Últimos Posts
musica category image

BTS nos leva em uma jornada nostálgica com ‘Dynamite”

21 agosto 2020 0 Comentários

BTS nos leva em uma jornada nostálgica e dançante com “Dynamite”.

BTS está de volta! O grupo na madrugada desta sexta-feira, dia 21 de agosto, fez seu aguardado comeback com “Dynamite”, primeiro single totalmente em inglês do septeto sul-coreano. O que nos levou à loucura (pelo menos quem escreve este texto foi).

Com objetivo de trazer um pouco de alegria, BTS decidiu lançar o single não apenas como uma forma de agradecimento aos fãs, mas também para espalhar positividade. “Dynamite” foi um presente do BTS para o mundo. Uma forma criativa que Jin, SUGA, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook tiveram de criar uma onda de felicidade diante de tempos tão difíceis. E devo dizer que foi conquistado com êxito. BTS nos leva em uma jornada nostálgica e dançante através de diversas eras. Com o conceito totalmente retro, o grupo nos entrega um MV com uma narrativa colorida e cheia de menções.

O MV começa com Jungkook em seu provável quarto tomando um copo de leite, clara referência aos comerciais ‘Got Milk?” – criada pela agência de publicidade Goodby Silverstein & Partners para a California Milk Processor Board em 1993 como forma de aumentar o consumo de leite nos EUA ­– que se tornou um marco dentro da cultura pop.

BTS nos leva em uma jornada nostálgica com 'Dynamite"

Como não fosse suficiente o quarto em que Jungkook se encontra está recheado de referências. Seja o pôster de O Exterminador do Futuro (1984), o adesivo dos Simpson (1989), fitas cassetes, VHS ou nos cartazes de David Bowie, Queen, AC/DC, Beatles e Rolling Stones espalhados pelo local. Sendo estes apenas alguns exemplos desse vortex atemporal da música e cultural pop que a cena faz menção.

BTS nos leva em uma jornada nostálgica e dançante com “Dynamite”.

A letra também não escapa das homenagens ao mencionar o Rock n Roll, King Kong e LeBron James. Logos após, encontramos RM numa loja de discos de vinil mostrando a identidade visual dos anos 70, mas novamente percebemos novas referências a grandes artistas como Guns N ‘Roses, Wham !, Billy Idol e The B-52s.

BTS nos leva em uma jornada nostálgica e dançante com “Dynamite”.

J-Hope aparece com todo seu carisma numa lanchonete, sendo a cena cortada para JungKook saindo de uma loja de donuts. Além de ambos os lugares se chamarem “Dynamite” (título da música), ambos me trouxeram referências a filmes como Grease – Nos Tempos da Brilhantina e Boogie Nights. Contudo preciso fazer aqui uma menção honrosa a Homem de Ferro 2 em que encontramos o personagem apreciando um bom lanche antes de encontra Nicky Furry e Natasha Romanoff. Além da identidade visual ser claramente inspirada no Randy’s Donut, famosa rede de donuts de Los Angeles, Homem de Ferro é um dos personagens favoritos de JungKook fazendo ainda mais sentido a cena ter foco nele.

Contudo não é só na parte visual que o BTS faz suas referências, muito pelo contrário. O grupo mencionou que “Dynamite” possui uma das coreografias mais fáceis já executadas por eles e esperavam que seus fãs pudessem reproduzi-la, no entanto vocês notaram os diversos movimentos que fazem homenagens ao eterno rei do pop, também conhecido como Michael Jackson. A homenagem foi tão bem recebida que inclusive o sobrinho de Michael, Taj Jackson, que agradeceu via Twitter. Muitos dos movimentos da coreografia de “Dynamite” lembram trechos de Billie Jean, Smooth Criminal, Beat itThriller. Além disso, o grupo também menciona na letra de “Dynamite” músicas do cantor como “Off the Wall” e “Break of Dawn”.

Estou aqui sentado e chorando. Ver @BTS_twt, o maior ato do mundo, homenagear meu tio Michael em seu videoclipe #Dynamite é muito emocionante para mim. Eu precisava tanto dessa energia agora! 🙏🏾 E obrigada #BTSARMY por mostrar a mim e ao meu tio tanto amor.

Diante de tantas referências e easter eggs que eu mesma nem devo ter percebido, umas das cenas que me deixou mais animada foi a que SUGA aparece. Caso vocês não saibam eu sou uma grande entusiasta da teoria de que “Dyanmite”possa vir a fazer parte da soundtrack de ‘Space Jam 2”, como já expliquei num texto que publiquei aqui no blog (vou deixar o link abaixo). Contudo, esse MV ainda me deixou mais animada com a possibilidade dessa parceria ocorrer, pois não só SUGA aparece usando a jersey do Tunes Squad em uma quadra de basquete (o que combina totalmente com ele, já que é fã do esporte) o nome de LeBron James, como mencionei no começo do texto, é também citado. E adivinhem? LeBron é o protagonista do filme!

Leia também:

Após esse pequeno surto, vemos inúmeras cenas dos meninos dançando, se divertindo, até culminar em uma explosão de cores lembrando antigos MVs grupo como “DNA”, “IDOL” e “BOY WITH LUV”. É com essa explosão que BTS passa a mensagem de alegria e celebração a vida, e faz com que “Dynamite” termine em um tom de otimismo. Cumprindo muito bem o seu papel, BTS consegue trazer essa sensação de reconforto que nós estávamos precisando, e não é a toa que até a publicação desta matéria o MV já tenha conquistado 84 milhões de visualizações. Outro sucesso na longa lista de conquistas do BTS .

Ah, não esqueçam de dar views no MV de “Dynamite”e de seguir a gente lá no Instagram: @EuAstronauta. Até a próxima!