Últimos Posts
literatura category image

5 Motivos para ler Percy Jackson e os Olimpianos

2 outubro 2020 1 Comentários

5 Motivos para ler Percy Jackson e os Olimpianos

Perceu Jackson ou mais conhecido como Percy, é uma criança problemática, sempre está metido em confusão e nunca dura mais que um ano em uma escola mas não quer dizer que ele seja encrenqueiro, simplesmente ele está no local errado e na hora errada. Tudo estava como sempre, notas baixas, ameaça de expulsão e ficar longe da mãe, até a sua não-estimada professora lhe atacar perguntando sobre o raio de Zeus. Após esse acontecimento totalmente incomum, desencadeia diversos problemas, entre eles fugir de carro com a sua mãe e seu melhor amigo, Grover para um acampamento. Como se não bastasse esses acontecimentos estranhos, afinal, sua mãe nunca esteve tão aflita e o seu melhor amigo sempre ficava observando se havia alguém lhes seguindo, um monstro da mitologia grega os ataca e acaba matando sua mãe e num momento de pura adrenalina, Percy o mata. Com um começo frenético como este e sem muitas respostas, ficamos juntos com o protagonista em busca de respostas. 

Mitologia Grega

5 Motivos para ler Percy Jackson e os Olimpianos

Se você quiser conhecer mais sobre a cultura grega, é um excelente livro. A escrita suave do Rick Riordan nos faz entender a complexidade da cultura de uma forma bem simples, nem percebemos quantos detalhes nós já conhecemos. Claro, nem tudo o que está escrito em Percy Jackson e os olimpianos condiz com a história, há ficção envolvida também, entretanto, mesmo com um pouco de conhecimento já conseguimos diferenciar o que pode ser a realidade e ficção. Além de ser uma ótima leitura para as crianças, uma história de aventura com riquezas em conhecimento. 

Representação

5 Motivos para ler Percy Jackson e os Olimpianos

A maior inspiração para Rick escrever o livro foi seu filho, Haley, que o pedia para contar histórias da mitologia grega. Rick como um pai, inventou o Percy, além de colocar  algumas características parecidas com seu filho, como TDH (Transtorno de déficit e hiperatividade) além de dislexia. Entretanto, Riordan não colocou como se fosse um empecilho, pelo contrário, quem possui essas características estava mais do que apto para lutar com monstros e ir em busca de aventura, por lhe agregar habilidades imensuráveis em uma batalha e para ler em latim.

Harry Potter x Percy Jackson

5 Motivos para ler Percy Jackson e os Olimpianos

O livro que muita gente embarcou no mundo literário, possivelmente, foi Harry Potter, mas digo com toda convicção: Percy Jackson e os Olimpianos não é uma cópia, pelo ao contrário, há tão poucas semelhanças que não consigo enxergar como um plágio. Muita pessoas embarcam na literatura de Rick Riordan com esperança de superar a ressaca literária da J.K Rowling. Bem, com toda certeza você irá se livrar da ressaca literária, mas não será por conta da história se assemelhar com o mundo de Hogwarts e sim pela leitura fácil e onde o protagonista é uma criança extremamente poderosa. 

Leitura para iniciantes

Quando mais jovens, somos introduzidos com livros muito rebuscados, conhecido como clássicos da literatura. Isso já nos afasta da leitura, por pensar que todos os livros são assim, um olho no livro outro no dicionário, mas não se engane, Percy Jackson é uma leitura ideal para crianças -E para adultos também-, por ter uma escrita tão suave e fácil de entendimento que além de tudo isso, possui uma história rica em aventuras e ação, prendendo a atenção de qualquer jovem. 

Vai ter série

Nós já tivemos duas adaptações de Percy Jackson, entretanto, não agradaram quase nenhum fã da série de livros, mas a esperança de ter uma boa adaptação é a última que morre. Recentemente a Disney adquiriu os direitos do universo do Perceu para adaptar uma série  Rick Riordan está altamente envolvido no projeto. Então, leia antes da série para ficar tão ansioso como nós, fãs assíduos deste incrível universo.

Leia também

Gostou? Deixe um comentário e nos siga no instagram

Leia esses posts também

1 Comentário

  • Apenas assisti o filme, deu uma vontade enorme de ler os livros, tinha esquecido que vai ter uma série também