Swift

PLAYLIST | 10 anos da MCU e uma baita trilha sonora


Ao contrário do que muitos pensam, Guardiões das Galáxias não foi o primeiro filme da Marvel a usar música popular e não apenas instrumental em suas cenas. Desde o primeiro Homem de Ferro, que contava com a participação de Tom Morello (guitarrista do Rage Against The Machine e do Audioslave) em sua trilha sonora, o MCU já mostrava ter uma forte ligação com o mundo da música.

Mais você sabe o porquê quase ninguém se lembra das trilhas originais dos filmes da Marvel?

Não foi por falta de oportunidade que os grandes heróis do MCU não têm cada um seu próprio “Leitmotif”, aqueles temas sonoros que marcam cada grande personagem de sua franquia. Contudo, existe hoje uma convenção entre os produtores de que a trilha sonora não deve ser notada, tornando assim menos óbvio para o espectador o porquê ele se emociona com uma cena ou “descobre” o que está por vir a seguir. Por esse motivo uma das preocupações do estúdio, e que está presente em todos seus filmes é a de “criar texturas” tornando a sonoridade sempre presente sem contradizer a expectativa do expectador.

Apesar da luta em nunca usar trilhas de forma prováveis, o MCU está fazendo hora ou outra um ótimo trabalho com as canções escolhidas para integrar o universo de seus filmes. Sendo a terceira fase a mais aberta ao universo musical ao trazer novos estilos para compor suas trilhas sonoras. Quem não se lembra em Doutor Estranho ver Stephen Strange ouvindo em seu carro "Shinning Star" do Earth, Wind and Fire, ou os acordes de "Can't You Hear Me Knocking" do Rolling Stones em Homem-Aranha: De Volta ao Lar e até mesmo a icônica trilha sonora de Pantera Negra comandada por Kendrick Lamar.

Sendo assim, nada mais justo que iniciar esse especial do MCU comemorando com música. Confira abaixo, algumas das melhores canções que compõem uma baita trilha sonora e aproveite para já ir esquentando esse hype para a estréia de Vingadores: Ultimato

LEIA TAMBÉM