Últimos Posts
diario-de-bordo category image

Doramas e o seu fantástico mundo

9 junho 2020 0 Comentários

o fantástico mundo dos doramas

Uma sábia amiga uma vez me alertou: “Fernanda, uma vez que você entrar neste mundo nunca mais irá sair“, Eu ri, e nem dei bola. Mas veja bem, anos depois estou aqui completamente viciada em doramas. Pensando nisso, decidi extravasar todo meu amor por este fantástico mundo e quem sabe viciar algumas pessoas ao longo deste texto. Então preparem-se, pois o Diário de Bordo dessa semana será daebak.

Primeiramente, para aqueles que estão meio perdidos no assunto e perguntando “Mas por Odin, o que é dorama?“, aqui vai uma rápida explicação: é a forma pela qual são chamadas as séries asiáticas. Geralmente de curta duração, variando de 16 à 20 capítulos, tendo os mais diversos gêneros, com uma hora de duração cada episódio. Lógico, que tudo isso pode variar conforme o formato e o sucesso da produção.

Ok, agora você deve estar pensando porque perderia o seu tempo com isso e confesso que entendo seu receio.  Eu, por exemplo, cai nesse mundo por pura curiosidade e inicialmente nem curti, assistia um e largava de mão. Mas tudo muda quando você encontra o dorama que se encaixa com sua personalidade.

o fantástico mundo dos doramas

Foi graças a Lie To Me, que fiquei viciada em doramas. No início assistia um por mês até progredir um por dia. Eu me apeguei de forma tão avassaladora que simplesmente não conseguia parar de ver, sempre emendando um episódio no outro. Até hoje eu não entendo como essa paixão cresceu tão rapidamente, mas posso imaginar alguns fatores que foram essenciais para esse vício.

O primeiro deles definitivamente é estar em contato com uma cultura totalmente diferente da sua. Por meio das produções podemos conhecer costumes de países que são tão distantes do nosso. Além disso, conforme sua obsessão vai crescendo, você começa conhecer a língua e a entender algumas expressões, tornando toda essa experiência ainda mais interessante.

Por óbvio, que o fator cultura já é um grande chamativo, mas toda série precisa de uma boa história e os doramas tem isso de sobra. Um dos fatores que mais amo, é atenção que é dada ao desenvolvimento narrativo da história. Aliás acho que esse é um cuidado geral em todas as produções. Por mais que algumas histórias sejam recheadas de clichês, o desenvolvimento mostrado leva o espectador a embarcar nessa viagem cheia de altos e baixos. Quando você se dá conta está tão envolvida que está falando com a tela do seu computador, xingando, chorando, batendo palma e repetindo aquela cena favorita pela décima vez.

o fantástico mundo dos doramas

Por último, mas não menos importante, estão os atores, também conhecidos como os donos dos nossos corações. É impressionante como os doramas conseguem reunir tanta gente maravilhosa por metro quadrado. Você não sabe quem você ama, uma vez que, a cada semana um crush diferente aparece. Por falar em crush, um das coisas que aprendi neste mundo do qual faço parte, é a palavra shippar, que pode ser o céu e o inferno ao mesmo tempo.

Devem ainda existir mil outros fatores que fizeram as pessoas viciar em doramas, e com o passar do tempo, novos irão surgir para continuar propagando esse vício. A verdade é que a cada dia, os doramas vem crescendo no mercado internacional, existindo hoje plataformas especializadas para atender a demanda de fãs internacionais como o Viki, uma plataforma de streaming voltada apenas para esse tipo de produção. Enquanto, outras vão pegando uma carona na onda e aderindo as produções em suas programações como a Netflix.

Verdade seja dita é que os doramas só tendem a crescer, conquistando mais adeptos e espaço. Quem sabe um dia possamos assistir-los em um canal aberto.

Leia também:

Curtiu? Deixe nos comentários sua opinião e aproveite para seguir nosso Instagram clicando aqui