.

Eu, particularmente, amo esse tipo de literatura, é como se fosse uma matéria em tamanho gigante, mas entendo que muita gente não se sinta atraída e prefira as histórias de ficção, mas para quem é fã de jogos e videogames, eu tenho certeza que esse livro vai trazer muito conteúdo interessante e vai mostrar que o mundo real também possui muitas aventuras, perigos, dramas, corrida contra o tempo, muito sangue dado e muito suor escorrido, enquanto os pixels vão evoluindo.

Em histórias que vão desde um simples gênio dando duro para lançar um game independente, até histórias da gigante Microsoft e os bastidores de Destiny, The Witcher, o gigante Uncharted da Sony e tantos outros, passando por problemas empresariais, de administração, motivação, concorrência, criatividade, recursos e muito mais, Jason nos mostra um pouco de tudo o que acontece, antes de termos um joystick em mãos. A diferença aqui, é que os personagens são de verdade.

O único ponto negativo que encontrei, foram algumas traduções de termos técnicos. É certo que alguns já foram preservados no idioma original, mas alguns outros também não deveriam ter sido traduzidos.

Um livro excelente para quem tem curiosidade em saber como as coisas funcionam e o processo de desenvolvimento delas. Principalmente para o público gamer e para aqueles que pretendem seguir carreira com criação de jogos.

Título: Sangue, Suor e Pixels
AutorJason Schreier
EditoraHarperCollins

LEIA TAMBÉM