Últimos Posts
diario-de-bordo category image

Filmes sobre saúde mental | Setembro Amarelo

13 setembro 2020 24 Comentários

filmes sobre saude mental 9

Para quem não sabe, dia 10 de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. ​Conhecido como Setembro Amarelo, a campanha (que também acontece o ano todo) tem como objetivo prevenir e reduzir os números alarmantes de casos. No, Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. ​Para reforçar esse assunto de extrema importância, trouxemos mais uma lista de filmes sobre saúde mental que aborda o tema de diferentes formas.

A felicidade não se compra

filmes sobre saude mental 8

Para abrir a lista de hoje, separei um dos meus filmes preferidos. Um clássico da história do cinema que estreou em 1946 e foi dirigido por Frank Capra. A obra nos apresenta a história de George Bailey, um empresário que, ao falir financeiramente, considera o suicídio como uma alternativa. A partir deste momento, uma entidade surge, e o faz enxergar como seria a vida das pessoas a sua volta caso ele nunca houvesse nascido.

O longa é inspirador, e traz a reflexão de que, por mais que percamos a consciência de nossa importância, não devemos esquecer que o simples fato de existirmos já causa um grande impacto positivo na existência de quem amamos.

Depois de Lúcia

filmes sobre saude mental 7

A obra mexicana que relata as consequências de um vídeo vazado, e a destruição que isso causa na vida da jovem Alejandra. A protagonista acabou de perder sua mãe, e para recomeçar a vida, ela e o pai se mudam para a Cidade do México, onde esperam estreitar os laços e se curarem da recente perda.

Como toda novata, Alejandra se vê sozinha em uma escola na qual não conhece ninguém, e tenta se enturmar com um grupo de alunos, tudo vai se encaminhando relativamente bem, porém após se envolver com um garoto que filmou a relação, a garota se vê no meio de um furacão, quando o vídeo vaza e ela começa a sofrer perseguições pesadas das pessoas que antes considerava amiga.

O filme é cru e mostra tudo sem medo de esconder os detalhes, vemos todo o terror que Alejandra começa a enfrentar e toda crueldade que ela sofre nas mãos dos “colegas”. É desesperador e muito verdadeiro, vemos a protagonista entrar em uma depressão pesada. E as “brincadeiras” que fazem com ela, são de nos deixar enfurecidos e com vontade de protegê-la. É um relato sombrio e verdadeiro sobre o bullying. Devo avisar que o filme possui gatilhos e é bem forte, se forem assistir, assistam em um dia que estejam bem emocionalmente.

Antes que eu vá

filmes sobre saude mental 6

Antes que eu vá é uma adaptação de um livro escrita pela autora Lauren Oliver, e nos conta a história de Samantha Kingston, uma jovem que faz parte de um grupo de amigas bem no estilo Meninas Malvadas, e perseguem uma colega de classe, humilhando-a e fazendo bullying diário.

Aqui, vemos bem aquela frase “tudo que vai volta” e a nossa protagonista acaba sofrendo um acidente que causa uma rachadura no tempo e a faz viver o dia do acidente repetidamente. Todos os dias Samantha acorda e descobre que está revivendo o dia do acidente, e ela precisa entender o porquê disso, então passa a avaliar suas atitudes para corrigir seu erro e acabar de uma vez por todas com as repetições.

O filme é bem leve, marca desde o início sua mensagem, é um drama adolescente que faz o agressor ter noção do quanto seu bullying afeta a vítima, e os faz refletir sobre suas atitudes.

As horas

filmes sobre saude mental 5

A história gira em torno de personagens de diferentes gerações que são influenciadas pelo romance “Mrs Dalloway”, de Virginia Woolf. Todas elas têm relação com a depressão e o suicídio em suas vidas, e precisam superar estes obstáculos para alcançarem seus objetivos.

Sem romantizar um contexto obscuro, a obra mostra como a depressão pode ser capaz de ceifar, pouco a pouco, as virtudes de quem sofre com a condição. A produção trás um elenco feminino de peso: Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman – que levou um Oscar por esse filme.

Ferrugem

ferrugem

Agora vamos falar um pouquinho sobre como a internet também é uma ferramenta que possibilita muito para que o bullying seja cometido em grande escala. O filme nacional Ferrugem, aborda exatamente isso, nos mostrando como tudo ganha proporção nas redes sociais, e como isso afeta ainda mais quem sofre essa violência.

Na história conhecemos Tati, uma garota que como todas as meninas de hoje em dia, está sempre conectada e adora compartilhar sua vida nas redes sociais, essa é a realidade de praticamente todo mundo né? A vida de Tati desmorona quando um conteúdo íntimo seu acaba vazando no grupo de whatsapp da sua turma na escola, e a partir de então a garota começa a sofrer toda a perseguição e machismo que uma mulher sofre quando acontece isso na vida real.

