Swift

TOP 10 | Livros para comprar na Bienal do Livro 2019


Fazia um tempinho que eu não falava sobre livros por aqui, mas está chegando um dos eventos que mais amamos — a XIX Bienal Internacional do Livro, que neste ano será aqui no RJ. Então resolvi transformar a animação e ansiedade de pousar nossa nave lá no Riocentro, em dicas de livros que você deve manter nos primeiros lugares da sua lista de compras.

Vista o uniforme, ajuste os capacete e prepare o diário de bordo porque vamos passear por toda uma biblioteca — afinal eu trapaceei um pouquinho nesse post, pois tem mais de 10 livros se contarmos com as séries indicadas! Espero que você termine de ler decido a comprar pelo menos um daqui!

JOGADOR N1

Preciso abrir esse post com sci-fi, por motivos óbvios, né?! E não poderia deixar de começar aclamando o meu eterno número um da lista de favoritos do gênero — pegaram a referência? —, com ninguém menos do que "Jogador N1".

Se você já nos acompanha há bastante tempo, deve ter visto minha resenha sobre ele e também o hino que foi a adaptação dele pro cinema, pelas mãos de Spielberg.

Você é geek? Adora uma referência? Nasceu ou gostaria de ter nascido nos anos 80? Se sim, então esse deve ser o item principal da sua lista de aquisições para a Bienal! Corra no estande da LeYa e seja feliz!

FORTALEZA IMPOSSÍVEL

Já que falei sobre os anos 80, jogos e coisas dessa atmosfera, vou logo emendar com outra indicação excelente para quem curte tudo isso.

Num ambiente que com certeza fará qualquer um lembrar-se de Stranger Things, com uma aventura de fazer brilhar os olhos, "Fortaleza Impossível" traz uma leitura muito nostálgica e extremamente cativante. Uma declaração de amor que a editora Arqueiro traz à melhor década de todos os tempos.

Ah, e eu já falei dele aqui: Resenha - Fortaleza Impossível

CRIATURAS E CRIADORES

Quem me conhece já sabe da minha fanboyzisse com autores nacionais. E eu preciso indicar essa obra de arte que merece um lugarzinho todo especial na estante. Com Frini, Draccon, Carol Munhóz, e Raphael Montes, "Criaturas e Criadores" é um conjunto de quatro releituras dos clássicos contos de terror que nós tanto amamos.

Tudo feito com a melhor dedicação de cada um dos autores e com um toque muito especial da edição por conta da Record.

SARAH ANDERSEN

Aqui eu venho trapacear um pouquinho e indicar três livros de uma vez! "Uma Bolota Molenga e Feliz", "Ninguém Vira Adulto de Verdade" e "A Louca dos Gatos" são umas das melhores coisas que Sarah Andersen poderia desenhar.

Sim, desenhar porque os livros são feitos de tirinhas! Mas não são quaisquer tirinhas, nem conteúdo bobo. Sarah vai mostrar que conhece muito bem a sua vida, quando você começar a ler. Sério, é impossível não se identificar com muuuitas das páginas dos livros. É quase uma invasão de privacidade.

Uma das leituras mais gostosas — acho que essa é uma boa definição para as tirinhas de Andersen — que a editora Seguinte poderia publicar!

A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL

Aqui está outro livro excelente que com certeza vai ser guardado com carinho no fundo do coração de quem estiver disposto a embarcar nessa viagem. Talvez você estranhe por se tratar da DarkSide Books, mas eles não publicam apenas terror e aqui temos uma linda ficção científica, dentro de uma daquelas edições que só a Caveira sabe fazer!

Não vou resumir esse livro aqui, prefiro que você entenda mais sobre ele pela resenha que o Ramon fez aqui no blog!

Ah, a Caveira não deve ter estande na Bienal, mas você consegue encontrar os livros no estande do Submarino!

SÉRIE EXECUTORES

Opa, roubei de novo! Quem me conhece sabe o quanto eu vivo para declarar as obras de Brandon Sanderson. E aqui estou eu para falar novamente dessa série que merece todos os leitores do mundo.

Se você gosta de super-heróis, Marvel, DC Comics e afins, você também vai amar esses vilões que Sanderson cria em "Executores". São três livros para mostrar como se fazem bons personagens, boas cenas de batalha e trama cativante!

É claro que temos um post dedicado só pra eles: Série Executores

Corram para a nave da Aleph e garantam seus exemplares na Bienal. Tenho certeza de que não vão se arrepender.

ENCARCERADOS

Podemos falar de sci-fi novamente? Sempre podemos!
Se você curte robôs, "Encarcerados" foi publicado para ser seu! Em uma trama onde androides convivem com os humanos, diante de um cenário de calamidade mundial, John Scalzi vai criticar e tratar de muitos assuntos do nosso próprio mundo real, de maneira que só uma boa ficção científica é capaz de fazer.

Até onde você realmente defende as causas em que acredita? Até onde seus ideais devem ser seguidos? Saiba mais na resenha: Encarcerados

Bônus: “Guerra do Velho”, “As Brigadas Fantasma” e “A Última Colônia” também são outros títulos do John Scalzi, também de sci-fi e que valem cada centavo da compra.

AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO

Meu amigo tripulante, se existe uma série que indico com certeza total e absoluta de que todos vão amar, essa série é “As Aventuras do Caça-Feitiço”. Escritas com extrema maestria por Josehp Delaney, os livros vão te encantar de uma maneira quase sobrenatural e eu duvido ter alguém que consiga abandonar a leitura. Quando se abre o primeiro livro, a única opção restante é simplesmente devorar um após o outro.

Os livros são bem curtos e extremamente cativantes. Contando a história de John Gregory, Tom Ward e Alice Deane, que precisam evitar que as forças das trevas dominem o mundo. Não é terror nem suspense. Os livros são de aventura, embora com muitas criaturas das trevas.

São vários livros, eu sei. Mas garanto que vale cada centavo! E deixo uma dica: é possível encontrar deles em estandes de livros por R$ 10,00 e R$ 15,00 na Bienal!

WARCROSS

Opa, esse post acabou saindo com uma dose extra de sci-fi e aqui temos mais um livro desse gênero. Mas ele não chega a ser uma “alta ficção científica”, porque é bem leve e facilmente interpretada por qualquer pessoa que não esteja acostumada com esse tipo de história.

Eu também já contei mais sobre ele em um post específico: Resenha - Warcross

A Bienal é uma ótima oportunidade para conhecer essa história e aproveitar alguma possível promoção de combo com o segundo volume — "O Jogo do Coringa" (são apenas  dois mesmo). Então não deixe de conferir se a Rocco terá alguma promoção especial para eles!

A COLÔNIA

E por fim, venho fechar com uma dobradinha de dois temas que eu adoro! Um você já deve saber que é ficção científica — desculpe, é um dos problemas de ser astronauta —, mas agora misturado com terror! Junte mais algumas aranhas assassinas e temos aqui uma leitura bem única e muito boa!

Naquele ritmo em que as coisas precisam ser estudadas numa corrida contra o tempo, para conseguir salvar a raça humana de seres que querem tomar o nosso planeta.

A promessa é de três livros, mas até agora só temos dois (O segundo é "A Expansão"). Então vale a pena já garantir os primeiros volumes com a editora Seguinte, colocar tudo em dia e aguardar o próximo lançamento, enquanto passa a olhar com receio para qualquer aranha que apareça.


É isso, já tem bastante livro aqui para gastar as economias na Bienal, mas me conte, tem algum outro que deveria entrar pra essa lista e que seja uma boa ideia comprar na Bienal?

LEIA TAMBÉM