O filme faz um ótimo trabalho nos mostrando essa realidade nas telas, e o senso de justiça grita dentro de nós aos assistirmos. É um belo acerto do cinema nacional e abre essa discussão muito importante.

As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível

A adaptação cinematográfica do livro escrito por Stephen Chbosky narra a história de Charlie, um adolescente introvertido que luta com sentimentos depressivos ao adentrar em um novo colégio, durante o ensino médio.

Por mais que seu talento para a escrita seja reconhecido por sua professora de literatura, sua condição psicológica fragilizada não permite que ele reconheça o melhor de si. Até que ele conhece dois colegas que mudam sua perspectiva de mundo e reiteram a importância do acolhimento e do sentimento de pertencimento quando estamos enfrentando fases obscuras em nossas vidas.

Melancolia

Melancolia

Trazendo mais um clássico do cinema, uma obra prima de Lars Von Trier que retrata a depressão de transpassa para a tela de uma forma magnifica. Nele, vemos a vida pela ótica e no ritmo da mente de uma pessoa com depressão.

Na trama, um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto, Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração. Tá, mas cadê o sentindo nessa história?

Justine não encontra mais sentido na vida depois de saber do fim do mundo eminente. Com cenas em câmera lenta, uma trilha sonora nada animada e uma fotografia fantasiosa – o combo compõem um retrato fiel das sensações causadas pelo transtorno mental. Você consegue compreender melhor o que está se passando na cabeça de uma pessoa quando ela não quiser levantar da cama nem para tomar banho.

Sete minutos depois da meia-noite

Sete minutos depois da meia noite

Para encerrar a lista de filme sobre saúde mental, selecionei um filme com protagonismo infantil, para mostrar como as crianças sofrem muito com esse mal e precisam de toda a atenção possível para se sentirem confiantes, para lidarem da melhor forma possível com o bullying.

Neste filme, que também é adaptação de um livro escrito brilhantemente por Patrick Ness, conhecemos Conor, um garotinho que vive em uma realidade muito triste. Com seu pai ausente e sua mãe que está sofrendo de um câncer terminal, ele vive sob os cuidados de sua avó que o trata de maneira fria e não entende sua mente. Para piorar, Conor é muito solitário, e os dias no colégio são ainda mais difíceis por causa da perseguição que sofre. Seus colegas o vivem humilhando, e ele precisa lidar sozinho com tudo isso.

Para fugir de toda essa realidade, Conor acaba entrando de cabeça em um mundo de fantasia todas as noites, exatamente sete minutos depois da meia noite, quando ele sonha com uma criatura que prometeu lhe contar três histórias desde que Conor também compartilhe suas histórias com ela, a partir de então esse tempo se torna o refúgio fantástico do garoto, que precisa de forças para enfrentar sua dura realidade.

Esse é um dos filmes mais lindo que já assisti, e as mensagens que ele transmite são espetaculares. São ensinamentos valiosos, e nos faz lembrar da inocência infantil e como o sofrimento nos faz criar pontos de escape da realidade. Recomendo fortemente e tenho certeza que vai te emocionar muito.

Leia também:

Esses alguns filmes que separei para vocês, espero que tenham gostado das indicações e se tiverem mais sugestões de filmes que falem sobre saúde mental, deixem nos comentários!

Devemos sempre conversar sobre o tema e cuidar um dos outros, pode ser que a pessoa ao seu lado esteja sofrendo com isso, então precisamos estar atentos e ajudar sempre. Até a próxima!

Para mais dicas, siga a gente lá no Instagram!

Leia esses posts também

24 Comentários

  • Najlepsze środki na impotencję. Chcesz powiększyć penisa to sprawdź ranking najlepszych suplementów i środków!

  • I enjoy you because of all of your effort on this blog. Debby enjoys conducting internet research and it’s easy to see why. A number of us hear all about the compelling manner you create efficient guides by means of the blog and boost contribution from other ones about this article and my child has been being taught a great deal. Enjoy the remaining portion of the new year. You’re carrying out a fantastic job.

  • I intended to compose you a bit of note in order to give many thanks again about the awesome basics you’ve contributed above. It’s generous of people like you giving easily all a few individuals could have advertised as an e-book in making some bucks for their own end, and in particular considering that you could have done it if you considered necessary. The basics additionally acted as a easy way to be aware that many people have a similar desire just as mine to figure out a good deal more around this condition. Certainly there are a lot more enjoyable instances ahead for folks who browse through your blog.

  • I needed to post you that little bit of observation to say thanks once again for your personal magnificent principles you’ve featured in this article. It is quite remarkably generous of people like you to give openly just what a number of us might have marketed as an e book to generate some dough for themselves, most notably given that you could possibly have done it if you ever decided. These solutions in addition served to be the good way to know that some people have the identical interest really like my personal own to learn much more when considering this matter. I believe there are several more pleasant sessions in the future for many who read through your site.

  • I wanted to put you the very little remark to be able to thank you the moment again over the pretty tactics you have provided on this page. This has been simply strangely open-handed with you to offer unhampered precisely what many people would’ve offered for sale for an ebook to help make some money on their own, particularly seeing that you might have tried it in case you desired. Those strategies in addition worked to become good way to know that some people have the identical keenness really like my personal own to realize much more when it comes to this matter. I believe there are several more pleasant sessions up front for people who scan your site.

  • I happen to be writing to make you understand what a useful experience our princess went through visiting yuor web blog. She realized too many things, with the inclusion of what it is like to possess an incredible teaching style to make the rest without problems understand various very confusing topics. You undoubtedly surpassed visitors’ expected results. Thanks for supplying those warm and helpful, trustworthy, revealing not to mention unique tips on your topic to Tanya.

  • I enjoy you because of all of the effort on this blog. Betty delights in carrying out internet research and it’s easy to see why. A lot of people hear all about the compelling form you convey both interesting and useful guidelines by means of the blog and attract contribution from other individuals about this area and my child has always been becoming educated a great deal. Enjoy the remaining portion of the new year. You’re carrying out a dazzling job.

  • Thank you for every one of your labor on this web site. My daughter really loves making time for investigations and it’s really obvious why. Most people learn all regarding the lively mode you present reliable tactics through this web site and even inspire participation from some others on the point then our favorite princess is really starting to learn a whole lot. Take advantage of the rest of the year. You are always doing a splendid job.

  • Thanks for the suggestions about credit repair on this particular web-site. The things i would offer as advice to people is usually to give up a mentality that they buy at this point and pay back later. As being a society most of us tend to repeat this for many factors. This includes trips, furniture, in addition to items we really want to have. However, it is advisable to separate one’s wants from the needs. As long as you’re working to raise your credit ranking score you really have to make some trade-offs. For example you may shop online to economize or you can check out second hand outlets instead of high priced department stores intended for clothing.

  • Thanks for the suggestions about credit repair on this particular web-site. The things i would offer as advice to people is usually to give up this mentality that they buy at this point and fork out later. Being a society most of us tend to make this happen for many factors. This includes trips, furniture, in addition to items we’d like. However, it is advisable to separate one’s wants from the needs. As long as you’re working to raise your credit ranking score actually you need some trade-offs. For example you may shop online to economize or you can check out second hand outlets instead of high priced department stores intended for clothing.

  • Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d
    like to send you an e-mail. I’ve got some
    recommendations for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward to seeing it develop
    over time.

  • What’s up to every one, for the reason that I am truly keen of
    reading this webpage’s post to be updated daily.

    It includes nice material.

  • Greetings, I believe your site could possibly be having
    browser compatibility problems. When I look at your website
    in Safari, it looks fine but when opening in I.E., it has
    some overlapping issues. I just wanted to give you a quick
    heads up! Other than that, fantastic website!

  • My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less.
    I’ve been using WordPress on a number of websites for about
    a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any help would be greatly appreciated!

  • What’s up to every one, because I am really keen of reading this blog’s post
    to be updated on a regular basis. It carries good stuff.

  • Hmm it looks like your website ate my first comment
    (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it
    up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.
    Do you have any recommendations for inexperienced blog writers?
    I’d genuinely appreciate it.

  • Thanks for your thoughts. One thing I’ve got noticed is the fact banks in addition to financial institutions understand the spending behaviors of consumers and as well understand that the majority of people max out and about their cards around the breaks. They smartly take advantage of that fact and then start flooding ones inbox in addition to snail-mail box having hundreds of no interest APR credit cards offers shortly after the holiday season concludes. Knowing that for anyone who is like 98% in the American general public, you’ll soar at the possible opportunity to consolidate consumer credit card debt and switch balances towards 0 interest rate credit cards. mllkkmo https://headachemedi.com – tension headache meds

  • This is a topic that’s close to my heart… Best wishes!
    Where are your contact details though?

  • Today, considering the fast life-style that everyone leads, credit cards have a big demand throughout the economy. Persons throughout every area are using the credit card and people who aren’t using the credit cards have arranged to apply for 1. Thanks for revealing your ideas about credit cards. https://psoriasismedi.com best psoriasis treatment

  • You got a very superb website, Sword lily I noticed it through google. https://tuberculosismedi.com over the counter tuberculosis drugs

  • I am continually invstigating online for tips that can assist me. Thanks! https://dementiamedi.com best medicine for dementia

  • excellent put up, very informative. I ponder why the opposite specialists of this sector don’t notice this. You must proceed your writing. I’m confident, you’ve a great readers’ base already! https://rheumatoidarthritismed.com arthritis symptoms and treatment

  • You got a very wonderful website, Sword lily I noticed it through google. https://glaucomamedi.com treatment for glaucoma in adults

  • You got a very fantastic website, Gladiolus I observed it through google. https://atherosclerosismed.com buy atherosclerosis medications